Publicado originalmente em 12 de junho de 2019 | Atualizado em 29 de setembro de 2022
Você já parou para pensar o quanto o cadastro de clientes é fundamental no dia a dia de uma equipe de vendas? Com ele é possível conhecer melhor o cliente e aprimorar os serviços e produtos do seu negócio.
Além disso, o cadastro de clientes é essencial se você busca impulsionar as estratégias de pós-venda e proporcionar um atendimento mais personalizado e com mais qualidade.
Quer saber mais sobre essa ferramenta, qual a importância dela e como fazer na sua empresa? Então, siga a leitura!
Nesse post você vai ver:
- O que é cadastro de clientes?
- Qual a importância de um cadastro de clientes?
- O que não pode faltar em um cadastro de clientes?
- 5 passos para fazer cadastro de clientes de forma eficiente.
O que é cadastro de clientes?
O cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão de vendas que reúne todas as informações e dados dos consumidores de uma determinada empresa. O principal objetivo é ajudar no gerenciamento comercial e melhorar a relação entre empresa e cliente.
Com ele é possível cadastrar, monitorar e gerenciar os dados de todos os consumidores da organização, tendo acesso a eles de maneira rápida e de qualquer lugar.
Com o cadastro de clientes também é possível obter informações privilegiadas sobre os consumidores, como por exemplo: quem são, onde estão e como se comunicar com eles.
Além disso, essa ferramenta também permite:
- Melhorar a projeção de vendas;
- Conhecer melhor o cliente e trazê-lo para mais perto da empresa;
- Diminuir a taxa de captação;
- Vender mais.
Agora que você já sabe o que é cadastro de clientes, está na hora de descobrir qual a importância dele para as empresas atualmente. Sendo assim, confira o tópico a seguir!
Qual a importância do cadastro de clientes?
O cadastro de clientes é uma ferramenta essencial para todo negócio, pois ela permite melhorar o relacionamento com os consumidores da empresa.
Manter um bom relacionamento com o cliente traz impactos extremamente positivos para a organização, desde aumentar o engajamento do consumidor com a empresa até garantir a fidelidade dos clientes e poupar recursos.
“Em um mundo cada vez mais competitivo é fundamental ter um ótimo relacionamento com o cliente, responder rápido, no canal de comunicação de preferência e coletar feedbacks para melhoria contínua. Quem não aprende com o cliente vai perdê-lo para a concorrência.” — Edney Souza.
Além disso, o cadastro de clientes possui diversos outros benefícios, como:
- Acelera o processo comercial;
- Ajuda a criar ações de recuperação;
- Facilita o contato com o cliente;
- Ajuda a reter clientes;
- Ajuda a melhorar os produtos e serviços;
- Permite personalizar o atendimento ao cliente;
- E claro: ajuda a aumentar as vendas!
Ficou claro a importância do cadastro de clientes para os negócios? Então, confira no tópico a seguir alguns itens que não podem faltar no seu cadastro de clientes
O que não pode faltar em um cadastro de clientes?
Existem algumas informações fundamentais e que todo cadastro de clientes deve conter. Entre elas encontram-se:
- Nome;
- Idade;
- Endereço completo;
- Número de telefone fixo;
- Número de celular;
- Como conheceu a empresa;
- E-mail;
- Data de nascimento;
- CPF ou RG;
- Sexo.
Esse é um cadastro de clientes básico, porém, se você quiser um cadastro de clientes mais elaborado e profissional, também é possível adicionar algumas outras informações, como: profissão, estado civil, interesses, hobbies e histórico de compra do cliente.
5 passos para fazer cadastro de clientes de forma eficiente
1. Solicite apenas as informações necessárias
Na hora de montar o cadastro de clientes da sua empresa, é essencial que, nesse primeiro momento, você não solicite muitas informações para o consumidor. Isso porque, na maioria das vezes, um excesso de informações pode atrapalhar mais do que ajudar.
Além disso, é provável que muitas perguntas levem tempo demais e causem um certo desconforto para o cliente. Portanto, foque apenas nas informações necessárias, como dados de identificação do cliente (nome, idade, endereço) e informações de contato (telefone, e-mail).
Outros itens podem ser adicionados conforme o relacionamento com o cliente for evoluindo.
2. Padronize os dados
Ao montar o cadastro de clientes não se esqueça de padronizar as cidades, telefones, bairros e estados. Padronizar os dados é muito importante para fazer um bom cadastro de clientes, porque permite que o trabalho se torne mais simples e eficaz e facilita a comunicação e a análise dos dados pelo time comercial.
Portanto, alinhe com a equipe um padrão de entrada de dados e otimize o trabalho da sua equipe de vendas.
3. Limpe a sua base de dados frequentemente
Já ouviu dizer que a organização é a chave para o sucesso? Pois é totalmente verdade! De nada adianta ter um cadastro de clientes com uma base suja e cheia de dados e informações desnecessárias, não é mesmo? Isso prejudica o andamento do trabalho e a rotina da equipe comercial.
Portanto, é fundamental que você limpe a base de dados frequentemente e realize algumas ações, como:
- Remova dados duplicados;
- Colete informações faltantes;
- Verifique se os dados de contatos estão corretos;
- Faça ajustes periódicos no cadastro dos clientes.
4. Garanta a segurança dos dados
De acordo com a LGPD (Lei de Segurança dos Dados), é proibido repassar as informações obtidas no cadastro de clientes sem a permissão do consumidor.
Isso significa que todos os dados que o cliente passou para a organização, precisam ser mantidos em segurança e sem riscos de vazamento.
5. Utilize um software CRM
É muito comum que, na hora de fazer um cadastro de clientes, as empresas optem por planilhas comuns, como o Excel, por exemplo. Porém, o trabalho pode ser muito mais demorado e complicado neste meio, além de ter uma segurança muito mais falha.
Por isso utilizar um CRM é tão importante! O CRM existe para auxiliar na Gestão do Relacionamento com o cliente e simplificar o processo de um time de vendas. O Fleeg, por exemplo, é uma ótima plataforma para fazer cadastro de clientes.
Com ele é possível registrar e cadastrar todas as informações dos seus consumidores, além de apontar todas as interações que você teve com cada um. Dessa maneira, você é capaz de criar uma linha do tempo com todo o histórico daquele cliente com a sua empresa.
Ficou curioso e quer saber mais? Então teste o fleeg gratuitamente!