Quem trabalha com educação sabe bem a responsabilidade que possui em mãos. Além disso, ainda precisam enfrentar a concorrência de milhares de cursos e instituições de ensino que surgiram graças a era tecnológica. E o desafio da captação de alunos nunca exigiu tanto dos profissionais dessa área.

O ponto positivo é que, ao mesmo tempo que colaborou para o aumento da concorrência, a tecnologia possibilitou diversos métodos e ferramentas para atrair novos alunos. Seja online ou presencial, levar o seu conteúdo para as pessoas e torná-las fiéis a ele nunca foi tão efetivo.

Para isso, selecionamos 11 dicas essenciais para atrair e captar alunos. Bora conferir?

11 dicas para atrair e captar alunos

1.      Defina a sua persona

Sem um rumo, não se chega a lugar algum. Então, antes de tudo, saiba qual é a sua persona e entenda como ela se comporta.

Uma persona é a representação fictícia do perfil de cliente que uma empresa deseja atrair, usada para direcionar a produção de conteúdos e demais estratégias de marketing.

Uma persona possui características detalhadas, para que a equipe de marketing realmente a veja como uma pessoa real, por isso ela apresenta algumas informações bem específicas, como: hobbies, características da personalidade, marcas favoritas, dificuldades na vida profissional etc.

Um ponto a se destacar sobre alunos que optam pelo EAD é que, em geral, se tem a preferência por um ensino mais dinâmico e autônomo. O ensino a distância oferece maior flexibilidade e comodidade para os estudantes, então use isso ao seu favor e não deixe a tecnologia de lado. Tentar replicar uma sala de aula presencial dentro do EAD é um erro que atrapalha a experiência que apenas o online pode proporcionar.

Persona é público-alvo?

A resposta para essa pergunta é: não! O público-alvo, normalmente, leva em consideração fatores sociodemográficos, como por exemplo: pessoas do sexo masculino, residentes da região sul do Rio de Janeiro e com ensino superior. Sem dúvidas, isso é uma definição de público-alvo, mas não é isso que você precisa no momento.

Agora um exemplo básico de persona: pessoas entre 18 e 24 anos, que moram com os pais e estão iniciando a vida profissional, mas ainda com dúvidas sobre qual carreira seguir. Não sabem qual faculdade fazer e nem se fará presencial, EAD ou híbrido.

Entendeu a diferença?  A persona é muito mais específica e auxilia muito mais na hora de preparar a captação de alunos. Se você quer entender mais sobre, leia nosso texto de como criar personas e atrair o cliente ideal!

2.      Utilize um funil

Um funil de vendas é a representação visual do processo de vendas de um produto ou serviço. Normalmente, o funil de vendas abrange desde a criação de uma oportunidade de negócio até o seu encerramento, isto é, o momento em que um potencial cliente decide se compra ou não o serviço oferecido pela empresa.

Dessa forma, o funil de vendas — como o próprio nome sugere — é uma ferramenta visual (um gráfico de funil) utilizada pelo departamento de vendas, gestores e diretores para monitorar o status de cada interação comercial. Essencialmente, essa é a função do funil de vendas, embora ele possa ser aplicado também em outros contextos, com outras finalidades.

Esse é um exemplo de funil:

É importante lembrar que o trabalho não acaba após a efetivação da matrícula do aluno; é essencial investir em práticas que fidelizem e tornem a experiência do cliente única para que ele se torne, também, um promotor do curso, ajudando com indicações e até mesmo com a aquisição de outros cursos.

Entenda mais sobre lendo o nosso texto: Funil de vendas: o que é, quais os benefícios e como montar o seu em apenas 5 passos

3.      Invista nas redes sociais

As redes sociais estão aí e você não pode ignorá-las. Utilizar as estratégias certas, com segmentação para o seu público é essencial para captar os alunos que você procura.

Além de ter um custo menor, as estratégias voltadas para as redes sociais são muito mais efetivas, pois focam no alcance das pessoas certas, e não no alcance aleatório de muitas pessoas.

É importante estruturar a sua estratégia de acordo com o estilo da sua persona. Ela é jovem? Foque nas redes sociais mais descontraídas e modernas. E se for adulta, com mais responsabilidades? Utilize as redes mais profissionais e que sejam fáceis de chamar atenção.

As redes sociais podem ser um ótimo canal para:

  • Construir autoridade de marca;
  • Divulgar promoções e fazer sorteios;
  • Criar uma rede de consumo dos seus conteúdos;
  • Fazer anúncios segmentados.

4.      Segmentar mídias pagas

Uma das maneiras de anunciar nas redes sociais é utilizando ferramentas nativas das próprias redes sociais. Twitter, LinkedIn e Facebook permitem segmentar o público que será atingido com a sua publicação paga.

Isso significa que as chances do seu potencial cliente ser atingido são muito mais altas, e você terá a segurança de que o seu dinheiro está sendo investido em uma publicidade certeira.

Por conta dos algoritmos utilizados, as próprias redes sociais segmentam para pessoas que pesquisam e interagem com o mesmo produto que o seu.

5.      Ofereça testes gratuitos

Muitas pessoas ainda se sentem inseguras em comprar serviços e cursos online porque, infelizmente, ainda existem sites falsos ou que enganam o consumidor. Por isso, oferecer testes e conteúdos gratuitos é uma ótima maneira de diminuir a desconfiança e aumentar a possibilidade de matrícula.

Essa tática é bastante utilizada por redes de streaming, tais como Spotify e Netflix. Uma vez que você possibilita o cliente de experimentar o conteúdo a qual será aprendido, a chance de convertê-lo em aluno é muito maior.

Mostre aos possíveis alunos que o seu conteúdo é de qualidade e de confiança, que irá agregar valor a eles e, assim, a sua marca irá aumentar dentro do meio no qual você vende.

6.      Busque inspirações em sites do exterior

É muito importante estar sempre atualizado às novidades do mercado para competir com os concorrentes. Portanto, é imprescindível ficar atento em empresas do exterior e analisar o comportamento delas, isso porque geralmente o que é novidade por lá demora para chegar aqui.

Observe coisas do tipo:

  • Site das empresas;
  • Evolução do produto;
  • Comportamento nas redes sociais;
  • Tipo de conteúdo;
  • Estratégias de captura de alunos que eles utilizam.

7.      Torne o seu site atrativo

O Brasil é o terceiro país no mundo maior tempo gasto na internet, segundo a Ericsson Consumer Lab. Isso significa que as chances do cliente procurar pelo seu produto ou serviço e cair no seu site são enormes.

Por isso, é essencial que seu site seja convidativo e fácil de navegar, para que o potencial cliente tenha vontade de conhecer mais sobre a sua empresa.

Sinais de que o seu site atende as expectativas do usuário:

  • Otimizado para dispositivos móveis;
  • A homepage deixa claro como resolver o problema do cliente;
  • Design visualmente bonito e agradável;
  • Tem espaço para captura de dados, onde o usuário pode informar um endereço de e-mail para receber mais informações sobre a sua empresa.

8.      Invista em marketing de conteúdo

Você conhece o marketing de conteúdo? Se você já ouviu falar e ainda não aderiu, está perdendo tempo!

Marketing de conteúdo é a estratégia de criar conteúdo útil para o seu público-alvo, de modo a atraí-lo, gerar valor, educar o público consumidor e construir a imagem da marca.

Esses materiais podem ser veiculados através de blog posts ou em formato de materiais ricos, como e-books, infográficos, webinars etc. O importante é que a informação chegue ao público como uma amostra de que você entende bem sobre o mercado que atua.

O marketing de conteúdo traz diversas vantagens para sua empresa, como uma maior autoridade para marca, mais tráfego para as redes sociais e sites e fidelidade dos clientes.

Landing Page

No mundo do marketing digital, ter um site é muito importante, já que é como se fosse uma vitrine, o primeiro contato das pessoas com a empresa. É a partir desse contato que pode surgir, por exemplo, uma oportunidade de venda, por isso é fundamental ter boas landing pages no seu site: páginas que trabalham com textos e elementos visuais chamativos e para chamar a atenção do visitante e assim obter o seu contato

Saiba como criar uma landing page que realmente converte

Captura de Leads

No marketing digital, um lead é uma pessoa que demonstrou interesse em consumir os produtos ou serviços de uma determinada empresa, informando seus dados de contato. Em outras palavras, é um cliente em potencial.

Quando uma pessoa assina uma newsletter, por exemplo, ela está informando seu e-mail em troca de um conteúdo útil e relevante oferecido pela empresa. A partir do momento em que informa o e-mail, essa pessoa desconhecida passa a ser um lead.

9.      Invista em SEO

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, que consiste em técnicas que fazem os seus conteúdos serem encontrados através de ferramentas de pesquisa, como o Google. É um dos pilares do marketing de conteúdo e pode te ajudar muito na captação de alunos.

Hoje em dia não existe quem não use o Google, seja para retirar dúvidas, resolver problemas ou para comprar. Caso a sua persona, em algum momento, decida pesquisar sobre o curso que você oferece, é importante ser o primeiro resultado na busca para que ela conheça os seus serviços ou produtos.

Mas otimizar um site para os mecanismos de busca é um processo longo e demorado, que exige tempo, dedicação e mudanças na estrutura do site. Resumidamente, vamos te dar umas dicas básicas para iniciar o SEO:

  • Pesquise palavras-chave (termos de busca) para as quais você quer ranquear em 1º lugar.
  • Tenha um site com uma boa usabilidade e carregamento rápido.
  • Faça parcerias de troca de posts convidados (guest post) entre sites parceiros.
  • Otimize a navegação do seu site para dispositivos móveis.

10.  Construir parcerias

Se você está começando no mercado, essa dica é essencial para você. Nesse momento, é imprescindível que parcerias sejam firmadas: trocar divulgações com outras empresas, construir canais de venda e firmar relacionamentos com outras marcas que podem te indicar para os clientes.

Utilize abordagens amigáveis e convide os parceiros em potencial a conhecer seu produto via e-mail ou redes sociais.

11.  Utilizar uma ferramenta EAD

Para administrar os alunos captados, é necessário utilizar uma plataforma de ensino. Com ela você terá maior controle sobre a trilha de aprendizado de cada aluno, podendo direcionar e criar uma melhor interação com cada um.

Porém, escolher uma plataforma de ensino – ou uma ferramenta EAD – é um grande desafio. Não basta apenas escolher pela marca, preço ou por aquela que dizem ser a melhor.

Saiba melhor o que é uma ferramenta EAD e qual utilizar para auxiliar na captação e administração de alunos.

12.  Utilize uma plataforma CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). É um sistema que funciona como uma base de dados de todos os contatos que chegam até a sua empresa para você registrar oportunidades de vendas, conversas, interações do contato com a empresa e muito mais.

Utilizar uma plataforma CRM é uma forma de alavancar a captação de alunos. Através da possibilidade de criar landing pages, é possível deixar os contatos registrados na base e enviar fluxos de nutrição. É importante destacar que não existe uma plataforma ideal, mas sim a que melhor atende as suas necessidades.

E se não se importar, temos uma indicação para você!

O Fleeg é uma solução eficiente e pronta para estruturar e potencializar cada etapa do processo comercial. Desde a captação do cliente até a gestão do pós-vendas, o Fleeg permite que todas as interações com um cliente interessado sejam realizadas e gerenciadas dentro da própria ferramenta.

Disparos de e-mail, construção de páginas de site, registro de tarefas por voz, funil de vendas real time, dashboard de indicadores completo, gerador de proposta comercial e muito mais, tudo em um só lugar.

Gostou das nossas dicas? Então não perca tempo, clique no banner abaixo e experimente o Fleeg gratuitamente!

crm inteligente fleeg