O principal objetivo de qualquer empresa é ter um retorno financeiro e direcionar todos os esforços do time de vendas para vender mais parece a forma mais fácil, certo? E se dissermos que existem formas mais eficientes para aumentar o lucro da empresa?

Acabando com todo o suspense: o relacionamento com o cliente é, hoje em dia, um dos quesitos mais importantes que impactam na decisão de compra.

Quer saber como aumentar as suas vendas e transformar o seu final de mês disso:

via GIPHY

Para isso?

via GIPHY

Como aumentar as vendas?

Separamos 5 estratégias infalíveis que irão transformar completamente o dia a dia de qualquer equipe de vendas. Confira!

Dica 1: Comece com um planejamento estratégico

O planejamento estratégico para vendas funciona como um guia que orienta as ações da equipe de vendas. Ele ajuda a tornar as etapas do processo de vendas mais eficientes e orienta o time de vendas a alcançar os melhores resultados possíveis.

Ele segue 4 etapas fundamentais:

Como fazer planejamento de vendas

Etapa 1: Análise do cenário da empresa

Para que a sua estratégia seja bem direcionada e realista, é necessário entender o cenário em que ela está inserida. Isso irá ajudar a posicionar o seu produto ou serviço de acordo com os seus diferenciais e atrair de forma mais assertiva o público certo para o seu produto.

Esses dois quesitos são essenciais para que a equipe de vendas consiga criar um pitch de vendas que defenda o seu produto ou serviço e conquiste o cliente da melhor forma possível!

💡 A matriz SWOT pode te auxiliar a analisar o cenário interno e externo da empresa.

Etapa 2: Definição das metas a serem atingidas

Qualquer rota tem um destino final, certo? Nesta etapa você irá definir os destinos finais a serem atingidos pela equipe de vendas. Isso fará com que fique mais fácil entender quais são suas metas e como atingi-las da melhor maneira.

Aqui também é o momento de definir quais métricas serão analisadas para medir se os seus objetivos serão alcançados, como o ticket médio, CAC (custo de aquisição de cliente) e MRR (receita recorrente mensal).

Uma forma legal de manter essas métricas sempre atualizadas é utilizando um Software CRM que ofereça um dashboard de indicadores de vendas.

💡 A ferramenta de metas SMART auxilia muito nesse passo!

Etapa 3: Elaboração de uma estratégia

Agora é hora de efetivamente criar a estratégia mais adequada para atingir as suas metas. O framework 5W2H utiliza uma lista de 7 perguntas para ajudar a fazer este mapeamento:

Framework 5W2H

Etapa 4: Criação do plano de ação

O quarto e último passo é registrar o planejamento por meio de um plano de ação que aborde todos os tópicos: metas, objetivos, processos e etapas que serão efetuadas no planejamento.

Dica 2: Conheça profundamente o seu público

Existe um pilar essencial para construir uma boa fundação para o relacionamento com os clientes: saber quem é o seu público e entendê-lo. Isso significa que não basta saber que você vende absorventes para mulheres em idade menstrual, por exemplo, você tem que saber que essas mulheres prezam pelo conforto e se importam com o meio-ambiente.

Mas o que absorventes tem a ver com essas coisas? No seu pitch de vendas, você pode dizer que o seu absorvente não agride a pele, é feito com o material mais confortável do mercado e ainda é biodegradável. Essas informações farão muito mais efeito do que “meu produto é o mais barato do mercado”.

Além de ajudar a mostrar quais atributos do seu produto o público está mais interessado, irá ajudar a escolher a linguagem e o momento certo de abordá-lo. Existem duas ferramentas que podem ajudar muito nessa hora:

  • Criação de buyer personas:
    Buyer personas são representações fictícias do seu cliente ideal. Elas são baseadas em dados reais e representam todo o público-alvo da empresa. Elas trazem características detalhadas que ajudam o vendedor a ver o público como uma pessoa real, criando mais empatia e facilidade para entender a personalidade do seu cliente, seus gostos, desejos e problemas.

Template de persona

  • Mapeamento da jornada do consumidor:
    Você passa por momentos em que não quer conversar com ninguém, certo? Bom, o seu cliente também! O mapeamento da jornada do consumidor se trata justamente de entender em quais momentos o seu cliente em potencial está mais disposto a fechar um negócio. Ele é como um caminho que ele irá percorrer antes de fechar a compra e, normalmente, é dividido em 5 etapas:

Jornada do consumidor

Dica 3: Mantenha toda a equipe sempre alinhada

Você já foi em um restaurante e teve uma experiência impecável na primeira vez e não gostou muito da segunda experiência? Ou perguntou para algum vendedor de alguma informação que ele não sabia responder? Isso também pode acontecer na sua empresa!

A equipe de vendas deve estar sempre alinhada e atualizada em todos os aspectos das ações comerciais, tanto em competências da profissão quanto no que está acontecendo na área.

Uma forma prática de fazer isso é com cursos e com o uso de ferramentas de vendas.

Dica 4: Monitore e analise os resultados constantemente

Como dissemos anteriormente, vender é algo complexo e podem ocorrer muitos erros no processo. Uma forma de evitar que uma bola de neve se forme e aconteça perda de vendas por falta de ajuste em algum processo ou estratégia é monitorando e analisando os resultados constantemente.

Uma ferramenta que pode ajudar nisso é o CRM de vendas, que irá permitir controlar o fluxo de clientes, gerar relatórios, acompanhar todo o funil de vendas e automatizar inúmeros processos desde o primeiro contato com o cliente.

Dica 5: Invista em um bom relacionamento com o cliente

A fidelidade um cliente precisa envolver 2 aspectos essenciais. O primeiro deles é que ele volte a comprar o seu produto ou serviço e o segundo é que, além disso, ele deve ter uma visão positiva da marca.

O Rapport é um método que reúne pequenas técnicas que irão auxiliar o vendedor a alcançar um relacionamento empático com o cliente. Isso acontece a partir do desenvolvimento de três comportamento fundamentais: coordenação, positividade e atenção mútuas.

Para isso, é necessário que a abordagem de vendas envolva boas práticas que aumentem o engajamento do cliente em potencial desde o primeiro contato. Quer saber como? Nós preparamos um e-book gratuito para ajudar seu time a desenvolver uma abordagem impecável e assertiva nas vendas! É só fazer o download abaixo:

E-book abordagem de vendas