Publicado originalmente em 18 de novembro de 2019 | Atualizado em 01 de janeiro de 2023

Um e-mail bem escrito é capaz de abrir uma série de oportunidades para o time comercial. Isso porque, com ele, é possível interagir com um grande número de pessoas por um custo muito baixo.

Além disso, ele permite que o vendedor se comunique com o cliente de uma maneira mais pessoal e direcionada, trazendo mais engajamento para os conteúdos e site da empresa.

Quer saber como escrever e-mails de vendas infalíveis e ter acesso a 4 modelos prontinhos para usar? Então, siga a leitura!

Neste post você vai ver:

 

Tipos de e-mail de vendas

Nem todo e-mail enviado para o cliente é igual, pois cada mensagem escrita possui um objetivo diferente. Sendo assim, o primeiro passo na hora de escrever um e-mail de vendas é entender qual o intuito daquela abordagem.

Você deseja informar o cliente sobre novas ações da empresa? Ou está buscando fortalecer seu relacionamento com ele e incentivá-lo a fechar negócio? Definir isso te dará muito mais direcionamento na hora de produzir sua mensagem!

Já o segundo passo é entender qual tipo de e-mail mais se encaixa com o seu objetivo. Para isso, trouxemos alguns dos principais tipos de e-mails existentes. Veja só:

E-mail transacional

O e-mail transacional tem como objetivo dar um posicionamento ao cliente sobre algo que é do interesse dele. Esse tipo de mensagem geralmente é utilizada para confirmar compras, pagamentos, inscrições, entre outras coisas.

Além disso, ele possui uma abordagem mais direta e não utiliza gatilhos ou técnicas de persuasão. O seu principal objetivo é informar o cliente sobre uma ação que ele realizou.

 

E-mail relacional

O e-mail relacional tem como principal objetivo engajar a base de contatos da empresa. Esse tipo de conteúdo foca no relacionamento com o cliente, enviando mensagens com o intuito de educar e gerar valor.

Alguns itens que um e-mail relacional pode ter, são:

  • Artigos do blog;
  • Newsletter;
  • Novidades;
  • Boas-vindas;
  • Confirmação de inscrição de webinar.

 

E-mail promocional

O e-mail promocional, como o próprio nome já diz, é focado no envio de promoções e ofertas. O seu principal objetivo é promover a venda de produtos e serviços, sendo assim, sua abordagem costuma ser mais comercial.

Alguns itens que um e-mail promocional pode conter, são:

  • Lançamento de materiais ricos (como e-book);
  • Divulgação de webinar e eventos;
  • Lançamento de produtos e serviços;
  • Oferta de Upgrade.

Agora que você já sabe quais os principais tipos de e-mail de vendas, veja o que você não deve fazer na hora de escrever o seu!

 

Erros que você não deve cometer ao escrever seu e-mail de vendas

Diversos erros podem prejudicar a sua estratégia na hora de enviar um e-mail de vendas. O primeiro deles é não conhecer a jornada do cliente.

Entender as necessidades do consumidor e em que etapa da venda ele se encontra é fundamental para ter uma comunicação mais assertiva e personalizada.

Isso porque, se o lead não estiver bem qualificado, a sua mensagem não será eficaz. Além disso, tem grandes chances de você prejudicar seu relacionamento com o cliente e perder oportunidades de negócio.

Alguns outros erros que você não deve cometer ao escrever seu e-mail de vendas são:

  • Não planejar o conteúdo: é fundamental se colocar no lugar do destinatário para avaliar se aquele conteúdo está interessante e informativo na medida certa.
  • Não personalizar as variáveis: personalize os dados conforme a base de dados do seu cliente. Se for utilizar um modelo de e-mail não esqueça de revisar as informações e anexar os dados.
  • Não analisar a taxa de abertura: olhar para os indicadores é fundamental para entender se as estratégias utilizadas estão dando resultados ou não. A taxa de abertura é um indicador que revela quantos receptores abriram e responderam o seu e-mail.

Ficou claro o que não deve ser feito na hora de escrever um bom e-mail de vendas? Então, veja no tópico a seguir 6 técnicas para um e-mail de vendas matador!

 

6 técnicas para um e-mail de vendas matador

Embora as ligações ainda sejam o melhor meio para ter uma boa conversa com os potenciais clientes, os e-mails também são importantíssimos. Se utilizados em conjunto com ligações e outras formas de contato, eles podem te ajudar a guiar o cliente até o fechamento. Em vendas, chamamos isso de cadência.

Uma cadência é como se fosse um cronograma de contato com os potenciais clientes. Por exemplo:

  • No primeiro dia, enviar uma mensagem no Linkedin;
  • No segundo dia, um e-mail;
  • No terceiro, fazer uma ligação;
  • Após a ligação, enviar outro e-mail,
  • E assim por diante…

Uma cadência que mescla vários tipos de contato te ajuda a entrar na vida do lead por todos os lugares possíveis, aumentando as chances de fechamento e de manter o nome da sua marca em mente na hora da compra.

Entretanto, isso não significa que você deve ligar e mandar e-mails sobre o mesmo assunto e oferecendo a mesma coisa. O ideal é que os e-mails e mensagens possuam conteúdo atrativo para o potencial cliente, e é isso que vamos te ensinar a fazer! Veja só:

 

1.Crie um título instigante

O título é uma das partes mais importantes na construção de um e-mail de vendas, pois é o primeiro contato que o leitor terá com a sua mensagem. Sendo assim, é fundamental que você seja o mais direto e objetivo possível.

A linguagem utilizada deve ser prática e atrativa, chamando atenção do destinatário e despertando um sentimento de curiosidade, que o faça abrir a mensagem rapidamente.

 

2. Seja claro e objetivo

No mundo da internet, é difícil alguém despender muito tempo em uma única atividade. O fluxo de informações é muito rápido e é improvável que o potencial cliente leia um e-mail maior do que um filme do Senhor dos Anéis.

Sendo assim, procure ser claro e objetivo. Diga o que precisa dizer, mas sem enrolar. Como disse Carlos Drummond de Andrade, escrever é cortar palavras.

 

3. Utilize ganchos

Começar um e-mail de vendas nem sempre é fácil. Aparecer do nada tentando vender um produto não é muito legal, né? Por isso, uma dica interessante é investir em ganchos que ajudam a deixar o e-mail mais natural.

Um gancho é como se fosse um pretexto para o início de uma conversa. Alguns dos ganchos que podem ser utilizados são:

  • Um contato em comum;
  • Algum download que o lead fez no seu site;
  • Alguma interação que o lead teve nas suas redes sociais;
  • Uma dor que seu produto pode solucionar;
  • Outro cliente com dores parecidas e que você ajudou;
  • Entre outras coisas…

É claro que esses são apenas alguns exemplos. O ideal é que você saiba identificar e aproveitar ganchos que surgem na sua relação com o cliente para iniciar o contato.

 

4. Envie em horários diferentes

Não tem como saber o horário que o seu lead checa ou limpa a caixa de entrada. Se um e-mail foi enviado pela manhã, mas o cliente só entra no e-mail pela noite, é provável que a sua mensagem se perca em meio às diversas outras que ele pode receber, inclusive de concorrentes.

Sendo assim, envie e-mails em horários diferentes. Se aquele lead já foi abordado de manhã, que tal se o próximo e-mail for à noite?

 

5. Tenha uma assinatura de autoridade

Essa dica pode parecer um pouco óbvia para algumas pessoas, mas ainda há empresas pequenas que não utilizam assinaturas nos e-mails de venda. Vale a pena investir na criação de uma que contenha seu nome e contato.

Além de oferecer meios alternativos de contato para o cliente, utilizar uma assinatura ajuda a deixar seu e-mail mais profissional.

 

6. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos que influenciam na tomada de decisão do comprador. Por exemplo, dizer que um produto se encontra nas últimas unidades é um gatilho mental. Isso provoca sentimento de urgência no cliente, afinal, se ele não agilizar a compra é possível que ele perca a chance de adquirir o produto.

Outro gatilho mental amplamente utilizado é a prova social. Uma prova social é um case de sucesso, pessoas que já compraram o seu produto relatando o quão bom ele é. Isso ajuda o potencial cliente a confiar na sua solução, pois quem comprou a aprova.

 

4 Modelos de e-mail de vendas para você usar no dia a dia

 

Para quem utiliza o Fleeg, é possível enviar modelos de e-mail de vendas diretamente pelo software. Sendo assim, separamos alguns exemplos que podem ser usados como base para a criação dos seus próprios e-mails ou até mesmo utilizados integralmente, caso eles se apliquem no contexto do seu negócio.

Modelo de e-mail de vendas

Modelo de e-mail de vendas

Modelo de e-mail de vendas

Modelo de e-mail de vendas

E então, conseguiu entender como criar e-mails de vendas da forma correta? Não esqueça que, para conseguir administrar o envio de e-mails e todo o processo de venda de forma otimizada, é essencial que você invista na automação de vendas. Portanto, não deixe de ler nosso post sobre o assunto para revolucionar seu processo comercial!