Na hora de escolher um sistema de vendas entre tantas opções, é complicado saber qual é o ideal para sua empresa, certo? Por isso, para evitar gastos com funcionalidades desnecessárias ou com plataformas incompletas, é necessário saber quais as funções que o sistema deverá executar na sua empresa.

Entender quais são as funcionalidades mais importantes de um sistema de vendas ajuda nesse quesito, já que são necessárias para qualquer tipo de organização e não podem ficar de fora da plataforma. Pensando nisso, vamos passar por algumas dessas funcionalidades, para que você saiba como escolher o melhor sistema de vendas para a sua empresa. Vamos começar?

Recapitulando: o que é um sistema de vendas?

Sistema de vendas é uma ferramenta que otimiza o trabalho dos vendedores, centralizando o trabalho da equipe de vendas e reunindo as informações necessárias. Assim, agiliza o processo de vendas e a qualidade do serviço.

Por meio desse sistema é possível:

O que um sistema CRM pode fazer pela sua empresa

Como você pode perceber, são muitas funcionalidades com aplicações específicas. Continue lendo, pois vamos falar sobre as principais e sua importância! Confira:

O essencial em um sistema de vendas

Que um sistema de vendas executa várias funções importantes, você já sabe. Devido a essa variedade, muitos sistemas são focados em certas funções, para atender uma clientela mais específica.

Isso é muito comum entre empresas de software, no entanto, existem funcionalidades indispensáveis para qualquer parte do processo de vendas que os sistemas não podem deixar de lado. Entre elas, estão:

Lembretes de follow up

Dependendo do tipo de produto, um fechamento de negócio pode durar de semanas até meses. Nesse processo, é importante que o vendedor faça um follow up, ou seja, permaneça em contato com o possível cliente, para se manter atualizado da sua situação e de suas preferências. Porém, entre tantos leads e funções, ele pode se esquecer de certas interações e dados do lead.

Por isso, é importante que um sistema de vendas crie lembretes automáticos, de acordo com a agenda do vendedor, para lembrá-lo das interações marcadas e manter o lead interessado e considerando uma compra.

Para entender melhor o processo de follow up e como executá-lo corretamente, confira nosso texto sobre o assunto!

Dados dos contatos reunidos

Um sistema de vendas que reúne todos os dados de um lead em um só lugar previne a perda de informações importantes, o que acontece com frequência quando os dados precisam ser passados de um lugar para outro.

Desse modo, fica mais fácil entender a situação de um lead e de acompanhar a jornada do cliente, adequando os conteúdos a serem enviados por e-mail e as interações de follow up.

Acesso remoto

Com um sistema de vendas, os vendedores podem acompanhar toda a jornada do cliente e fazer várias interações de dentro da empresa. Mas e quando as interações acontecem fora da empresa? Muitas decisões de compra dependem de uma visita presencial, onde o possível cliente pode conhecer o produto e conversar com o vendedor diretamente. No entanto, se o vendedor sai da empresa e não tem acesso às informações daquele lead, a visita pode acabar em maus resultados.

Agora, com acesso remoto, o vendedor pode acessar o sistema de vendas junto de um lead e, com suas informações em mãos, pode conduzir a reunião de modo que a proposta de compra se adeque às necessidades e exigência do cliente.

Indicadores de desempenho

No setor de vendas, as metas são muito importantes para garantir que a empresa está lucrando de acordo com sua necessidade. No entanto, metas só podem ser alcançadas com colaboradores capacitados, e por isso muitos sistemas de vendas usam os dados registrados e os transformam em indicadores de desempenho.

Dentro desses sistemas, vários elementos compõem indicadores. Em relação à meta, é possível analisar o número de fechamentos de negócio em um período de tempo e, com isso, o tempo levado para cada fechamento, a estratégia usada pelo vendedor, inclusive as opiniões finais do cliente.

Funil de vendas claro

O funil de vendas é uma representação visual do processo de vendas da empresa, e é usado para facilitar o entendimento da situação de cada lead. Cada empresa tem seu próprio funil de vendas, baseado na estratégia de vendas e nas etapas criadas nesse processo. Confira um exemplo de funil abaixo:

Exemplo de funil de vendas

É importante que um sistema de vendas tenha um funil claro e intuitivo, para que os vendedores consigam entender claramente as informações apresentadas e ajam corretamente a partir delas. Sem ele, o risco de informações serem perdidas ou confundidas é maior, o que pode causar a perda de uma oportunidade de negócio.

E-book Funil de Vendas

Mobile friendly

Hoje em dia é muito comum que os vendedores de uma empresa usem notebooks, tablets e celulares para interagir com possíveis clientes. Além disso, o uso desses aparelhos é o que possibilita o acesso remoto em interações presenciais. Por isso, mesmo com essa funcionalidade, é recomendável que também seja mobile friendly, ou seja, adaptado para dispositivos móveis.

Páginas que não são otimizadas para dispositivos móveis demoram mais para carregar e não preservam o design original, o que afeta a impressão estética do cliente e a qualidade do acesso do vendedor.

Agora você sabe o que compõe um sistema de vendas. Mas, vale a pena implantar? Quais são os benefícios trazidos com essa plataforma? Continue lendo, pois vamos listar alguns abaixo!

Os benefícios de um sistema de vendas

Melhora a relação com o cliente

Já que um sistema de vendas oferece todos os dados e históricos úteis ao processo de venda, o vendedor é capaz de personalizar sua abordagem e oferta de acordo com seu entendimento sobre o cliente, que se torna mais detalhado e correto.

Assim, o problema do cliente é resolvido mais rapidamente e com melhor qualidade. Isso contribui para a fidelização de clientes, já que eles ficam muito mais satisfeitos com o atendimento.

Simplifica o processo de venda

Como mencionamos anteriormente, um sistema de vendas reúne todos os dados dos leads da empresa, lembra o vendedor de agir na hora certa e registra tudo que é decidido ou marcado.

O resultado dessas funcionalidades é um ciclo de vendas mais orgânico e rápido, ou seja, o negócio tende a levar menos tempo para ser fechado e o lucro e a satisfação do cliente crescem.

Se você acha que precisa saber mais sobre ciclo de vendas, não perca tempo e veja nosso post sobre o assunto!

Aumenta o ticket médio das vendas

É lógico que, se os clientes estão satisfeitos com o atendimento e o produto que recebem, estarão dispostos a adquirir mais produtos da empresa com mais frequência. Isso porque um lead não escolhe um produto apenas pela qualidade, mas também pela credibilidade passada e o modo como foi atendido; é um contrato de confiança.

Ou seja, se a empresa conquista o cliente com esses elementos, é provável que voltem mais vezes e adquiram mais produtos, aumentando o ticket médio (quanto um cliente gasta em média com a empresa) dos clientes.

Integra o time de vendas

Durante o processo de vendas, muitos colaboradores estão envolvidos em uma única oportunidade de negócio. Por isso, é importante que o trabalho da equipe seja integrado, para que as informações circulem sem nenhum impedimento entre os responsáveis pelo lead em questão.

Com o sistema de vendas, a comunicação interna da equipe se torna mais simples, já que a plataforma mantém um histórico de todas as interações com o possível cliente, registrando o dia e horário em que foi realizada e, mais importante ainda, qual colaborador executou a interação. Isso permite que os funcionários se ajudem ao longo o processo.

Como você pode ver, plataformas de sistema de vendas são bem complexas e envolvem várias funcionalidades e usos, dependendo do tipo de empresa que a implantar. Para que você aprenda tudo sobre um sistema de vendas, recomendamos a leitura do nosso e-book sobre CRM, e assim possa implantar um na sua empresa do jeito certo!

CRM: Tudo que não te contam sobre a estratégia que pode alavancar as vendas da sua empresa