A maioria das empresas, para não dizer todas, busca satisfazer o cliente, fidelizá-lo e se destacar das outras empresas no mercado. Para isso, uma visão que se tornou padrão é o CRM (Customer Relationship Management), que coloca o cliente no centro do processo comercial. Por meio dessa visão, busca-se desenvolver um relacionamento com o cliente e fazer com que o serviço oferecido de fato agregue na vida dele. E o que ajuda a empresa a fazer isso é o software CRM.

Com um software CRM, é possível otimizar e monitorar toda interação da empresa com o lead, além disso, o sistema possibilita fazer atendimento personalizado, o que aumenta e muito a satisfação do consumidor.

Nesse post  nós vamos explicar melhor como um software CRM ajuda a sua empresa a crescer e se destacar no mercado, além de dicas para escolher o CRM ideal. Continue lendo!

Você pode ler na ordem do texto ou pode navegar pelo índice para ir até o tema que mais lhe interessa:

 

 

O que é CRM?

CRM (sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma visão de negócios focada na satisfação dos clientes, reunindo um conjunto de técnicas, processos e estratégias para atender suas necessidades da melhor forma.

Essa visão é bem antiga e pode ser vista na atitude de comerciantes viajantes que procuravam saber as preferências de seus clientes para trazer produtos que de fato os interessassem. Assim, eles tinham maiores chances de fazer a venda e agradar o cliente, levando-o a fidelização. 

Ao longo do tempo, essa técnica foi se aprimorando com planilhas, reuniões e ligações, e foi ganhando o ambiente empresarial como padrão de negócios, até chegarmos nos modelos atuais. Hoje em dia temos acesso a softwares específicos para armazenar essas informações do relacionamento com o cliente e suas preferências.

Os softwares CRM são soluções que registram o histórico de interações entre o cliente e a empresa, e armazenam informações-chave como nome, e-mail, telefone e preferências.

Mas afinal, por que exatamente sua empresa deveria ter um software CRM?

 

Por que adquirir um software CRM?

Uma pesquisa do Delivery Customer Experience, de 2019, mostra que 90% dos consumidores acreditam que a maioria das marcas falha em atender às suas expectativas. Isso se refere não a uma simples atitude, mas no geral, o que os clientes estão dizendo é: não tive uma boa experiência com sua empresa! Isso pode ocorrer no atendimento, na entrega do serviço ou no pós-venda.

É obvio que essa não é a única causa, mas empresas que não tem um CRM geralmente têm um time de vendas não otimizado e passível de cometer muitos erros, o que acaba com a boa experiência para o cliente em todos os pontos de contato com a marca. Ele pode receber ligações duplicadas da sua empresa, ter que repetir tudo o que conversou com um vendedor para outro vendedor ou ser importunado para adquirir algo que não é do interesse dele.

Esses problemas podem ser resolvidos com um software CRM, pois este organiza todas as informações dos leads, criando perfis para cada um, além de registrar todas as interações deles com a sua empresa, entre outras funcionalidades. Isso ajuda os vendedores a abordarem o lead de forma mais estratégica, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Esse contato mais especializado melhora a experiência para o consumidor e contribui para que a empresa consiga fazer mais vendas e aumentar a lucratividade.

Ou seja, o software CRM ajuda no crescimento da empresa e contribui para que ela se destaque por proporcionar uma boa experiência para o cliente.

Mas, como especificamente ele ajuda sua empresa a se destacar? Vamos te responder no próximo tópico!

 

O que um software CRM pode fazer por sua empresa

Um software CRM organiza as informações do relacionamento com o consumidor e essa função otimiza o trabalho dos vendedores de diversas formas, vamos ver algumas:

1)      Reunião de todos os dados em um só lugar

Quando se tem muitos clientes, é natural que os vendedores se confundam com os clientes ou se esqueçam de entrar em contato, afinal são muitas informações para gerenciar. Ainda fica mais difícil quando a equipe de vendas preenche manualmente planilhas e cadernetas para monitorar as interações com os clientes, nesse caso as chances de perder uma boa venda são muito maiores.

Um software CRM é feito justamente para gerenciar as oportunidades. Com a ferramenta, é possível cadastrar os clientes e manter as informações essenciais no “perfil” dele, bem como todos os contatos que teve com sua empresa. Dessa forma, ficam armazenados de forma acessível todas as informações que você precisa saber para conversar com o cliente nos follow-ups.

A negociação pode levar meses para acontecer, mas com as informações organizadas no CRM, você garante a boa relação com o cliente, tendo o histórico dele para consulta, além de poder monitorá-lo para saber em que ponto da jornada de compra ele está.

2)      Mantêm informações à prova de rotatividade

Além de organizar e otimizar a rotina dos vendedores, o CRM deixa todas as informações dos leads registradas para quando um novo vendedor se juntar ao time, não “cair de paraquedas” nos clientes do vendedor anterior.

Dessa forma, ele pode simplesmente ler as informações já contidas no perfil do lead e continuar a relação normalmente, sem precisar pedir para o cliente repetir tudo o que conversou antes com o outro colaborador.

Essa ferramenta poupa tempo, retrabalho e facilita a adaptação do novo vendedor.

3)      Prioridade dos clientes pela relevância no ciclo de vendas

O software CRM também ajuda o vendedor a focar as ações nas oportunidades mais relevantes, aqueles leads que estão de fato interessados e os mais próximos de fechar negócio. Por meio da visualização das etapas do ciclo de vendas, o vendedor tem noção de quais estágios os clientes estão, quais ações precisam ser tomadas para cada consumidor e estabelecer prioridade para aqueles que estão prestes a fechar a venda.

Isso é possível porque o CRM indica o status do cliente com base no engajamento que ele tem com a empresa. Ou seja, ele identifica se o cliente responde aos e-mails, ligações, se solicitou propostas, para que o vendedor possa focar nos prospects mais engajados e conduzi-los até a venda.

4)      Previsão das vendas

Se antecipar às situações é tudo que um gestor de vendas quer, não é mesmo? É vantajoso ser capaz de prever o desempenho das vendas no mês, se a meta será alcançada ou não, pois a partir disso é possível criar estratégias de recuperação.

Nesse sentido, o software CRM é peça chave para prever as vendas. Com ele, você tem a visualização do pipeline de vendas completo, podendo observar a tendência de lucro para o próximo período.

5)      Otimizar a rotina do vendedor

Como o próprio nome já diz, o trabalho dos vendedores é vender! No entanto, em empresas que trabalham com planilhas e cadernetas, os vendedores acabam gastando mais tempo atualizando os dados dos clientes e organizando as planilhas do que efetivamente vendendo.

Esse problema é facilmente resolvido quando se tem um software CRM, pois ele disponibiliza informações de forma organizada e automatiza tarefas repetitivas.

Ferramentas como envio automático de e-mails, criação automática de tarefas e registro de tarefas por voz ajudam o vendedor a realizar suas tarefas de forma mais rápida e eficiente.

6)      Verificação de indicadores

Os indicadores de performance, famosos KPIs, são essenciais para gerenciar o time de vendas, pois medem o desempenho das vendas e servem de base para a empresa direcionar suas estratégias.

O software CRM também facilita a verificação desses indicadores. Por meio de painéis completos que contêm os mais diversos indicadores como taxa de conversão, ticket médio, metas alcançadas, forecasts de vendas e outros, os gestores têm uma visualização holística da situação do setor.

Ou seja, além de não precisar procurar as informações dos clientes em mil agendas e anotações, também não é necessário checar em várias planilhas confusas os indicadores de vendas. Dessa forma, os gestores têm praticamente tudo de que precisam para gerir a equipe de vendas em apenas uma plataforma.

Agora que você já entendeu que ter um software CRM só traz vantagens, vamos te mostrar as ferramentas que todo CRM deve ter para te trazer todos esses benefícios que acabamos de ver. Vamos lá?

 

Recursos indispensáveis em um software CRM

Independentemente do tipo de software que você escolher para sua empresa, todo CRM precisa contar com as seguintes ferramentas para ser realmente bom:

1.      Gestão de leads e clientes

Um software CRM precisa ter recursos para acompanhar os clientes por toda a jornada de compra. Agenda, etapas do ciclo de vendas e gerenciamento de propostas são algumas das ferramentas que um CRM precisa ter para ajudar os vendedores a não se perderem.

2.      Lead Tracker

Lead Tracker é um recurso que rastreia todas as interações do cliente com sua empresa, desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Quando o lead é capturado pelo marketing, o lead tracker monitora toda a atividade dele no seu site. Ou seja, ficam registrados todos os conteúdos que leu ou assistiu, as páginas que abriu etc.

Assim, você saberá quais são os interesses dele e poderá fazer um contato personalizado, entendendo melhor seu perfil garantindo conversas mais produtivas.

3.      Chat integrado

A conversa com o consumidor é essencial para que se desenvolva um relacionamento, assim você entende as necessidades dele e o quão disposto está a fazer negócio com sua empresa. Por isso, ter um chat integrado ao CRM agrega e muito no processo de conversão dos leads, pois armazena todo o histórico de conversa para o vendedor consultar e poder abordar o cliente de forma mais precisa.

4.      Disparador de e-mail

O e-mail é um canal é útil para informar o cliente de promoções, novidades ou conteúdo especializado que ele deseja receber da sua empresa. No entanto, pode se tornar uma tarefa desgastante para os vendedores ter de redigir um e-mail individual para cada cliente ao longo da jornada de compra.

Por isso, os softwares CRM contam com envio automático de e-mails de dentro da plataforma. Através de modelos prontos, o e-mail certo é enviado na hora certa e com conteúdo adequado para cada lead.

5.      Ranking de Vendas

Por meio do ranking de vendas, o gestor acompanha o desempenho de cada vendedor pode recompensar os colaboradores que mais fecharam negócios, assim como definir estratégias para ajudar os que não foram tão bem a alcançar as metas de vendas.

6.      Registro de tarefas por voz

O registro de tarefas por voz ajuda a registrar atividades de forma rápida. Se você terminou uma reunião com um cliente e precisa anotar como foi, não precisa pegar papel e caneta. Basta falar que tudo é transcrito automaticamente!

 

7.      Extração de relatórios gerenciais

Nessa ferramenta, você tem a liberdade de criar diferentes visões das informações e de extrair os dados em formato Excel e exportá-los para um BI de vendas.

 

8.      Rastreamento de atividades em tempo real

Esse recurso proporciona uma visão geral da agenda de atividades de todos os vendedores da equipe, além de rastrear as atividades atrasadas, o que facilita os follow ups e ajuda o gestor a administrar o time.

Fleeg

O Fleeg é um software CRM completo que se adapta às necessidades da sua empresa. Com ele, você pode gerenciar seus leads e clientes, desde a captura até o pós-venda.

No Fleeg, todas as interações com os clientes ficam armazenadas com fácil acessibilidade e visualização para ajudar os vendedores a otimizar suas atividades diárias.

Além disso tudo, o Fleeg possui diversos recursos que agilizam as tarefas dos vendedores, como disparos de e-mail, registro de tarefas por voz, funil de vendas automatizado, painel de indicadores completo, gerador de propostas comerciais e muito mais, em um só lugar.

Clique no banner abaixo e conheça o Fleeg gratuitamente!