Administrar contatos, otimizar tempo da equipe e conhecer seu cliente são itens fundamentais para quem trabalha com vendas! Sua empresa está com dificuldade nesses aspectos? Então você certamente está pensando em contratar um CRM, certo? Se você está cogitando essa possibilidade mas ainda não tem certeza sobre isso, acompanhe nosso texto! Vamos te contar quais as reais vantagens e desvantagens em ter um sistema CRM. Boa leitura!

Mas antes, vamos alinhar alguns conceitos:

O que é um sistema CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) e representa uma visão de negócios que tem como objetivo proporcionar a melhor experiência possível para o cliente, acompanhando suas interações com a empresa e analisando suas preferências para entender seus problemas e descobrir como ajudar a resolvê-los.

Se quiser continuar lendo sobre o assunto, confira o nosso post O que é CRM? Tudo que não te contaram sobre a estratégia que pode alavancar as vendas da sua empresa, ou baixe o e-book completo sobre CRM e leia de onde estiver!CRM: Tudo que não te contam sobre a estratégia que pode alavancar as vendas da sua empresa

E como um software pode te ajudar nesse processo?

Um sistema CRM é fundamental para fazer o gerenciamento dessa relação com o cliente. Ele funciona como uma base de dados que contém todas as informações dos seus contatos e registra todas as suas interações com eles. Além disso, através de um sistema CRM você pode armazenar todas as necessidades e problemas dele, assim você saberá qual o momento certo de oferecer seu produto, além de possibilitar que você estabeleça uma relação mais amigável com todos os contatos da sua base.

Portanto, ter um sistema CRM é pensar no seu cliente em primeiro lugar!

Agora que já alinhamos esse conceito, vamos para as vantagens de utilizar um sistema CRM:

6 vantagens em utilizar um sistema CRM na sua empresa

1) Otimização de tempo

Com um software CRM você pode economizar tempo na hora de tomar decisões e fazer campanhas de prospecção de clientes. Isso porque você terá em uma tela com todos os seus contatos e poderá usar filtros para elencar aqueles que mais precisam de você naquele momento. Não será mais preciso gastar tempo alimentando e procurando dados em grandes planilhas.

Canvas Planejamento de Campanha Comercial

2) Monitoramento da sua equipe de vendas

O sistema permite que você monitore em tempo real o desempenho da sua equipe de vendas, acompanhando as tarefas, ligações e conversas que cada um fez durante o dia. Dessa forma você pode prever problemas e dar um feedback para a equipe melhorar sua produtividade entre outras coisas (quando necessário).

CTA-Raio-x-do-time-de-vendas

3) Relação mais próxima com os contatos

O CRM é capaz de listar todos os registros de sua interação com um contato, desde o momento em que ele informa seus dados, até as tentativas da sua empresa entrar ligar para ele. Assim, seu discurso de venda será mais direcionado e sua relação com ele mais próxima.

Veja também: Como um CRM pode ser aplicado em empresas de TI?

4) Integração de equipes

Uma das maiores dificuldades em uma empresa é promover a integração de equipes que não trabalham no mesmo espaço físico, como os setores de Marketing e Vendas, por exemplo. Através de um software CRM, ambos os setores podem acompanhar o andamento de propostas, quantidade de vendas fechadas e etc., facilitando a comunicação e o alinhamento.

5) Utilização remota 

Além de melhorar a integração das equipes, um sistema CRM pode ajudar seus colaboradores a ter acesso remoto aos dados dos seus clientes. Isso porque estará tudo armazenado na nuvem, ao alcance de todos. Muito útil para colaboradores que precisam se deslocar para realizar suas atividades, como vendedores que precisam visitar clientes.

6) Felicidade do cliente

Sem dúvida alguma a maior vantagem em ter um software CRM para gerenciar o seu relacionamento com o cliente é a garantia da felicidade dos seus contatos! Com um sistema CRM você pode desenvolver melhor sua relação com o cliente, deixando-o ainda mais satisfeito com os seus serviços e produtos.

Diagnóstico de gestão de vendas

Desvantagens em utilizar um sistema CRM na sua empresa

Acreditamos que não há desvantagem em ter um sistema de CRM na sua empresa. Se ele for bem utilizado pela equipe de vendas ele só trará coisas boas para a empresa. No entanto, é preciso observar alguns aspectos para escolher o CRM ideal, que realmente se encaixe na sua empresa:

Software de qualidade

Depois que a sua empresa tiver um sistema CRM, ele se tornará o centro das suas operações de vendas. Por isso é importante que você escolha um software que consiga suprir todas as suas necessidades e que tenha funcionalidades interessantes. Além disso, na hora de contratar uma plataforma, certifique-se de que ela tenha uma equipe de suporte pronta para te ajudar a utilizar o sistema, afinal, dificuldades podem surgir no início.

Um software de acordo com a sua empresa

Alguns softwares são muito complexos e podem dificultar o dia a dia, gerando burocracia desnecessária em empresas com operações simples. Neste caso, o ideal é contratar um CRM mais enxuto. Ao mesmo tempo, há empresas que precisarão de um software que suporte a grande quantidade de pessoas utilizando a plataforma ao mesmo tempo e que consiga armazenar o tamanho da sua base de contatos. Nos dois casos, o melhor é investigar esses aspectos com os fornecedores do sistema que você está cogitando contratar para fazer a escolha certa.

O Fleeg é um software CRM que pensa em todos esses aspectos e possui as funcionalidades adequadas aos diferentes perfis de organização. Solicite uma demonstração gratuita e não perca a oportunidade de otimizar os processos de venda da sua empresa.CRM rápido e inteligente