Você deseja potencializar o atendimento ao consumidor, criar um relacionamento duradouro com os clientes e fornecer para eles a melhor experiência possível com a sua empresa? Então você precisa investir em um software CRM!

Um software CRM, além de melhorar a jornada de compra do cliente, permite otimizar o dia a dia dos vendedores e ajuda a empresa a se destacar no mercado!

Quer saber mais sobre software CRM, quais os benefícios dessa ferramenta e como escolher o melhor para o seu negócio? Então, siga a leitura!

Neste post você vai ver:

 

O que é software CRM?

Software CRM é uma plataforma utilizada para fazer a gestão de relacionamento com o cliente. Com ele é possível otimizar e monitorar toda interação da empresa com seus consumidores. Além disso, essa ferramenta possibilita fazer um atendimento mais personalizado, o que ajuda a aumentar a satisfação do consumidor.

Em resumo, podemos dizer que o principal objetivo de um software CRM é fornecer uma gestão completa do processo comercial, registrando e organizando todos os dados e informações relacionados aos clientes da empresa.

Atualmente existem dois tipos de CRM no mercado: o CRM de vendas e o CRM de marketing. Quer saber quais as principais diferenças entre eles? Então, siga para o próximo tópico!

 

CRM de vendas x CRM de marketing

CRM de vendas

O CRM de vendas tem como foco otimizar as operações. Isso significa que o seu objetivo principal é melhorar o dia a dia dos vendedores e simplificar o fluxo de trabalho do time de vendas.

Além disso, um CRM de vendas proporciona uma visão ampla para o vendedor de toda a jornada do cliente e do processo comercial da empresa.

Algumas funções que esse tipo de CRM possui são:

  • Gerenciamento de leads;
  • Gestão de contas;
  • Gestão de cotações;
  • Pipe de vendas;
  • Ranking de vendas;
  • Automação de atividades de vendas;
  • Gestão automatizada da equipe de vendas.

 

CRM de marketing

O CRM de marketing tem como objetivo principal automatizar as tarefas repetitivas e complexas que estão relacionadas ao setor de marketing. Além disso, ele busca personalizar a comunicação entre o cliente e a empresa, utilizando como base interações via web (redes sociais da organização, e-mail, site, entre outras).

O foco do CRM de marketing é atrair leads em maior qualidade e quantidade, para a equipe de vendas trabalhar e aumentar a quantidade de clientes.

Algumas ferramentas que um CRM de marketing possui, são:

  • Criação de Landing pages;
  • Cálculo do ROI do marketing;
  • Lead Scoring;
  • Configuração de fluxos de nutrição;
  • Gestão de campanhas de marketing.

Como você pode perceber, tanto o CRM de vendas quanto o de marketing possuem inúmeras ferramentas e utilizá-las pode trazer diversos benefícios para a sua empresa! Confira no próximo tópico alguns deles:

 

Quais os benefícios e a importância de um software CRM?

Imagine que a sua equipe de vendas não tem muito tempo para fechar negócios porque eles perdem inúmeras horas com atividades manuais como: preenchimento de planilhas ou organização da carteira de clientes, por exemplo.

Com um software CRM é possível automatizar todas essas funções. Além disso, essa plataforma organiza todos os dados e informações dos clientes, melhorando, tanto a rotina do vendedor, como a experiência do consumidor com a empresa.

Confira na imagem a seguir alguns outros benefícios que um software CRM pode oferecer para o seu negócio:

software crm

Mesmo depois de todos esses benefícios você ainda não sabe se a sua empresa realmente precisa de um software CRM? É sobre isso que vamos falar no próximo tópico! Acompanhe:

 

Como saber se minha empresa precisa de um software CRM?

A verdade é que qualquer empresa se beneficiaria com um software CRM. Ele é a plataforma ideal se você deseja ter uma relação mais próxima com os clientes, monitorar a equipe de vendas em tempo real e vender mais! E isso é o que toda a empresa procura, não é mesmo?

Além disso, um software CRM pode ser perfeito para empresas que buscam:

  • Conquistar mais clientes e se destacar no mercado;
  • Otimizar o tempo da equipe comercial;
  • Acelerar o processo de vendas;
  • Personalizar o relacionamento com o consumidor;
  • Potencializar o atendimento ao cliente.

Agora que você já sabe se sua empresa realmente precisa de um software CRM, está na hora de entender como escolher o CRM ideal para o seu negócio! Confira:

 

Como escolher o CRM ideal para a minha empresa?

Antes de escolher o CRM ideal para a sua empresa é necessário entender quais as necessidades do negócio e a viabilidade da solução. No entanto, existem alguns recursos que são indispensáveis em qualquer software CRM. Confira cada um deles a seguir:

1. Gestão de leads e clientes

Um software CRM precisa ter recursos para acompanhar os clientes por toda a jornada de compra. Portanto, algumas das ferramentas que um CRM precisa ter para otimizar a rotina da equipe de vendas, são:

  • Agenda;
  • Etapas do ciclo de vendas;
  • Gerenciamento de propostas;
  • Qualificação automática de leads.

 

2. Lead Tracker

Lead Tracker é um recurso que rastreia todas as interações do cliente com sua empresa, desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Quando o lead é capturado pelo marketing, o lead tracker monitora toda a atividade dele no seu site. Ou seja, ficam registrados todos os conteúdos que ele leu/assistiu e as páginas de ele abriu.

Assim, você saberá quais são os interesses dele e poderá fazer um contato mais personalizado, entendendo melhor o perfil, garantindo conversas mais produtivas.

 

3. Chat integrado

A conversa com o consumidor é essencial para o desenvolvimento de um relacionamento, assim você entende as necessidades dele e o quão disposto ele está para fazer negócio com sua empresa.

Portanto, ter um chat integrado ao CRM agrega muito no processo de conversão dos leads, pois armazena todo o histórico de conversa. Dessa maneira, o vendedor pode consultar e abordar o cliente de forma mais precisa.

 

4. Disparador de e-mail

O e-mail é um canal muito útil para informar o cliente sobre promoções, novidades ou conteúdo especializado. No entanto, pode se tornar uma tarefa desgastante precisar enviar um e-mail individual para cada cliente ao longo da jornada de compra.

Por isso, os softwares CRM contam com envio automático de e-mails de dentro da plataforma. Através de modelos prontos, o e-mail é enviado na hora certa e com conteúdo adequado para cada lead.

 

5. Ranking de vendas

O ranking de vendas permite que o gestor acompanhe o desempenho de cada vendedor e motive a equipe. Ele também possibilita reconhecer os vendedores que mais conseguiram fechar negócio no mês.

É comum que empresas invistam em prêmios e benefícios para os primeiros colocados do ranking! Legal, não é?

 

6. Registro de tarefas por voz

O registro de tarefas por voz permite registrar as atividades de forma rápida e fácil. Se você terminou uma reunião com um cliente, por exemplo e precisa anotar como foi, não precisa correr atrás de papel e caneta. Basta falar que tudo é transcrito automaticamente!

 

7. Extração de relatórios gerenciais

Com essa ferramenta, você tem a liberdade de criar diferentes visões das informações e pode extrair os dados em formato Excel e exportá-los para um BI de vendas.

 

8. Rastreamento de atividades em tempo real

Esse recurso proporciona uma visão geral da agenda de atividades de todos os vendedores da equipe, além de rastrear as atividades atrasadas, o que facilita os follow ups e ajuda o gestor a administrar o time.

 

Como o Fleeg pode te ajudar?

O Fleeg é um software CRM completo que se adapta às necessidades da sua empresa. Com ele, você pode gerenciar seus leads e clientes, desde a captura até o pós-venda. Além disso, todas as interações com os clientes ficam armazenadas com fácil acessibilidade e visualização para ajudar os vendedores a otimizar suas atividades diárias!

A plataforma também possui diversos outros recursos que agilizam as tarefas dos vendedores, como:

  • Disparos de e-mail;
  • Registro de tarefas por voz;
  • Funil de vendas automatizado;
  • Painel de indicadores completo;
  • Gerador de propostas comerciais;
  • E muito mais!

Clique no banner abaixo e conheça o Fleeg gratuitamente!