Você deseja levantar dados estratégicos das suas vendas, identificar oportunidades de mercado e aumentar ainda mais a conversão de clientes? Se a resposta for sim, então você precisa criar um relatório de vendas!

O relatório de vendas é um documento que registra todas as informações do processo comercial de um negócio, desde propostas até vendas por cliente e métricas de desempenho dos vendedores.

Quer saber mais sobre relatório de vendas e como fazer um em apenas 5 passos? Então, siga a leitura!

Neste post você vai ver:

O que é um relatório de vendas?

O relatório de vendas é um documento que registra todos os dados do processo comercial de um negócio. O principal objetivo é mostrar o desempenho das estratégias adotadas pela empresa e auxiliar gestores e profissionais de vendas na tomada de decisões.

É importante ressaltar que um relatório de vendas pode ser utilizado para várias finalidades diferentes. Porém, o foco principal dele continua sendo levantar informações para identificar erros e oportunidades de venda.

  • Além disso, com um relatório de vendas é possível:
  • Analisar quantas vendas foram realizadas por cada vendedor;
  • Analisar quantas vendas foram feitas em cada região;
  • Verificar as metas batidas e as comissões de cada vendedor;
  • Analisar o valor total de vendas de cada vendedor;
  • Obter a taxa de crescimento de vendas;
  • Analisar o Retorno sobre Investimento (ROI);
  • Analisar o Custo por Aquisição do Cliente (CAC);
  • E muito mais!

Agora que você já sabe o que é um relatório de vendas, está na hora de descobrir por que ele é tão importante para os negócios. Confira no tópico a seguir!

Qual a importância de um bom relatório de vendas?

O relatório de vendas é muito importante para qualquer negócio, pois ele permite identificar como está o desempenho comercial de uma empresa.

Isso significa que com ele é possível analisar se as vendas da organização estão aumentando ou diminuindo e traçar uma estratégia para mudar de direção, caso os resultados não sejam tão positivos.

Além disso, o relatório de vendas também ajuda a identificar oportunidades de mercado e áreas onde a empresa poderia vender mais.

Ficou claro a importância que um relatório de vendas tem para as empresas? Então, confira no tópico a seguir como fazer um em apenas 5 passos!

Como fazer um relatório de vendas em 5 passos

1. Analise o funil de vendas da sua empresa

O funil de vendas é a representação visual do processo de vendas de um produto ou serviço. O objetivo principal dessa ferramenta é auxiliar o departamento de vendas a monitorar o status de cada interação comercial.

Sendo assim, o primeiro passo para fazer um bom relatório de vendas é analisar o funil de vendas do seu negócio. Fazendo isso você vai ter uma visão geral de tudo que está acontecendo na empresa e obter informações valiosas, como:

  • Oportunidades que estão em aberto;
  • Propostas que estão em fechamento;
  • Número de vendas convertidas;
  • Valores de cada venda;
  • Previsão de vendas futuras.

 

2. Tenha disciplina na hora de preencher os dados

É impossível criar um bom relatório de venda se as informações não estão precisas e atualizadas diariamente. Portanto, ter disciplina na hora de preencher os dados é fundamental.

Dessa forma, é essencial que você eduque e relembre a sua equipe comercial da importância de preencher as informações de maneira detalhada e confiável.

 

3. Inclua dados sobre faturamento e quantidade de vendas

Incluir dados sobre faturamento e quantidade de vendas é essencial para qualquer relatório de venda, pois com isso a equipe comercial será capaz de analisar se as vendas da empresa estão diminuindo ou aumentando e o quanto de lucro elas estão gerando para o negócio.

Portanto, aqui é necessário detalhar qual o valor total das vendas e quantas vendas foram realizadas em determinado período. Após fazer isso também é interessante incluir no seu relatório a quantidade de cada mercadoria e o tipo de serviço prestado.

 

4. Inclua e analise as métricas de vendas

O objetivo de um relatório de vendas é analisar as informações coletadas para identificar erros e oportunidades de negócio, não é mesmo? Mas, para que isso seja possível, é necessário analisar as métricas de vendas da empresa.

Métricas de vendas são indicadores numéricos utilizados para acompanhar o desempenho geral da empresa. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Ticket médio de vendas: fornece o valor médio de vendas por cliente;
  • Vendas por vendedor: essencial para avaliar as metas batidas, o valor das comissões e o desempenho do time comercial;
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC): permite ver quanto a empresa investiu para conquistar determinado cliente;
  • Volume de reuniões realizadas: permite visualizar se a métrica bateu efetivamente e quantas reuniões precisam ser realizadas para conquistar o número de vendas desejado.

 

5. Utilize um software CRM

Um relatório de vendas precisa de inúmeros dados e informações, certo? Porém, para ele ser preciso e confiável, fazer de forma manual pode não ser a melhor opção. E é por isso que contar com a ajuda de um CRM é tão importante!

Um software CRM registra e organiza todas as informações em um só lugar, facilitando o processo de análise e a rotina da equipe comercial.

O Fleeg, por exemplo, é um CRM que permite criar visões diferentes das informações e extrair os dados em Excel, de maneira segura, prática e eficaz! Além disso, ele possui diversas outras funções, como:

  • Painel de indicadores completo;
  • Registro de tarefas por voz;
  • Gerador de propostas comerciais;
  • Funil de vendas automatizado;
  • E muito mais!

Ficou curioso e quer saber mais? Então, clique no banner abaixo e teste o Fleeg gratuitamente!

Teste de maturidade em marketing digital