Se você estava preocupado com as tendências de marketing digital para 2021, é melhor abandonar esse plano e começar a avaliar as tendências de marketing digital para 2022. Muita coisa mudou de lá para cá, novos hábitos foram criados, nossos consumidores possuem outras necessidades e o mundo digital segue em mudança constante.

Você sabia que no início do próximo ano a Google pretende acabar com os cookies? Que, segundo a Deloitte, 90% dos consumidores preferem anúncios personalizados?

Querendo ou não, a pandemia vai deixar um legado nos hábitos humanos e nas novas formas de interação, e entender tudo isso é fundamental para alcançar novas tendências e estratégias de marketing digital.

Acompanhe o post e você vai descobrir tudo o que precisa para mandar bem nas estratégias do próximo ano!

Entendendo o consumidor: adeus ano velho, feliz ano novo!

Yih-choung, diretor de estratégia e pesquisa da Ofcom disse: “a pandemia pode deixar um legado duradouro. O coronavírus mudou radicalmente o modo como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos online, milhões de pessoas usaram serviços digitais de vídeo pela primeira vez na vida”. E ele não poderia estar mais certo!

A pandemia causada pela Covid-19 mudou completamente a rotina das pessoas e a maneira como elas interagem e consomem. O mercado digital estourou com as compras online, muitas empresas que engatinhavam para entrar no meio digital tiveram que aprender a correr. Porém, aquelas que já acompanhavam as tendências de marketing digital acabaram saindo na frente.

A grande questão não é pensar nas estratégias de marketing, mas como essas estratégias podem se alinhar com o comportamento do consumidor. Saber que o consumidor hoje em dia passa muito mais tempo online, prefere a comodidade do sofá ao ambiente presencial de uma loja e que não dispensa uma olhadinha completa no produto, é só o início de uma estratégia bem planejada.

Em 2022 não será diferente. Para falar a verdade, a Juniper Research estima que o comércio por voz vai alcançar US$19,4 bilhões até 2023, e aqui estamos falando de um crescimento de mais de 50% no uso de assistentes virtuais e de comando de voz. A facilidade de comprar produtos apenas por comando de voz, sem nenhum clique, está se tornando uma comodidade atrativa ao consumidor!

Se você já achou isso grande coisa, espera para ver tudo o que está cotado para acontecer no próximo ano!

Tendências do marketing digital para 2022

Imediatismo

O consumidor atual não gosta de esperar. Na geração do imediatismo, é requisito obrigatório que a revolução digital consiga acompanhar isso.

É importante entender que não existem mais barreiras físicas impostas ao mercado, não é mais necessário deslocar-se até uma loja para avaliar e, eventualmente, adquirir um produto. Além do mais, as expectativas com o serviço de entrega também estão grandes, em tempos de “tudo pra já”, atraso é desaforo.

Oferecer assistência 24 horas por dia já não é uma realidade distante da nossa. Chatbots e inteligência artificial são recursos que estão sendo aprimorados cada vez mais e sendo muito utilizados para essa necessidade do consumidor.

Acompanhando o texto você pode descobrir ainda mais sobre eles e, acessando esse post, você pode aprender como alinhar duas poderosas ferramentas para registrar leads de maneira mais eficiente.

Experiência individual, humana e mais próxima

Não só o nosso consumidor está mais exigente com o tempo, como também deseja uma experiência completa ao adquirir um produto. Por essa razão é que a hiper personalização se enquadra muito bem nas principais tendências de marketing digital.

Passar mais tempo online aumentou as expectativas de experiências digitais e o público espera ser tratado de maneira mais pessoal, ficando frustrado quando isso não acontece, o que pode até afetar a imagem da empresa.

Segundo a SmarterHQ, 70% do público mais jovem se frustra com o envio de e-mails irrelevantes. Os mais espertos já sabem que uma abordagem de “tamanho único” não tem mais espaço no marketing, a vez agora é de experiências atrativas ao consumidor.

Ferramentas como segmentação do público já não dão mais conta de atender as exigências do cliente. Uma boa forma de saber como lidar com essas novas demandas, e até prever comportamentos, é a criação de personas. Esse material, por exemplo, te ensina como criar personas e atrair o cliente ideal.

Realidade Virtual/Aumentada

RV e RA são verdadeiras tendências. Esses recursos permitem o engajamento através de uma experiência 100% digital, além de encurtar o ciclo de vendas e proporcionar uma jornada única. O potencial da realidade aumentada é tão grande que já é possível pensar nela como uma etapa dos funis de marketing.

A Deloitte diz que mais de 1 bilhão de smartphones pelo mundo são capazes de oferecer experiência de RA, além de que 100 milhões de consumidores estão inclinados a comprar através dela no próximo ano.

Nessa linha, a Gucci, por exemplo, utilizou um recurso de RA que permite calçar um tênis apontando o celular para os pés. O recurso foi desenvolvido em parceria com a Wanna, empresa especializada em realidade aumentada.

Inteligência Artificial e Machine Learning

Aliada ao poder de RA/RV, a inteligência artificial é a ferramenta perfeita para entregar anúncios ainda mais personalizados aos usuários. Além disso, vinculada a recursos de machine learning, processos como nutrição de leads e retenção de clientes podem ser ainda mais efetivos, desenvolvendo de uma jornada do cliente lado a lado com a IA.

jornada do cliente e a inteligência artificial

Com a capacidade de prever os movimentos e desejos do consumidor, a IA também chega para revolucionar as ferramentas que já utilizamos. Os chatbots, ou “bots”, carinhosamente chamados, são assistentes virtuais já responsáveis por muitos processos, dependendo da finalidade para a qual são desenvolvidos.

Nesse post você encontra as 16 melhores plataformas para criar um chatbot de maneira simples, sem precisar da ajuda de um gênio da programação!

Por si só os chatbots já são muito úteis, porém, com recursos de inteligência artificial, eles não só ganham mais funções como também podem ganhar personalidade, aproximando-se mais do cliente e gerando uma experiência mais interativa.

Hibridismo de Eventos

Por mais que a pandemia termine, algumas coisas que aprendemos com ela ficarão. Entre elas está a praticidade e comodidade de participar de eventos que antes pareciam inacessíveis.

Os eventos virtuais cresceram massivamente e, agora que as pessoas estão voltando a se sentirem confortáveis com a presencialidade, escolher entre o presencial e o online pode ser uma armadilha. Observe esses dados:

Tendências do Marketing Digital estimativa das modalidades de eventos

Realizar eventos híbridos, que acontecem tanto virtual quanto presencialmente, é um grande atrativo e uma grande tendência de marketing digital. Além de aproximar o cliente da marca, essa escolha também ajuda a disseminar o conteúdo da organização de maneira muito mais eficaz.

Curadoria de Conteúdo Digital

Que a internet está abarrotada de conteúdo é um fato. Que as redes sociais são barulhentas e um verdadeiro spam de anúncios é outro. Sendo assim, ao criar conteúdo simplesmente por criar, você está alimentando algo que incomoda o consumidor e desvia imediatamente sua atenção.

Muitas vezes, criar conteúdo do zero para marketing de conteúdo é algo complicado. Por isso, a curadoria de conteúdo digital é uma solução inteligente. Ela consiste em uma pesquisa e seleção de assuntos que sejam relevantes e que façam sentido com a empresa e o cliente.

Se optar por essa tendência de marketing digital, é importante que você esteja sempre ligado em redes sociais e canais de informação no geral. Assim você garante não estar falando mais do mesmo e não corre o risco de deixar algo bacana passar despercebido.

Marketing Interativo

Engajamento é um fator que agrega muito em campanhas de marketing. Ao combinar isso com recursos digitais, nossos consumidores, que estão cada vez mais tecnológicos, se sentem ainda mais atraídos pela possibilidade de ter uma experiência fora do padrão de aquisição.

Exemplo disso é o McDonald’s, que lançou promoções no aplicativo da marca onde você pode ganhar cupons que geram QR Codes para resgate e consumo. Com essa estratégia, a empresa tornou o processo de compra uma experiência bem diferente do comum.

Começando desde já!

Se você gostou de ficar por dentro das principais tendências de marketing digital para 2022, aproveita o finalzinho de 2021 para se informar melhor e entrar com tudo no próximo ano.

Mas de nada adianta aplicar as melhores tendências de marketing se você não conseguir transformar esses consumidores em clientes da sua empresa, não é mesmo?

Acessando esse e-book você descobre absolutamente tudo o que você precisa saber sobre como alavancar as vendas da sua organização utilizando um CRM. Quer um voto de confiança? Essa é a ferramenta utilizada pela nossa empresa!

CRM: Tudo que não te contam sobre a estratégia que pode alavancar as vendas da sua empresa