Você deseja gerenciar o seu time de vendas com mais assertividade, controlar o desempenho das equipes e descobrir se as estratégias de negócio estão mesmo dando resultados? Então você precisa começar a monitorar os KPIs de venda!

Os KPIs de venda, ou indicadores-chave de performance, são dados coletados que permitem medir e avaliar o desempenho da área dentro de um negócio. Com eles é possível tomar decisões mais estratégicas e prever resultados futuros.

Quer saber mais sobre KPIs de venda, qual a importância deles e quais os principais indicadores para sua equipe? Então, siga a leitura!

Nesse post você vai ver:

 

O que são KPIs de venda?

KPIs de venda, ou indicadores-chave de performance, são dados coletados que revelam o desempenho de uma área dentro de uma empresa.

Com eles é possível identificar onde estão os gargalos no processo comercial, entender quais estratégias funcionaram e quais não trouxeram bons resultados e desenvolver ações de melhoria que ajudem a otimizar o desempenho comercial.

Mas por que você deve analisar e monitorar os KPIs do seu negócio? Isso é o que vamos ver no tópico a seguir! Confira:

 

Por que analisar e monitorar os KPIs de venda?

Você já ficou sem entender por que vendeu menos de um mês para outro? Ou ficou sem saber o que você fez de diferente para que os seus resultados mudassem? Se sim, tudo isso pode ser resolvido com uma análise fundamentada em dados.

Analisar e monitorar os KPIs de venda é essencial porque te fornece informações e dados valiosos. Ou seja, eles ajudam a identificar onde estão os erros e falhas do negócio e possibilitam otimizar os resultados do setor.

Os KPIs de venda também permitem identificar:

  1. Qual o custo de aquisição por cliente;
  2. Quanto em média, os clientes gastam com seus produtos ou serviços;
  3. Quanto tempo uma venda demora para ser realizada;
  4. Por qual canal os clientes mais procuram pelos seus serviços/produtos;
  5. Qual o tamanho do ciclo de vendas do produto ou serviço.

Dessa forma, você será capaz de tomar decisões mais assertivas, melhorar o processo de vendas da sua empresa e otimizar os resultados do seu negócio.

 

Principais KPIs de venda para a sua equipe

É importante lembrar que cada tipo de negócio vai exigir uma análise de KPIs específica. Porém, aqui vamos trazer os 8 indicadores de venda mais utilizados no mercado. Confira cada um deles a seguir:

  1. Duração do ciclo de vendas
  2. Taxa de Follow Up
  3. Ticket médio
  4. CAC
  5. MRR
  6. Churn rate
  7. LTV
  8. Taxa de conversão

 

1.  Duração do ciclo de vendas

O ciclo de vendas é um conjunto de todas as etapas pelas quais um cliente passa até realizar a compra. Quando esse ciclo é muito longo, surgem uma série de problemas, como:

  • Aumento do custo de aquisição de clientes;
  • Maior custo de venda para a empresa;
  • Maiores chances de surgirem gargalos;
  • Maiores perdas de oportunidades ao longo do funil;
  • Menor previsibilidade.

Por isso é importante sempre observar o tamanho do ciclo de vendas. Esse indicador fornece o tempo que as vendas demoram para fechar. Isso possibilita fazer previsões mais assertivas e tomar iniciativas para otimizar esse tempo.

 

2. Taxa de Follow Up

Follow ups são as diversas etapas de contato com o cliente até que se consiga fechar uma venda. Isso pode ocorrer por meio de ligações, e-mails, reuniões ou visitas.

Verificar essa taxa é essencial porque muitas vendas não são fechadas “na hora”, por exemplo. Algumas levam mais tempo e demandam uma relação contínua entre o vendedor e o cliente.

A ideia é identificar fatores como:

  • A quantidade de leads que tiveram contato com o vendedor e que quiseram continuar o processo de compra;
  • A quantidade média de follow-ups necessários para realizar uma venda;
  • Formatos de follow-up que mais geram resultados.

Dessa forma, é possível visualizar a eficiência das estratégias de vendas e, a partir disso, tomar decisões estratégicas.

 

3. Ticket médio

O ticket médio é o quanto, em média, seus clientes gastam com seus produtos ou serviços. Com ele é possível:

  • Saber se o valor de cada venda está lucrativo e satisfatório;
  • Perceber altas e baixas no valor do ticket;
  • Fazer previsões financeiras.

Esse indicador é bem versátil, pois pode ser comparado com outros KPIs de vendas para gerar mais informações relevante para o negócio. Além disso, ele pode ser calculado de diferentes maneiras, como: por tipos de produtos, clientes, por região, etc.

O ticket médio é bem simples de ser calculado. Confira a fórmula a seguir:

Fórmula de cálculo do ticket médio

4. CAC

O Custo de Aquisição de Cliente ou CAC é o valor total investido para conquistar novos clientes. Para calcular o CAC é preciso saber o valor gasto com vendas e marketing, o que inclui gastos com:

  • Anúncios;
  • Salários;
  • Treinamentos das equipes;
  • E demais ações que influenciam no custo da aquisição.

Confira a fórmula desse KPI a seguir:

Fórmula de cálculo do CAC

Esse indicador, a princípio, tem duas finalidades. A primeira é deixar claro se o investimento está efetivamente gerando retorno ou se é preciso reajustar os investimentos.

E em segundo lugar, o CAC pode ser comparado com o cálculo do ticket médio e, assim, fornecer um panorama de quanto esses clientes adquiridos estão gastando ou quanto de lucro eles estão gerando para a empresa.

 

5. MRR

O MRR, sigla em inglês para receita recorrente mensal, é o valor total em mensalidades que a empresa recebe com assinaturas. É um indicador fundamental para empresas que trabalham com pacotes e serviços por assinatura.

É possível calcular o MRR somando o valor de todas as mensalidades, sem deixar de considerar outros fatores que influenciam no resultado, como o número de cancelamentos e taxas extras.

Ter bem claro qual a receita mensal da sua empresa ajuda a:

  • Prever receitas futuras;
  • Analisar impactos de mudanças de estratégia;
  • Tomar iniciativas para melhorar esses números.

 

6. Churn rate


O Churn rate, ou taxa de churn, indica a taxa de cancelamentos dos serviços de uma empresa em um período. Ele também é essencial para empresas que trabalham com vendas recorrentes e assinaturas.

Ele pode ser calculado através da seguinte fórmula:

Fórmula de cálculo do churn rate

Geralmente o churn é um sinal de insatisfação do cliente. Para saber mais sobre como reduzir a taxa de churn na sua empresa, leia nosso post 7 dicas de como evitar o churn na sua empresa.

7. LTV

O LifeTime Value significa valor do tempo de vida e indica o valor total que um cliente entrega para sua empresa durante o tempo que permanece na carteira de clientes.

Por exemplo: durante um ano, uma pessoa comprou três produtos da sua empresa. Na primeira compra, ela gastou 100 reais. Na segunda, 300. E na terceira, 150 reais. Depois, nunca mais voltou a comprar. Portanto o LTV desse cliente foi 550 reais, a soma de todo o valor entregue.

Esse indicador ajuda a avaliar o retorno financeiro que vem de cada cliente.

 

8. Taxa de conversão

A taxa de conversão indica quanto das propostas feitas foram efetivamente convertidas para a etapa seguinte. Ela pode ser medida durante todas as etapas do funil de vendas.

Esse KPI permite:

  • Medir a eficiência da estratégia da equipe de vendas;
  • Definir metas;
  • Descobrir se há e onde estão os gargalos que impedem os leads de avançarem na jornada de compra.

A fórmula utilizada para medir a taxa de conversão é a seguinte:

Fórmula de cálculo da taxa de conversão

Como controlar todos esses KPIs na prática?

Já está claro que analisar os indicadores é essencial para qualquer negócio. Acontece que nada adianta ter todas essas informações nas mãos de forma desorganizada e imprecisa. Por isso é fundamental utilizar um dashboard completo. Dessa forma, os KPIs podem ser comparados uns com os outros e fornecerem uma visão muito melhor do desempenho.

Embora seja possível montar um dashboard em uma planilha, o ideal é utilizar um software CRM que ofereça essa funcionalidade. O Fleeg, por exemplo, é um CRM que te ajuda a construir dashboards personalizados, simples e eficazes!

Com ele também é possível analisar os indicadores que forem mais relevantes para o seu negócio e obter previsões automáticas com base em dados anteriores. Demais não é mesmo? Ficou interessado? Então, clique no banner abaixo e teste o fleeg gratuitamente!

crm inteligente fleeg