Como funciona a gestão de vendas dentro da sua empresa? Existe alguma ferramenta que armazene os dados dos clientes e controle o funil de vendas ou tudo fica solto em planilhas e anotações? Se você estiver dentro da segunda opção, não se desespere, pois neste artigo iremos te mostrar todas as vantagens de aderir a um CRM de vendas!

Nem precisamos entrar no mérito de que o mercado realmente mudou e se tornou mais dinâmico, pois todos sabemos disso. O ponto é: como se adaptar e tornar os métodos da sua empresa um diferencial da concorrência?

Vamos nos basear em 3 perguntas básicas:

  1. O que a sua equipe de vendas faz quando recebe os leads?
  2. O seu funil de vendas é estruturado conforme as suas necessidades? Existem fases claras e com gatilhos que permitem os vendedores conduzirem a jornada de compra?
  3. Você sabe exatamente a jornada de compra que seus clientes passam?

Caso você não saiba responder alguma dessas perguntas, significa que esse texto é perfeito para você! Continua com a gente e vamos juntos melhorar o seu processo de vendas!

O que é um CRM de vendas?

Acreditamos que você já saiba o que é um CRM: uma plataforma online que automatiza as atividades de vendas da sua empresa.

Por meio da plataforma, os dados dos leads ficam armazenados em sistemas online acessíveis rapidamente – na nuvem. Com isso, o trabalho do time de vendas se torna muito mais prático e eficiente.

As principais funcionalidades de um CRM de vendas são:

  • Visualização prática do funil de vendas;
  • Armazenamento centralizado dos dados dos leads;
  • Administração dos dados;
  • Indicadores de desempenho claros.

Ficou interessado? Então vamos te mostrar 7 motivos pelos quais ele irá te ajudar a alavancar as vendas!

6 motivos para começar a utilizar um CRM de vendas imediatamente

1.      Ajuda a construir o funil de vendas da sua empresa

Conhecido também como pipeline, o funil de vendas é uma estratégia para desenhar a jornada de compras e facilitar a administração, abrindo mais oportunidades de vendas.

Vamos colocar uma situação hipotética do caminho que o lead percorre até o fechamento da venda:

  • Qualificação: saber se está apto ou não para ser levado adiante pelo time de vendas;
  • Primeira abordagem: o primeiro contato do vendedor para conhecer e saber mais sobre as necessidade e dores do lead;
  • Demonstração do produto para que o lead conheça na prática as funcionalidades;
  • Negociação de valores e formas de pagamento;
  • Análise de Crédito;
  • Fechamento da venda.

Você consegue responder de que maneira a sua empresa faz isso hoje? É possível controlar suas vendas e os leads? O CRM de vendas desenha todas essas etapas em um interface clara e simples, fazendo com que os leads passem etapa por etapa.

2.      Centralização dos dados

Você sabe a real importância de ter os dados dos leads centralizados em um só lugar? Talvez você possa pensar que isso não faz tanta diferença, pois já existem planilhas do Excel que fazem isso. Mas você já pensou o quão frágeis elas são?

Pelos dados serem armazenados em um computador local – e não na nuvem -, os dados podem ser facilmente alterados, além de que, se o computador estragar, todos os dados serão perdidos.

Cada vendedor pode ter métodos próprios de guardar as informações, e isso pode gerar conflito na hora de analisar os leads. Por isso, é importante utilizar uma plataforma para cadastrar os clientes e centralizar os dados que serão guardados.

Com uma plataforma, os dados na nuvem estarão em completa segurança e poderão ser acessados de qualquer lugar a qualquer momento.

Além disso, se o caso for de uma empresa que gere muitos leads, os dados podem acabar sendo confundidos. Assim, não será possível realizar um atendimento personalizado que atenda as dores do cliente.

Falando em atendimento personalizado…

3.      Atendimento personalizado aos leads

Todos sabemos que o atendimento é uma parte fundamental no processo da venda de um produto ou serviço. Mas, o que faz um atendimento ser diferenciado?

Partindo da premissa que não basta “apenas vender”, mas sim conquistar o cliente, entramos em um ponto delicado: atender as dores e realmente se importar em ajudar.

Ok, mas qual o papel do CRM de vendas aqui?

Através dos dados armazenados ao longo da jornada de compra, os vendedores conseguem estabelecer uma relação mais eficiente e de confiança com o lead. Isso permite que seja identificada suas necessidades e que seja oferecida uma solução mais adequada.

As melhores soluções estão relacionadas às dores mais específicas dos leads. Não adianta oferecer benefícios genéricos do produto ou serviço, o cliente não ficará satisfeito se receber algo que qualquer outra empresa daria. 

Por isso, fique atento as especificidades de cada lead, isso permite um atendimento personalizado e mais bem relacionado ao que o cliente realmente precisa.

4.      Organização da rotina de vendas

Todo profissional de vendas tem ideia do quão difícil é organizar suas tarefas, e isso não é novidade para ninguém. E, se por acaso, existisse uma plataforma que fosse capaz de ajudar a resolver isso? E se nós te contarmos que, na verdade, ela existe? Parece até mentira, mas o CRM de vendas também te auxilia nisso. Incrível, não?

Bons CRMS possuem alertas que sinalizam os usuários das atividades diárias, o que ajuda os vendedores a controlarem suas agendas. Além disso, permitem uma fácil visualização do cronograma montado.

5.      Indicadores de desempenho

Sejamos sinceros: você consegue identificar, com clareza, os indicadores que precisam ser analisados quando olha para uma planilha no Excel? Não precisa ter vergonha de dizer que não, vários vendedores de sucesso já passaram por isso.

Números soltos, tabelas confusas e dados cruzados: a fórmula perfeita para o desastre. É impossível distinguir quais KPIs são importantes para serem analisados. E é nesse ponto que o CRM de vendas vai te ajudar, pois ele organiza os dados e os torna visivelmente lindos e claros para te ajudar a analisá-los.

Vamos supor que você deseje analisar a taxa de conversão entre as etapas do seu funil de vendas. Por exemplo, o time de marketing enviou 100 leads para o time de vendas, desses 100, 10 fecharam a vendas; houve uma taxa de conversão de 10% entre essas etapas.

Agora vamos imaginar que você deseje traçar uma estratégia para aumentar essa taxa, nesse caso, é necessário saber em qual das outras etapas está havendo mais gaps, certo?

Ao analisar seu funil através do CRM, você percebe que entre as fases de primeiro contato com o lead e a de demonstração de produto, há uma taxa de conversão muito baixa. De 80 leads, apenas 10 estão passando para a outra etapa.

Mas, por que isso? Talvez os vendedores não estejam fazendo a abordagem correta para o tipo de produto que sua empresa venda, o que não gera um interesse em conhecer mais a fundo tudo que se tem para oferecer.

Tendo noção desses problemas – graças ao CRM -, fica mais fácil consertar e investir no que está em baixa dentro da equipe de vendas.

6.      Aumento da produtividade

Após todas as automações que o CRM de vendas proporcionou a sua equipe, o aumento da produtividade será nítido!

A implantação de um CRM consegue estruturar todo o processo de vendas, o que facilita as tarefas e garante que a jornada de compra seja mais efetiva, aumentando as taxas de conversão. Além disso, permite que a equipe ganhe tempo. E todos sabemos que tempo é dinheiro.

Entendeu o quão importante é ter um CRM de vendas na sua empresa? Então chegou a hora de escolher o melhor para você!

Como escolher um CRM de vendas para a minha empresa?

Vamos partir de um princípio básico: o melhor CRM não é necessariamente o mais famoso ou o mais caro, mas sim o que melhor se adeque ao que você precisa e que atenda de forma prática e eficiente.

Entenda as suas necessidades

Ao contratar alguém para uma vaga na sua empresa, você deve entender quais são as responsabilidades dessa posição para encontrar a pessoa que melhor realizará o trabalho.

Ao contratar um CRM de vendas, o processo será igual! Antes de buscar um software, você deve analisar a sua empresa e entender quais são as necessidades que espera que esse sistema atenda. 

Algumas das perguntas que o gestor de uma empresa deve considerar durante essa análise são:

  • Quantos colaboradores eu tenho?
  • Qual o porte do meu negócio?
  • Qual o funcionamento do meu ciclo de vendas atualmente?
  • Quais pontos preciso melhorar nas minhas vendas?
  • Quais vantagens espero que esse software traga para minha empresa?

Pense na integração

Independentemente do tamanho da sua empresa, é preciso pensar que a integração entre os diferentes departamentos é essencial aqui. Todas as áreas do seu negócio precisam conversar entre si.

Um CRM de vendas, além de ajudar a integrar os departamentos, precisa fazer isso também com as ferramentas que as equipes utilizam.

Exemplificando, um vendedor que tiver acesso ao histórico do cliente com a empresa pode otimizar seu tempo de trabalho e melhorar seu relacionamento com o consumidor, já que todas as informações necessárias estão reunidas em um mesmo espaço.

Avalie as funcionalidades

De nada adianta contratar o software mais completo do mercado se você não precisa de todas as funcionalidades que ele traz.

Algumas plataformas exigem servidores de grande porte e mudanças nos processos das companhias para funcionarem. Essas exigências podem até mesmo inviabilizar a implementação do projeto.

instalação e o suporte do CRM devem ser simples para que a equipe possa ver com rapidez no dia a dia as vantagens de utilizar um CRM de vendas.

Então, qual é o melhor CRM de vendas?

Com uma ampla variedade disponível no mercado, pode parecer difícil escolher qual o melhor CRM de vendas se encaixará no seu modelo de negócios. Por isso, esperamos que nosso artigo tenha ajudado no processo de escolha.

E aí, entendeu o que é um CRM de vendas e quais são os benefícios que ele pode trazer à sua empresa? Que tal então implementar uma plataforma de CRM na sua equipe de vendas?

Se nos permite fazer uma indicação:

O Fleeg é uma solução eficiente e pronta para estruturar e potencializar cada etapa do processo comercial. Desde a captura do lead até a gestão do pós-vendas, o Fleeg permite que todas as interações com um cliente interessado sejam realizadas e gerenciadas dentro da própria ferramenta.

Não acaba por aí; os recursos da ferramenta apoiam os profissionais de vendas para que não gastem tempo em tarefas manuais e possam focar no que realmente importa: vender.

Disparos de e-mail, construção de páginas de site, registro de tarefas por voz, funil de vendas real time, dashboard de indicadores completo, gerador de proposta comercial e muito mais, tudo em um só lugar.

Ficou curioso? Então não perca tempo, clique no banner abaixo e experimente o Fleeg!

crm inteligente fleeg