A maneira como as empresas se relacionam com os seus consumidores vem mudando consideravelmente. As marcas estão cada vez mais preocupadas em criar um relacionamento bom e duradouro com os clientes, os colocando no centro do seu negócio. Diante disso, surge o conceito de CRM.

CRM é uma estratégia de mercado focada em potencializar o atendimento ao consumidor, fornecendo para ele a melhor experiência possível com uma empresa.

Quer saber mais sobre CRM de vendas, como escolher um e por que você deve investir nessa plataforma para a sua empresa? Então, siga a leitura!

Neste post você vai ver:

O que é CRM de vendas?

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente) é uma estratégia de mercado focada na satisfação e sucesso dos clientes. O conceito se refere a um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para atender as demandas dos consumidores da melhor maneira possível.

Para tornar possível essa gestão de relacionamento com os clientes, foram criados os sistemas CRM: uma plataforma online que fornece uma gestão completa do processo de vendas de uma empresa.

Por meio dessa plataforma, os dados dos leads ficam armazenados em sistemas online de rápido e fácil acesso. Com isso, o trabalho do time de vendas se torna muito mais prático e eficiente.

Além disso, um CRM de vendas também conta com diversas outras funcionalidades. Confira na imagem a seguir:

CRM de vendas

Quais os tipos de CRM?

Atualmente existem 2 tipos de CRM: CRM local e CRM na Nuvem. O CRM local é um servido físico que fica localizado na própria empresa e exige manutenção de uma equipe de TI da própria organização. Já o CRM na Nuvem é online e não exige manutenção de equipe de TI própria.

Para entender melhor as diferenças de cada um, confira a tabela abaixo:

crm de vendas

CRM de vendas x CRM de marketing


Um CRM também pode ser de vendas ou de marketing. Confira a diferença de cada um deles a seguir:

CRM de vendas

O CRM de vendas tem como objetivo principal otimizar as operações. Isso significa que o seu foco é ajudar os vendedores a otimizar a rotina de trabalho e destinar esforços em tarefas que realmente gerem resultados.

Esse tipo de CRM simplifica o fluxo de trabalho do vendedor e oferece uma visão ampla de todo o processo comercial. Algumas das funções que esse tipo de CRM possui são:

  • Gerenciamento de leads;
  • Gestão de contas;
  • Gerenciamento de cotação.

 

CRM de marketing

O CRM de marketing tem como foco principal personalizar a comunicação entre o cliente e a empresa. Ele ajuda a atrair e capturar leads em maior quantidade e qualidade.

As principais funcionalidades desse tipo de CRM são:

  • Criação de landing pages;
  • Cálculo do ROI;
  • Lead Scoring;
  • Configuração de fluxos de nutrição.

Quais os benefícios de um CRM de vendas?

Um CRM de vendas possui diversos benefícios. O primeiro deles é que ele poupa seu tempo na hora de tomar decisões e se relacionar com os clientes. Isso significa que com um CRM de vendas é possível otimizar a rotina dos vendedores e aumentar o desempenho da equipe vendas.

Além disso, ele possui diversas outras vantagens. Confira na imagem a seguir:

software crm

Como saber se minha empresa precisa de um CRM de vendas?

Agora que você já viu o que é um CRM de vendas, deve estar se perguntando se o seu negócio realmente precisa de um.  Bom, a verdade é que qualquer empresa se beneficiaria com essa plataforma.

Um CRM de vendas é ideal se você deseja ter uma relação mais próxima com os seus consumidores, monitorar em tempo real a equipe de vendas e otimizar tempo na hora de tomar decisões!

Além disso, essa plataforma pode ser perfeita para empresas que buscam:

  • Crescer e aumentar o número de clientes;
  • Otimizar o tempo da equipe de vendas;
  • Acelerar o processo comercial;
  • Potencializar o atendimento ao consumidor;
  • Personalizar o atendimento ao cliente;
  • E claro: vender mais!

Ainda não ficou claro para você se a sua empresa realmente precisa de um CRM de vendas? Então confira no tópico a seguir 5 motivos pelo qual você deve investir em um CRM de vendas!

5 motivos para investir em um CRM de vendas

1. Ajuda a construir o funil de vendas da sua empresa

Conhecido também como pipeline, o funil de vendas é uma ferramenta utilizada para representar o processo de vendas de um produto ou serviço. O seu principal objetivo é dar suporte a jornada de compra dos clientes de uma empresa, gerando mais oportunidades de vendas.

Mas onde entra o CRM nessa história? O CRM de vendas ajuda a construir um funil de vendas eficiente, desenhando todas as etapas de uma forma clara e objetiva.

Um funil de vendas bem construído e gerenciado pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa. Confira alguns deles na imagem a seguir:

funil de vendas

2. Centraliza os dados

Você sabe a real importância de ter os dados dos leads centralizados em um só lugar? Imagine, por exemplo, que cada vendedor possui um método e um lugar próprio para guardar as informações dos clientes da empresa.  Isso pode gerar muito conflito na hora de analisar os leads, certo?

Por isso um CRM de vendas é tão importante! Com ele é possível cadastrar os clientes e centralizar os dados de todos eles em apenas um lugar. Assim todas as informações ficam organizadas, acessíveis e seguras.

3. Permite personalizar o atendimento ao cliente

Todos sabemos que o atendimento é uma parte fundamental no processo de vendas de um produto ou serviço, não é mesmo? Mas você sabe o que faz um atendimento ser diferenciado?

Partindo da premissa que hoje em dia não basta apenas vender, mas sim conquistar o cliente, entramos em um ponto delicado: toda empresa deve entender as dores e necessidades dos clientes e tentar resolvê-las da melhor maneira possível.

Mas como um CRM pode ajudar nessa função? É simples! Através dos dados armazenados ao longo da jornada de compra, os vendedores conseguem estabelecer uma relação mais eficiente e de confiança com o lead. Isso significa que com um CRM de vendas é possível identificar as necessidades dos clientes e oferecer a solução mais adequada.

💡 Dica: As melhores soluções estão relacionadas às dores mais específicas dos leads. Não adianta oferecer benefícios genéricos do produto ou serviço, pois o cliente não ficará satisfeito se receber algo que qualquer outra empresa daria.

4. Organiza a rotina de vendas do vendedor

Todo o profissional de vendas sabe como é difícil organizar todas as suas atividades e tarefas do dia a dia, certo?  A boa notícia é que um CRM de vendas pode ajudar nisso também!

Um bom CRM possui alertas que sinalizam a equipe comercial das atividades diárias, ajudando os vendedores a controlarem suas agendas. Além disso, permitem uma fácil visualização do cronograma montado.

5. Aumenta a produtividade da equipe de vendas

Após todas as automações que o CRM de vendas proporcionou a sua equipe, o aumento da produtividade será nítido!

A implantação de um CRM consegue estruturar todo o processo de vendas, o que facilita as tarefas e garante que a jornada de compra seja mais efetiva, aumentando as taxas de conversão. Além disso, permite que a equipe otimize o seu tempo. E todos sabemos que tempo é dinheiro, não é mesmo?

Agora que você entendeu a importância de um CRM de vendas, chegou a hora de saber como escolher o melhor para sua empresa! Confira:

Como escolher o melhor CRM de vendas?

1. Entenda as suas necessidades

Antes de escolher um CRM de vendas, é necessário entender quais as necessidades da sua empresa. Dessa forma, você será capaz de definir quais funções um CRM deve ter para atender o seu negócio da melhor maneira.

Para isso, você pode fazer uma análise considerando os seguintes itens:

  • Quantos colaboradores a empresa possui;
  • Qual o porte da empresa;
  • Como funciona o ciclo de vendas da empresa atualmente;
  • Quais pontos precisam melhorar nas vendas da empresa;
  • Quais vantagens você espera que esse software traga para o seu negócio.

2. Pense na integração

Independentemente do tamanho da sua empresa, é preciso pensar que a integração entre os diferentes departamentos é essencial aqui. Todas as áreas do seu negócio precisam conversar entre si.

Um CRM de vendas, além de ajudar a integrar os departamentos, precisa fazer isso também com as ferramentas que as equipes utilizam.

Por exemplo: um vendedor que tiver acesso ao histórico do cliente com a empresa pode otimizar seu tempo de trabalho e melhorar seu relacionamento com o consumidor, já que todas as informações necessárias estão reunidas em um mesmo espaço. Por isso é fundamental analisar se o CRM de vendas oferece essa integração.

3. Avalie as funcionalidades

Um bom CRM de vendas deve permitir uma gestão intuitiva do funil de vendas, integração com outras ferramentas e personalização da plataforma. É importante também que ele seja de fácil navegabilidade, com os recursos necessários para atender as necessidades da empresa e otimizar o processo comercial.

O Fleeg é uma solução eficiente e pronta para estruturar e potencializar cada etapa do processo de vendas, desde a captura do lead até a gestão do pós-vendas. Além disso, ele conta com funções essenciais, como:

  • Disparos de e-mail marketing;
  • Construção de páginas de site;
  • Registro de tarefas por voz;
  • Funil de vendas real time;
  • Dashboard de indicadores completo;
  • Gerador de proposta comercial;
  • E muito mais!

Ficou curioso? Então clique no banner abaixo e teste o Fleeg gratuitamente!

crm inteligente fleeg