Hoje em dia, é fundamental utilizar chatbots para ajudar no processo comercial. Afinal, potenciais clientes surgem o tempo inteiro e nem sempre a interação humana é necessária, já que a tecnologia pode fazer boa parte do trabalho. É por isso que os chatbots são capazes de aumentar a conversão de leads significativamente, e ainda otimizam o trabalho da equipe. 

Mas, você sabe como criar um chatbot para um site, ou para redes sociais como WhatsApp e Facebook Messenger? Para essa missão, você vai precisar da ferramenta certa. Há softwares disponíveis no mercado que ajudam a criar e implantar chatbots inteligentes e eficientes, e o segredo é encontrar a plataforma que melhor atende às necessidades do seu negócio. 

E não, você não precisa ser nenhum gênio da programação para utilizar a maioria delas. Por isso, listamos nesse post 16 plataformas de chatbot fáceis de usar e que entregam excelentes resultados, para que você possa escolher a melhor do mercado e criar seu chatbot ainda hoje! Quer saber quais plataformas são? Siga a leitura para conferir!

16 melhores plataformas de chatbot do mercado

  1. Leadster

    O Leadster é um chat focado em otimizar a conversão de leads no seu site. Ao invés de usar apenas formulários em landing pages para capturar leads e obter informações, que tal capturar dados através de uma conversa natural com o usuário? Essa é a proposta dessa plataforma, que utiliza as melhores práticas de otimização de conversão online em um chat inteligente. 

    É possível realizar testes A/B na plataforma para descobrir quais abordagens geram mais conversão entre o seu público, além de verificar painéis de indicadores para conferir os resultados em números. Além disso, o Leadster integra com plataformas importantes do processo comercial, como softwares de automação de marketing e CRMs.  

    A Leadster oferece 14 dias grátis para que qualquer um possa testar a ferramenta, além de contar com planos para diversos tipos de empresa (inclusive um plano free, para sites que geram até 30 leads por mês).

    Nós, do Fleeg, recomendamos o Leadster. Vale muito a pena conhecer. 

  2. Zendesk

    Zendesk é um software de help desk que permite criar chatbots para se comunicar com os clientes através do seu site, e-mail, telefone ou redes sociais. A plataforma permite enviar respostas automáticas para dúvidas frequentes e transferir o atendimento para um humano facilmente caso o robô não der conta do problema. Também é possível configurar fluxos de mensagens e criar bots do zero.

  3. Zenvia

    Zenvia é mais uma plataforma de chatbots bem interessante. Ela permite inserir bots no WhatsApp, SMS, Instagram, Facebook, RCS e no site. Entre as principais funcionalidades, podemos citar o disparo automático de SMS, automação de fluxos de mensagens, envio de pesquisas de satisfação (NPS) e gravação de chamadas.  

    Além disso, o software possui recursos para envio de documentos em diversos formatos, e permite extrair relatórios e indicadores.  

    Os planos variam de preço conforme a quantidade de usuários, disparos e funcionalidades que você escolher. Por isso, é preciso entrar em contato com o fornecedor para escolher a melhor opção para a sua empresa. 

  4. Octadesk

    Octadesk é um software com ferramentas para marketing, vendas e suporte. A plataforma permite criar chatbot com uma base de conhecimento, fazer gestão de conversas, de tickets e personalizar o bot para deixá-lo mais humanizado. 

    Os chats podem ser inseridos no WhatsApp, Facebook Messenger e no site. O fornecedor oferece uma série de planos com diferentes recursos.

  5. Neoway

    Neoway também é uma plataforma de marketing e vendas que, entre as funcionalidades, oferece a opção de criar chatbots que podem ser inseridos no site, no Twitter, no WhatsApp e no Facebook Messenger. Além dos chatbots, ele também possui funcionalidades de gestão de leads e campanhas de marketing. 

    Os planos são personalizados para cada caso, portanto, é preciso contatar o fornecedor para negociar valores.

  6. Jivochat

    O Jivochat é uma plataforma de chatbot que ajuda a vender mais. Ele pode ser utilizado no seu site, no WhatsApp, no Telegram, no Facebook, no Apple Business Chat, telefone ou e-mail. A ideia do Jivo é agilizar a frequência de resposta através de scripts pré-programados.  

    O software ainda oferece indicadores, como análises de visitantes no site. Ele pode ser integrado ao seu software CRM e possui várias opções de planos para atender às necessidades de diferentes negócios.

    Canvas de Planejamento de Campanha de Marketing

  7. ManyChat

    O ManyChat foi desenvolvido especialmente para o Facebook Messenger, mas pode ser utilizado no Instagram, no Shopfy e também para envio de SMS. Ele integra com plataformas como MailChimp, Hubspot, Google Sheets e Zapier, e o preço varia conforme o número de usuários e de interações de cada empresa. 

  8. Botsify

    O Botsify pode ser integrado nas principais redes sociais da sua empresa, como Facebook e WhatsApp, além do site, é claro. A plataforma integra facilmente com plug-ins de análise de dados, e ainda conta com planos personalizáveis.

  9. Drift

    O Drift também é uma ferramenta muito útil para quem busca um bom chatbot. Essa plataforma dá respostas aos visitantes do site em segundos, e permite inserir atendentes e personalizar respostas conforme cada caso.  

    No fim, a plataforma ainda ajuda a obter insights sobre quais tipos de abordagens são mais efetivas, através de dados confiáveis. Assim como algumas outras, o Drift possui planos personalizados e é preciso entrar em contato com o fornecedor para combinar preços.

  10. ChattyPeople

    Incluso com o MobileMonkey, o ChattyPeople permite criar um chatbot no Facebook Messenger, no Skype, Instagram, via SMS ou no site de forma intuitiva, sem a necessidade de editar detalhes muito complexos. Ela é boa para quem quer algo mais fácil de configurar. 

    Esse software utiliza machine learning para dar uma linguagem mais natural ao bot, fazendo parecer que realmente há um humano por trás das mensagens. 

    Além disso, a ferramenta integra com plataformas CRM via APIs e permite a extração de relatórios e indicadores.

  11. Chatfuel

    O Chatfuel também parte do pressuposto da facilidade na hora da configuração do bot. Também não é preciso utilizar códigos e a plataforma também utiliza a Inteligência Artificial para deixar a conversa mais natural. O foco é no Facebook Messenger, mas ela também começou a desenvolver o serviço no Telegram. 

    Essa plataforma permite vincular anúncios do Facebook para que, ao clicar, os potenciais clientes sejam direcionados ao chat. É possível configurar parâmetros para segmentar os leads e ela ainda integra com outras plataformas por meio de APIs.

  12. Cliengo

    Cliengo também é uma boa opção de chatbot. Personalizável, ele permite editar as cores, o logotipo, o nome da janela, idioma etc. Também é possível configurar respostas e horário comercial, para que o bot responda quando você não estiver disponível. Há planos pagos e gratuitos conforme as necessidades de cada negócio.

  13. Take Blip

    Take Blip é uma plataforma de chatbot que integra com uma série de serviços, como WhatsApp, Messenger e algumas plataformas CRM. O Take Blip traz vantagens como: painéis de indicadores, geração de relatórios, atendimento híbrido (bot + humano) e uma série de planos que atendem às diversas necessidades de cada negócio.

  14. Aivo

    O Aivo é mais um bot que utiliza a inteligência artificial para parecer mais humano: ele entende linguagem cotidiana, abreviações e até regionalismos. Esse chatbot envia lembretes e notificações importantes para ajudar na gestão do atendimento. Além disso, ele permite importar dados do Excel e integra com outras plataformas de vendas via APIs. 

    Ele também possui várias opções de planos, tudo depende da necessidade de cada empresa.

  15. Amazon Lex

    Se você quiser desenvolver seu próprio chatbot da forma como preferir, você pode utilizar plataformas mais complexas, como o Amazon Lex. É possível usar o Lex para configurar chatbots complexos através da edição de linhas de código. Como você já deve imaginar, é preciso ter algum conhecimento em programação para utilizá-lo. 

    A cobrança é feita de acordo a quantidade de solicitações de fala ou texto à API processadas pelo bot.

  16. Microsoft Bot Framework

    Nessa mesma linha, temos o Microsoft Bot Framework. Ele também permite que você crie bots altamente complexos e personalizados conforme você preferir. O bom é que ele é totalmente funcional em português, inclusive o NLP, o que facilita na hora de programar o bot.

E aí, gostou da lista? Se você conhece mais alguma plataforma que faltou citar, deixe nos comentários a recomendação!

E para te ajudar a continuar convertendo mais usuários em leads, criamos a nossa checklist landing page que converte. Nela, reunimos algumas das boas práticas mais reconhecidas para otimizar a conversão nas suas páginas de captura, através da otimização dos formulários, dos textos e do layout da página. Clique no banner abaixo para conferir!

Checklist - Landing Page que converte