Se você vende cursos online ou possui uma instituição educacional, mas ainda não utiliza um CRM educacional, você está no caminho errado. Sabe por quê?

De nada adianta criar cursos fantásticos se você não conseguir administrar o relacionamento com o cliente. Isso vai resultar em problemas nas vendas e clientes insatisfeitos. Ou seja, todo o trabalho de criar bons cursos vai por água abaixo.

Nesse post, vamos explicar como um CRM educacional pode te ajudar a atingir o sucesso na venda de cursos. Vamos nessa? Se preferir, navegue pelo índice para ir à parte que mais lhe interessa:

O que é CRM?

Antes de tudo, precisamos alinhar nosso entendimento sobre CRM, pois há bastante confusão quanto ao significado do termo. CRM é a sigla para customer relationship management (gestão de relacionamento com o cliente) e se trata de uma visão de negócio. O foco dessa visão é atingir a satisfação dos clientes, por meio de técnicas, processos e estratégias para atender suas necessidades da melhor forma.

Ou seja, CRM não é sinônimo de software! Contudo, a aplicação mais comum do termo é aquela que diz respeito aos softwares CRM, que é provavelmente o que você está procurando. Softwares CRM são ferramentas tecnológicas que ajudam a fazer a gestão do relacionamento com o cliente. Dito isso, podemos começar a explicar o que seria um CRM educacional.

O que é um CRM educacional?

CRM educacional é um tipo de CRM voltado para o setor da educação. Ele pode ser utilizado tanto por grandes instituições de ensino, quanto por pequenos empresários que vendem cursos livres.

Esses sistemas ajudam a registrar e gerenciar o relacionamento com os clientes que são, na maioria das vezes, os próprios alunos. Mas afinal, como esse tipo de sistema pode ajudar os negócios do setor educacional? Vejamos:

Como um CRM educacional pode me ajudar?

como um crm educacional pode ajudar

1-      Mantém as informações dos clientes à prova de rotatividade

Toda empresa possui um certo nível de rotatividade de colaboradores. O vendedor que está na sua empresa hoje, pode não estar amanhã. E como ficam as negociações que estavam nas mãos desse vendedor? Sem um CRM, as informações sobre os clientes se perdem toda vez que um vendedor não está disponível, e as passagens de bastão ficam muito mais difíceis.

Com um sistema CRM, todos os dados sobre clientes e negociações ficam registradas para sempre. À prova de rotatividade, à prova de passagem de bastão, e à prova de esquecimento!

2-      Organizar todos os dados em um só lugar

É muito fácil se perder em meio a tantos endereços de e-mail, números de telefone, demandas, planos, contratos e propostas de clientes. Bem no início, uma série de planilhas até pode resolver, mas conforme o negócio cresce, fica impossível registrar tudo nelas.

De repente, você se vê no meio de dezenas de planilhas desatualizadas, dados bagunçados e relatórios cada vez mais difíceis de extrair.

O benefício de um CRM educacional é que se trata de uma tecnologia criada especialmente para botar ordem na bagunça. O software mantém os dados sempre organizados, informações registradas, clientes priorizados com base em score, e ainda permite extrair relatórios e indicadores com a facilidade de um clique!

3-      Fazer a diferença por meio dos detalhes

Um CRM educacional permite registrar facilmente informações muito mais detalhadas sobre cada cliente. Você pode ter em mãos a área de interesse, a profissão e até a data de aniversário do cliente. Isso permite um atendimento personalizado e uma melhora nas ações de engajamento de clientes.

4-      Priorizar clientes de acordo com a relevância no ciclo de vendas

Você já deve saber que há clientes prioritários e outros não tão prioritários assim. Contas maiores, negociações em que o potencial cliente se mostra mais interessado e vendas em etapas de fechamento são prioritárias em relação a contas pequenas, clientes que se mostram desinteressados e vendas que ainda estão em etapas muito iniciais, por exemplo.

Um CRM educacional indica o status do cliente com base em fatores como esses. Assim, você consegue priorizar os clientes que precisam de mais atenção.

5-      Organizar a carteira de clientes

Imagine que um vendedor liga para um cliente que acabou de enviar uma mensagem solicitando uma proposta. Minutos depois, um colega recebe essa mensagem e também liga para o cliente. Ele responde “A empresa acabou de ligar pra mim!”.

Essa situação é bem desconfortável e comum. Quem nunca recebeu várias ligações de uma mesma empresa e teve que repetir mil vezes a mesma coisa para diferentes vendedores?

Um CRM educacional evita esse tipo de problema, pois o sistema mantém o registro de todas as interações entre a empresa e o cliente, oferecendo um histórico completo e evitando confusões como essa.

6-      Fazer previsões de vendas

Um CRM educacional ajuda a monitorar o desempenho das vendas e fazer previsões financeiras. Assim, você pode perceber com antecedência quando a receita vai aumentar e também quando as contas vão apertar. Logo, é possível criar estratégias de recuperação para não haver surpresas no fim do mês.

7-      Disparo de e-mails

Disparar e-mails para a sua base de contatos de forma automática conforme diferentes categorias não precisa ser uma missão impossível. Na verdade, um CRM educacional permite disparo de e-mails personalizados de forma simples e rápida, independentemente do tamanho da sua base de contatos.

8-      Otimizar as tarefas repetitivas

Sem a ajuda da tecnologia, é fácil ficar atolado em tarefas repetitivas como atualização e limpeza de planilhas, busca de dados, criação de relatórios e outras questões burocráticas. Administrar as vendas, nesse caso, se torna um processo desgastante e ineficiente, e tudo poderia ser melhorado com automação.

Um CRM educacional automatiza as funções burocráticas para que você tenha tempo de focar naquilo que realmente importa: vender. Geração automática de relatórios, indicadores, tarefas e fácil acesso aos dados são algumas das funcionalidades que podem otimizar o seu processo de vendas.

9-      Verificar indicadores

Guiar o seu negócio sem verificar indicadores (ou acreditar em indicadores não muito confiáveis) é como guiar um carro com uma venda nos olhos. Você precisa de indicadores precisos e confiáveis que demonstrem os resultados reais que a sua empresa atingiu.

Para te ajudar com isso, um CRM educacional conta com painéis de indicadores relacionados entre si, como ticket médio, taxa de conversão, metas batidas, forecasts, desempenho de cada vendedor etc.

10-  Melhorar o pós-venda

Fidelizar clientes é fundamental para qualquer negócio que busca crescimento escalável. Há empresas que adquirem novos clientes mensalmente, mas perdem tantos clientes atuais, que o negócio simplesmente não cresce. Pelo contrário: o custo de aquisição de clientes fica muito alto em comparação ao retorno financeiro que cada um deles traz para a empresa.

É por isso que vale muito mais a pena fidelizar os clientes atuais do que sempre ter que buscar novos.

Nesse sentido, um CRM educacional pode ajudar. Ele pode fazer cálculo de NPS, pesquisas de satisfação, e mantém os registros das interações com os clientes, para que você gerencie o relacionamento.

Diferentes utilizações do CRM educacional

utilizações do CRM educacional

CRM em vendas

O foco do CRM educacional em vendas é otimizar as operações do setor comercial. Isso inclui funcionalidades que ajudam no gerenciamento das negociações, dos clientes, dos indicadores de vendas, do funil de vendas etc.

Essa é a aplicação mais comum dos sistemas CRM.

CRM em marketing

No marketing, o sistema CRM ajuda a automatizar as atividades do setor de marketing, por meio de funcionalidades como criação de landing pages, envio de e-mail marketing e fluxos de nutrição, cálculo do ROI do marketing, lead tracker etc.

Aqui, o objetivo é aumentar a captura e conversão de leads que, no futuro, se tornarão clientes.

CRM em suporte

No suporte, o sistema CRM ajuda a atender as necessidades dos clientes que já adquiriram a sua solução.

Aqui, a ideia é utilizar os dados dos clientes que ficam contidos na plataforma, para gerar uma melhor experiência no pós venda. Entre as funcionalidades principais, podemos citar a capacidade de checar dados importantes como o curso que o cliente adquiriu, valores, cálculo de NPS, pesquisas de satisfação, campanhas de reaquecimento etc.

CRM educacional online (SaaS)

O modelo mais comum de distribuição dos sistemas CRM é o SaaS (Software as a Service). Nesse modelo, o software funciona online e pode ser acessado por qualquer dispositivo que possua um navegador de internet.

Como o próprio nome indica, o software é vendido como um serviço. Afinal, a manutenção e atualização cabe ao próprio fornecedor, já que a plataforma fica disponível online.

Esse modelo traz uma série de benefícios. Os principais são:

  • Não precisa ser hospedado no servidor da empresa;
  • Não requer custo de instalação;
  • Pode ser acessado de qualquer lugar que tenha acesso à Internet;
  • É atualizado pelo próprio fornecedor de forma remota.

Confira essa tabela com o comparativo:

distribuição CRM educacional

Online (SaaS) On-premise (local)
É hospedado na nuvem. É hospedado no servidor do usuário, dentro da empresa.
Pode ser acessado de qualquer lugar que tiver internet, possibilitando a integração das equipes. Pode ser acessado por meio da conexão de rede local, não necessariamente pela internet.
Não requer custos de instalação e de manutenção. Requer um custo alto de instalação.
O usuário só paga pelo que utiliza: geralmente, os custos são mensais e variam por número de usuários. Precisa ser instalado nas máquinas de todos os usuários.
É atualizado de forma remota pelo desenvolvedor. Atualizações são manuais.

 

CRM + Automação de Marketing

Com a crescente necessidade de alinhamento entre setores de marketing e vendas, fornecedores de softwares CRM e softwares de automação de marketing passaram a promover a integração entre esses sistemas.

Essa integração de dois softwares pode ocorrer por meio de APIs, mas não é o ideal, já que bugs são mais frequentes e as funcionalidades são limitadas nesse caso.

É dessa demanda que surgem os softwares que unem automação de marketing e vendas na mesma plataforma, oferecendo uma visão ponta a ponta da jornada de compra, desde a captura do lead, até o pós-venda.

O Fleeg é um software que une CRM e automação de marketing, fazendo em uma só plataforma o que duas separadas não conseguem fazer. Com o Fleeg, você pode criar páginas de captura personalizadas, configurar fluxos de nutrição, priorizar contatos, disparar e-mails, registrar todas as interações com os clientes e muito mais.

Além disso, o Fleeg pode ser utilizado em integração com a plataforma de ensino Twygo, que permite gerenciar cursos e alunos e disponibilizar aulas completas de forma simplificada.

Quer ver na prática como um CRM de verdade funciona? Utilize o Fleeg gratuitamente clicando no banner abaixo!