A gestão de clientes consiste em um conjunto de práticas utilizadas para atrair, satisfazer e fidelizar os consumidores de uma empresa. Ela é fundamental para qualquer negócio, pois garante que a empresa seja mais competitiva e venda mais.

Já dizia Roger Stankewski: “O melhor vendedor do mundo é o cliente satisfeito, ele vende sua empresa, marca, produto e não cobra comissão”.

Quer saber mais sobre gestão de clientes, seus principais benefícios e como fazer na sua empresa? Então, siga a leitura!

Nesse post você verá:

O que é gestão de clientes?

A gestão de clientes, também conhecida como gestão de carteira de cliente, é um conjunto de práticas que tem como objetivo aproximar um consumidor de uma empresa, satisfazê-lo e fidelizá-lo.

Com uma boa gestão de clientes é possível desenvolver um relacionamento com o consumidor e se destacar no mercado. Se você deseja que sua empresa venda mais e se mantenha competitiva é essencial que você coloque o cliente no centro do seu negócio.

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” – Philip Kotler.

Além disso, uma boa gestão de clientes traz diversos benefícios para uma empresa. Confira no tópico a seguir!

Quais os benefícios de uma boa gestão de clientes?

Como falamos anteriormente, uma boa gestão de clientes permite que a empresa se destaque no mercado e se mantenha competitiva. Além disso, ela ajuda a criar conexões com os consumidores e possibilita que a organização desenvolva um relacionamento com cada um, de forma personalizada.

Outra vantagem  é que ela melhora os resultados e lucros de um negócio. Isso é possível porque ela ajuda a aumentar o fluxo e a fidelidade dos consumidores.

Além disso, uma gestão de vendas eficiente oferece diversos outros benefícios para uma empresa, como:

  • Aumenta o volume de vendas;
  • Permite um atendimento mais ágil e com mais qualidade;
  • Permite que o cliente confie na sua empresa;
  • Possibilita que a organização conheça mais seu público-alvo;
  • Permite que a empresa aumente seu ticket médio.

Se todos esses benefícios ainda não conseguiram te convencer sobre a importância da gestão de clientes, então confira no próximo tópico por que você deve aplicar esta gestão na sua empresa!

Por que fazer gestão de clientes?

A gestão de clientes, quando feita de maneira eficaz, permite que a equipe de vendas tenha mais clareza sobre cada um de seus potenciais clientes.

Isso significa que o vendedor será capaz de saber em qual etapa da jornada de compra o cliente se encontra, quais suas dores e necessidades e o que a empresa deve fazer para solucioná-las da melhor maneira possível.

Além disso, uma boa gestão de clientes permite otimizar o tempo da equipe de vendas. Isso porque ela permite que os vendedores identifiquem os melhores leads. Dessa forma, eles não perdem tempo e investimento com leads ruins e que não estão muito interessados no produto/serviço.

Em resumo, a gestão de clientes é fundamental para qualquer organização, pois ela permite que o time de vendas realize um atendimento mais assertivo e tenha mais chances de fechar um negócio.

Agora que você já sabe as principais vantagens de um bom gerenciamento de cliente e por que você deve fazer na sua empresa, confira no tópico a seguir 5 passos para fazer uma gestão de clientes de maneira eficaz!

clientes de maneira eficaz!

Como fazer uma gestão de clientes eficiente em 5 passos

1. Entenda o seu cliente

Conhecer o cliente e entender suas dores e necessidades é fundamental para qualquer negócio. Isso porque quando você conhece o consumidor fica muito mais fácil construir um relacionamento com ele e proporcionar um atendimento mais personalizado.

Lembre-se que o sucesso da gestão de clientes está no desenvolvimento de um relacionamento honesto e verdadeiro com cada um deles. Além disso, um bom relacionamento com os clientes ajuda a fidelizá-los e torná-los propulsores da marca.

2. Conheça a jornada de compra do cliente

A jornada de compra do cliente é o caminho que um consumidor percorre desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da compra e/ou pós-venda.

Entender essa trajetória do potencial cliente é essencial para todo negócio, pois com isso a empresa é capaz de:

  • Oferecer um atendimento mais personalizado;
  • Identificar quem toma a decisão de compra;
  • Identificar quanto tempo irá levar para uma compra ser realizada;
  • Fazer uma gestão de clientes mais eficiente.

Confira na imagem a seguir como funciona a jornada do consumidor:

Gestão de clientes

 

1. Organize os dados em um só lugar

Ter dados organizados em um só lugar é fundamental para gerenciar os clientes de maneira eficaz. Dessa maneira você será capaz de conhecer o histórico de cada cliente e proporcionar um atendimento mais personalizado e com mais qualidade.

Além disso, os dados dos consumidores oferecem diversas informações valiosas e permitem que a organização tenha mais conhecimento sobre os seus processos, suas forças e fraquezas.

2. Invista em um bom pós-venda

Fazer um ótimo pós-venda é essencial se você deseja reter e fidelizar os seus consumidores. Isso porque é normalmente nessa etapa que se constrói relacionamentos significativos entre a empresa e o cliente.

Portanto, lembre-se que a venda não acaba com o fechamento da compra. O pós-venda é fundamental para colher feedbacks dos clientes, identificar se ele teve uma boa experiencia com a empresa e observar se o seu produto ou serviço realmente resolveu as dores e necessidades que ele tinha.

3. Tenha um software CRM

O software CRM (Customer  Relationship Management) é uma plataforma responsável pela gestão de relacionamento com o cliente. Ele é essencial se você deseja realizar uma gestão de clientes de maneira eficaz, pois possui diversas funções e benefícios, como:

  • Permite registrar e organizar todas as informações dos clientes;
  • Facilita a comunicação entre empresa e cliente;
  • Flexibiliza e agiliza o atendimento ao consumidor;
  • Permite levantar e analisar um grande volume de dados;
  • Humaniza o atendimento ao cliente.

O Fleeg é um CRM completo que permite fazer uma gestão de clientes eficiente e com muita qualidade! Com ele é possível extrair relatórios gerenciais, registrar contatos, tarefas e oportunidades, configurar fluxos de nutrição personalizados e muito mais! Ficou interessado? Então, teste o fleeg gratuitamente!