O trabalho de um profissional de marketing só para quando o mercado para, ou seja: nunca. Tentar vencer o mercado é uma batalha perdida, e o que se pode fazer é analisá-lo, compreendê-lo e até modificá-lo. Para isso, mãos humanas não são suficientes, é preciso de uma mãozinha de uma plataforma de marketing digital.

Neste post, você vai aprender tudo sobre as plataformas de marketing digital e como os recursos delas funcionam para que o processo de marketing na sua empresa fique melhor. Vamos começar entendendo o que é uma plataforma de marketing digital:

O que é uma plataforma de marketing digital?

Uma plataforma de marketing digital reúne ferramentas e recursos automatizados que ajudam na elaboração e execução de estratégias de marketing.

Em resumo, ela proporciona que o seu plano de marketing digital saia do papel e dê resultados. Vamos conhecer melhor o que muda na prática?

Vantagens de usar uma plataforma de marketing digital

Diminui o custo de captação e nutrição de leads

O processo de adquirir leads pode ser, além de caro, pouco efetivo quando não são utilizados recursos de automação para agilizar as coisas.

Imagine que, com uma plataforma de marketing digital, você inibe esse problema e de quebra ainda consegue aumentar o seu rendimento, já que os recursos de automação trabalham 24h por dia.  Esse custo diminui porque a plataforma faz esse trabalho sozinha, sem que alguém precise fazer esse trabalho.

Otimiza o tempo

A principal vantagem da automação que uma plataforma de marketing digital proporciona é a otimização do tempo.

Já pensou o tempo necessário para disparar e-mails manualmente? Ou então acompanhar o engajamento dos leads capturados, um por um? Deixe o trabalho de formiguinha para as máquinas e abra espaço para que o time de marketing brilhe elaborando estratégias inovadoras e eficazes.

Aumento nas vendas

Uma plataforma de marketing digital, além de otimizar o tempo, também abre margem para elaborar fluxos de nutrição personalizados, fazer lead scoring e lead tracking. O lead recebe o conteúdo que quer e engaja mais com a sua empresa, isso diminui o tempo para se fazer uma compra, resultando em mais vendas.

Quais são as ferramentas de marketing digital mais utilizadas?

O arsenal do time de marketing digital pode conter diferentes ferramentas dependendo da empresa, nós preparamos uma lista com as principais. Veja as principais:

  • Google Ads —anuncie no principal mecanismo de busca;
  • Google Optimize — faça otimização de sites;
  • Google Analytics — acompanhe e monitore estatísticas de sites;
  • Google Search Console — monitorar status de indexação e otimização de sites.

Para além das ferramentas do Google, existem outras bastante interessantes também:

  • Semrush — plataforma que ajuda a otimizar a visibilidade digital da sua empresa;
  • Microsoft Power BI — Serviço da Microsoft com recursos de BI (Business Intelligence);
  • Hotjar — ferramenta para acompanhar a interação dos usuários com o seu site;
  • Etus — para fazer o gerenciamento de redes sociais;
  • Streamyard — para fazer lives nas redes sociais;
  • Typeform — para a elaboração de formulários e pesquisas online.

Se você estiver munido das ferramentas ideais e ciente das principais tendências, então o seu marketing digital será imbatível!

Principais recursos em uma ferramenta de automação de marketing

Para extrair o máximo que uma plataforma de marketing digital pode oferecer, é fundamental conhecer cada uma das ferramentas e como utilizá-las da melhor forma possível. Veja quais são as principais:

  • Criador de landing pages;
  • Lead scoring;
  • Automação de vendas;
  • Painel de indicadores.

Cada uma dessas funcionalidades ajuda o dia a dia de um time de marketing e possibilita com que todas as vantagens que listamos acima sejam possíveis de serem alcançadas. Veja o que cada uma faz:

Criador de landing pages

As famosas páginas de “coloque seu melhor e-mail aqui e acesse o nosso conteúdo”, as chamadas landing pages, são o principal recurso para a captura de leads. Como você deve ter imaginado, esse é um recurso praticamente indispensável para uma ferramenta de automação de marketing.

Cabe lembrar que a ferramenta só executa o que você já tem em mente, ou seja: saber como criar uma landing page que realmente converte é fundamental para maximizar a sua taxa de conversão. Vale a pena a leitura do nosso texto sobre o assunto!

Lead scoring

O Lead scoring é um sistema de pontuação que serve para priorizar leads. Na prática, o propósito do lead scoring é analisar quais leads tem mais chances de fechar negócio com a sua empresa.

Isso permite priorizar determinados contatos e não perder tempo com aqueles que possuem baixas chances de fechamento.

Nós já temos um texto excelente sobre lead scoring para você conferir, não esqueça de ler depois!

Painel de indicadores

Existem vários indicadores ou KPIs para acompanhar, fazer projeções e pensar com base em dados. Uma máquina não pode analisar esses dados por você, mas ela pode extrair e organizar em um painel de indicadores, facilitando e muito o trabalho de todos.

Após tantos recursos, você pode se perguntar: mas será que existe uma só ferramenta que possui todos esses mecanismos? E a resposta é: sim! Continue a leitura e entenda melhor:

Fleeg: a melhor plataforma de marketing digital

O Fleeg é uma plataforma de marketing digital completa. Isso porque ele trabalha em todas as etapas do processo de marketing digital e acompanha toda a jornada do lead.

Não tem desculpa para não usar o Fleeg, especialmente porque ele conta com planos que cabem no orçamento de qualquer empresa, inclusive com um plano gratuito!

Você pode começar por ele e, à medida em que o Fleeg ajudar a sua empresa a expandir, ir atualizando o plano contratado para se adequar ao crescimento da sua empresa. Clique no banner abaixo e comece a usar o Fleeg hoje mesmo!

crm inteligente fleeg