Administrar contatos, otimizar tempo e escalar os resultados são pontos essenciais para quem trabalha com vendas. Se a sua empresa está com dificuldade nisso, então certamente é a hora de contratar uma plataforma CRM.

Entretanto, muitos gestores se veem perdidos entre as diversas opções disponíveis no mercado. A verdade é que existem muitos pontos para serem analisados na hora de escolher uma plataforma. É para te ajudar com isso que fizemos esse post!

Listamos aqui os recursos indispensáveis em uma plataforma CRM e mais alguns detalhes que você precisa saber para escolher a certa. Siga lendo e torne-se um expert no assunto!

Por que contratar uma plataforma CRM?

Muitos processos manuais, hoje em dia, já caíram em desuso e não servem mais para comportar uma ampla gama de clientes. Por isso, a automatização desses processos é essencial para que a empresa continue competindo firmemente no mercado. Afinal, não é fácil ajudar os clientes quando não se tem todos os registros individuais organizados e digitalizados, não é mesmo?

Por esse motivo a digitalização dessas informações é importante não apenas para alavancar as vendas, mas também para garantir maior segurança nas informações e permitir uma personalização avançada com cada cliente.

Listamos as principais ferramentas que uma plataforma CRM deve ter e quais os tipos de CRM existentes no mercado. Confira:

Tipos de plataforma CRM

As plataformas CRM podem ser divididas em vários tipos específicos de acordo com suas funcionalidades. Aqui, não existe melhor ou pior, mas a que melhor se encaixa no contexto da sua empresa, veja quais são:

CRM de vendas

O foco da plataforma CRM de vendas é otimizar as operações e registrar informações sobre as vendas. Isso ajuda em dois pontos principais:

  • Já que tarefas repetitivas (como atualização de planilhas e geração de dados) são realizadas pelo próprio software, os vendedores podem destinar tempo e esforço para fazer o que realmente foram contratados para fazer: vender;
  • Como o software registra todas as informações sobre o relacionamento com o cliente, o processo de venda ocorre de forma organizada, por mais complexo que ele seja. As passagens de bastão ocorrem muito mais facilmente, e o uso do sistema evita uma série de problemas. Dê adeus às ligações duplicadas para o mesmo cliente, informações perdidas e follow-ups não realizados.

CRM em marketing

O sistema CRM de marketing procura automatizar as tarefas repetitivas do setor de marketing. Isso inclui captura de leads, priorização de leads com lead scoring, envio de e-mail marketing, configuração de fluxos de nutrição etc.

Além disso, o sistema registra todas as interações com os leads, o que é muito bom. Essas informações ajudam a equipe de marketing a planejar ações focadas nos desejos e comportamentos dos clientes.

CRM em suporte

Quando falamos do sistema CRM para suporte, o objetivo principal é atender as necessidades dos clientes que já realizaram a compra de um produto ou serviço. Assim, ele ajuda a identificar os problemas mais reportados pelos clientes, além de permitir que a equipe de suporte organize melhor os recursos para prever, evitar e solucionar os problemas. Interessante, não é?

 

Quer aprender mais a fundo sobre os tipos de CRM? Então leia nosso texto no blog e entenda tudo sobre: Conheça os tipos de CRM e saiba qual o melhor para sua empresa

 

Agora que já falamos sobre os tipos de CRM, que tal entender um pouco mais sobre a aplicação deles?

Aplicação das plataformas CRM

As plataformas CRM podem ser aplicadas de diversas formas e em setores distintos dentro da sua empresa, seja atuando de forma analítica, operacional ou colaborativa.

Analítico

Vinculado mais ao setor de marketing, a aplicação analítica interpreta os dados do lead, ajudando o vendedor a entender o perfil de cada contato capturado.

Assim, fica mais fácil escolher uma abordagem mais efetiva, planejar conteúdos que serão trabalhados e até avaliar se o marketing está atraindo, de fato, o público-alvo desejado.

Sabendo quem e como o possível cliente é, fica mais fácil construir um relacionamento com ele e atender as expectativas, certo?

Operacional

Aqui, a qualidade do atendimento aos clientes e a resolução dos problemas é prioridade. Otimizar as operações, por meio da criação de canais de atendimento adequados, torna o atendimento melhor e mais eficiente.

Com isso, a equipe também percebe problemas frequentes nos produtos/serviços ofertados e pode mensurar motivos de perda de clientes.

Colaborativo

Com essa aplicação, o sistema reúne as informações que vêm de todas as equipes da empresa, desde o marketing, passando pelas vendas e chegando até o suporte.

Portanto, as equipes têm informações do CRM analítico e operacional e podem obter uma visão ponta a ponta do processo.

Estratégico

Estudar a competitividade do mercado e perceber oportunidades de superar os concorrentes é o objetivo aqui. Portanto, o CRM ajuda os gestores a desenvolverem uma estratégia, uma meta para o futuro, determinando a melhor forma de usar as outras três aplicações do sistema CRM (que acabamos de apresentar).

Distribuição do CRM

Depois de entender os tipos e as funcionalidades, precisamos falar sobre a distribuição. É importante aprender como e por onde você e seus colaboradores irão acessar o CRM.

Online

A hospedagem online, conhecida também como SaaS (Software as a Service) é uma opção de distribuição que disponibiliza o software como um serviço, ou seja, ele fica hospedado na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar com internet.

Um ponto positivo é que ele não requer custos de instalação e manutenção, sendo atualizado de forma remota pelo desenvolvedor. Com isso, o usuário paga apenas pelo que utiliza; geralmente, os custos são mensais e variam de acordo com o número de usuários.

On-Premise (no local)

Já a hospedagem local, conhecida como On-Premise, é quando o software fica hospedado no próprio servidor da empresa que o contratou, podendo ser acessado por meio da conexão de rede local.

Essa opção requer um custo de instalação e necessita de uma equipe de TI especializada para realizar as manutenções.

E aí? Está decidindo quais modelos de CRM sua empresa precisa? Caso ainda esteja em dúvida sobre quais funcionalidades uma plataforma CRM deve ter, iremos te apresentar algumas que consideramos fundamentais para um bom funcionamento. Continua com a gente!

Funcionalidades indispensáveis em plataformas CRM

Independentemente do tipo e da aplicação escolhida, existem ferramentas essenciais que devem estar na plataforma CRM escolhida por você! São elas:

1.      Gestão de leads e clientes

Não basta apenas gerar leads em grande quantidade também é necessário guiá-los por sua jornada de compra, gerenciando-os adequadamente desde a captura até o pós-venda. Com uma plataforma CRM, todo o processo de gestão fica automatizado e mais eficiente.

2.      Lead Tracker

Lead tracker é uma ferramenta que rastreia todas as interações do lead com a empresa, desde o primeiro contato até o fechamento da compra.

A partir do momento que um usuário é convertido em lead, o sistema monitora todos os passos dele dentro do seu site, exibindo tudo isso em uma única tela.

Dessa forma, fica fácil controlar o relacionamento com o cliente, identificar seu perfil, seus interesses, e saber como se comunicar com ele.

3.      Chat integrado

Com um chat no site integrado ao CRM, as projeções de conversão são maiores. Afinal, todo o histórico da conversa e das negociações fica atrelado ao lead no CRM. Assim, você pode oferecer um atendimento melhor.

4.      Disparador de e-mail

O disparador de e-mail é uma ferramenta para enviar mensagens aos seus clientes e leads. É um canal para levar uma oferta, novidade ou conteúdo até as pessoas que aceitaram receber estas campanhas.

Combinado à gestão de pessoas que o próprio CRM também oferece, esta ferramenta envia o e-mail certo, na hora certa e com o conteúdo certo para cada lead específico.

5.      Ranking de Vendas

No ranking de vendas é possível acompanhar os vendedores que mais fecharam negócios durante o mês, auxiliando na hora de desenvolver recompensas e benefícios para os colaboradores.

6.      Registro de tarefas por voz

O registro de tarefas por voz é uma ferramenta que automatiza o registro das atividades. Terminou uma reunião com o cliente? Não é necessário perder tempo digitando como ela foi, basta apenas falar que o seu registro é transcrito automaticamente.

7.      Extração de relatórios gerenciais

Nessa ferramenta, você tem a liberdade de criar diferentes visões das informações e de extrair os dados em formato Excel.

8.      Rastreamento de atividades em tempo real

Aqui você tem uma visão geral de como está a agenda de tarefas de cada um dos vendedores da sua equipe, além de rastrear tarefas atrasadas, o que facilita em muito o follow up e melhora a gestão do time.

Qual a melhor plataforma CRM para sua empresa?

Antes de mais nada, ao escolher uma plataforma CRM para sua empresa, entenda que não existe um modelo perfeito que funcione em qualquer lugar. Então, o ideal a ser feito é realizar um período de estudo e teste para entender qual o melhor tipo de CRM para sua empresa, considerando fatores como preço, utilização, aplicação, distribuição, entre outros.

Mas, se nos permite fazer uma indicação…

O Fleeg é uma solução eficiente e pronta para estruturar e potencializar cada etapa do processo comercial. Desde a captura do lead até a gestão do pós-vendas, o Fleeg permite que todas as interações com um cliente interessado sejam realizadas e gerenciadas dentro da própria ferramenta.

Não acaba por aí; os recursos da ferramenta apoiam os profissionais de vendas para que não gastem tempo em tarefas manuais e possam focar no que realmente importa: vender.

Disparos de e-mail, construção de páginas de site, registro de tarefas por voz, funil de vendas real time, dashboard de indicadores completo, gerador de proposta comercial e muito mais, tudo em um só lugar.

Ficou curioso? Então não perca tempo, clique no banner abaixo e experimente o Fleeg!

CRM rápido e inteligente