Todo consumidor passa por diversas etapas até o fechamento da compra, certo? Porém, esse processo, conhecido como jornada do cliente, pode vir acompanhado de obstáculos que atrapalham o processo de conversão. São as famosas objeções de vendas.

Saber como lidar com essas objeções é fundamental para todo o vendedor. Já dizia Guilherme Machado: “Objeções são dúvidas não respondidas. Descobrir que dúvidas são essas é o que te garante a certeza da venda.”

Quer saber mais a fundo o que são objeções de venda, quais as 6 principais e como contorná-las? Então, siga a leitura!

O que são objeções de vendas?

Objeções de vendas são obstáculos colocados por um cliente durante o processo de compra de um serviço ou produto.

Um potencial cliente pode apresentar uma objeção por diversas razões, como por exemplo:

  • Não está tão interessado na solução no momento;
  • Não tem tanta urgência para resolver seu problema;
  • Não tem muita confiança na empresa;
  • Não tem condições para adquirir o produto/serviço.

Independente da razão, é muito importante que ela seja identificada e contornada. Isso porque, esses obstáculos podem impedir que o cliente realize o fechamento da compra, interferindo negativamente nos resultados do setor comercial.

Para contornar objeções de vendas é necessário conhecê-las a fundo. Dessa Maneira, você será capaz de rebater os argumentos do cliente e mostrar a ele como o seu produto ou serviço consegue ajudá-lo.

Portanto, vamos te mostrar quais as principais objeções e como você pode reverter esse cenário na sua empresa! Confira:

Quais são as 6 principais objeções de vendas?

1.      “Não tenho tempo”

Essa é uma das objeções de vendas mais comuns. Quando o potencial cliente utiliza dessa argumentação, significa que ele não está disposto a passar por um processo de negociação com a empresa.

Portanto, a melhor forma de contornar essa objeção é apresentar o produto/serviço da empresa de maneira rápida e objetiva, não superando 2 minutos. Além disso, essa demonstração deve ser capaz de mostrar todos os benefícios e valor do produto.

Se o potencial cliente continuar demonstrando pressa, pergunte educadamente quais seriam os melhores dias e horários para marcar uma conversa. Também solicite uma forma de contato, como e-mail ou telefone, por exemplo.

2.      “Será que eu consigo mesmo esses resultados?”

A segunda objeção é a insegurança com a solução e ela acontece principalmente com negócios que não conseguem comunicar claramente a sua proposta de valor. Aqui o consumidor não acredita que o produto ou serviço da empresa é capaz de oferecer as soluções que ele promete.

Sendo assim, a melhor maneira de contornar essa situação é deixar claro ao consumidor todas as vantagens e diferenciais do seu produto. Você pode fazer isso mostrando cases de sucesso da empresa, ou seja, os resultados que outros clientes da sua empresa tiveram ao utilizar o seu serviço.

Além disso, você deve oferecer uma explicação detalhada do produto e rebater todas as comparações com os concorrentes, deixando claro o porquê da sua solução ser a melhor escolha possível.

3.      “Achei o produto muito caro”

É comum que a maioria dos clientes solicite um desconto durante a proposta comercial, porém alguns podem ser mais agressivos e desistir da negociação por conta do preço do serviço ou produto.

A melhor coisa a se fazer nessa situação é mostrar ao comprador que você não está apenas interessado no lucro que ele dará para sua empresa, mas sim em realmente resolver os problemas dele.

Também é importante ressaltar os diferenciais da sua solução e mostrar ao potencial cliente que ele realmente precisa dela. Dessa maneira, ele irá rever suas despesas e dar prioridade ao seu serviço.

4.      “Já tenho esse produto”

Alguns clientes podem alegar que já possuem o produto ofertado, mas calma! Isso não deve indicar o fim da linha de uma negociação. É necessário mostrar ao comprador que ele pode até ter um produto parecido, mas ele não possui os mesmos benefícios e as mesmas características que o seu.

Porém, lembre-se que para convencer o cliente é preciso ter dados concretos. Sendo assim, o vendedor deve conhecer muito bem seu produto e o produto similar mencionado pelo comprador.

Por isso é muito importante pesquisar e analisar regularmente as soluções oferecidas pela concorrência direta.

5.      “Não preciso disso”

Esse é outro exemplo de uma objeção bem comum utilizada durante o processo comercial e na maioria das vezes ele não é verdadeiro. Isso porque, antes da primeira abordagem com o potencial cliente, ele passa por uma etapa de qualificação.

Ou seja, se a equipe de vendas entrou em contato com ele é porque ele possui o perfil de cliente da empresa e precisa do serviço.

Sendo assim, a melhor forma de contornar essa objeção é ressaltando as vantagens do produto e mostrando como ele pode ser útil e fazer a diferença no dia a dia do comprador.

6.      “Não conheço a sua empresa”

Essa objeção acontece muito com empresas jovens e que não possuem muito nome no mercado. Isso significa que ela está diretamente ligada a falta de confiança do potencial comprador com a empresa.

Portanto, é função do vendedor fazer uma apresentação comercial convincente. Para isso, você pode seguir alguns passos, como:

  • Faça uma pequena apresentação da empresa e descreva quais produtos e serviços ela oferece;
  • Esclareça a trajetória da empresa de forma clara e objetiva;
  • Destaque prêmios e certificações, pois isso garante mais autoridade ao negócio.
  • Apresente todos os seus cases de sucesso e vídeos de depoimentos.

Principais dicas para contornar objeções de vendas

Defenda o valor do seu produto

Defenda o seu produto com unhas e dentes, pois se você não valorizar e acreditar na sua solução, ninguém mais vai, não é mesmo? Sendo assim, ressalte os principais benefícios que o cliente vai obter se adquirir o seu produto.

Além disso, é muito importante mostrar ao comprador que o preço está de acordo com o que o serviço oferece e valorizar o seu negócio.

Escute o cliente

Já ouviu dizer que a voz do cliente é a voz de Deus? Pois é a mais pura verdade! Ouvir o cliente, seus feedbacks, sugestões e críticas é fundamental para entender o que ele quer e entregar o que ele precisa.

Além disso, por trás de toda objeção existem estímulos que fizeram ela acontecer. Escutando o cliente é possível entender quais falhas no seu negócio que motivaram esses estímulos indesejáveis.

Conheça bem o seu cliente

Conhecer o cliente e entender suas dores e necessidades é fundamental para qualquer negócio. Isso porque, quando você conhece o consumidor, fica muito mais fácil construir um relacionamento com ele e proporcionar um atendimento mais personalizado.

Você sabia que um CRM pode te ajudar nessa função?  O Fleeg, por exemplo, reúne de forma organizada toda a jornada de compra dos clientes. Dessa maneira, você será capaz de conhecer mais a fundo cada um e entender como surgem suas objeções.

Além disso, com ele é possível:

  • Registrar contatos, tarefas e oportunidades;
  • Criar uma linha do tempo com todo o histórico do cliente e mapear a sua jornada;
  • Automatizar as atividades de vendas;
  • Analisar o funil de vendas com mais assertividade.

Ficou interessado e quer saber mais? Então, clique no banner abaixo e teste o fleeg gratuitamente!

Teste Grátis