Estratégias de Marketing de Conteúdo têm atraído cada vez mais olhares graças ao avanço da tecnologia e o desenvolvimento do Inbound Marketing. Mas você realmente sabe o que é esse método e como ele pode ser utilizado para aumentar as vendas da sua empresa?

Se você quer saber mais sobre esse assunto, acompanhe!

O que é o Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo consiste em uma estratégia de criação e distribuição de conteúdos para atrair e manter usuários interessados em resolver problemas relacionados ao negócio da sua empresa.

Apesar do Marketing de Conteúdo ter surgido offline, atualmente é mais popular na Internet.

Diferenciando o Marketing de Conteúdo do Inbound Marketing

Muitas pessoas confundem o conceito de Marketing de Conteúdo com o de Inbound Marketing, mas é preciso entender que são duas coisas distintas. O Inbound Marketing é a estratégia de fazer com que os clientes procurem a sua empresa, e não que sua empresa procure pelos seus contatos.

Já o Marketing de Conteúdo é a ferramenta que faz com que isso aconteça. Ele se preocupa com a criação de conteúdos de qualidade e que chamem a atenção dos visitantes.

Agora que você já sabe o que é o Marketing de Conteúdo, entenda quais as vantagens de utilizá-lo para aumentar as suas vendas:

Vantagens de utilizar o Marketing de Conteúdo para alavancar as vendas da sua empresa

Por meio do Marketing de Conteúdo…

  • O vínculo com o cliente é maior, afinal, a sua empresa o auxilia com a resolução de problemas, gerando uma relação mais agradável.
  • Graças a esse vínculo de confiança, o cliente passa a nutrir uma relação de fidelização com a empresa. Isso também explica o porquê de as vendas tenderem a aumentar com essa estratégia de Marketing: através dos conteúdos, o cliente sente que está se relacionando com a empresa sempre que é ajudado com alguma informação. Isso gera lealdade, retenção e memória de marca.
  • A empresa ganha mais credibilidade, pois passa a ser consultada como autoridade sobre os conteúdos que produz.
  • O Marketing de Conteúdo promove o início da conversa com o seu possível cliente, aumentando visibilidade e engajamento da sua marca.
  • O Marketing de Conteúdo é mais econômico que outras estratégias de Marketing porque não requer tanto investimento e custo de manutenção, por isso seu retorno sobre investimento tende a ser maior. Isso, é claro, se houver o planejamento e aplicação adequada.

Se você se interessou sobre o assunto e quer começar a produzir conteúdos para a sua empresa, confira o post Por que terceirizar a produção de conteúdo da minha empresa? da Amura Comunicação.

Como planejar e aplicar o Marketing de Conteúdo

Como toda estratégia de negócios, o Marketing de Conteúdo deve ser planejado antes de ser aplicado, então aqui vão algumas dicas:

Entenda seu cliente

Para criar conteúdos interessantes e que atraiam usuários para a sua marca, é preciso traçar o perfil do cliente que a sua empresa deseja alcançar. Esse perfil fictício é chamado de persona: personagem construído de acordo com perfil do seu cliente ideal. Desta forma, os criadores de conteúdos terão mais clareza sobre para quem estão escrevendo.

É importante entender que persona é diferente de público alvo. Público-alvo é um recorte inicial e amplo sobre as pessoas que podem comprar o seu produto.

A persona é um perfil fictício do seu cliente ideal, com gostos, história de vida e problemas, detalhando todos os aspectos para que a sua equipe de marketing consiga desenvolver  conteúdos que vão atrair quem realmente tem interesse em comprar os seus produtos.

Público-alvo vs persona

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso texto sobre como criar personas para a sua empresa.

Escolha os seus canais

É necessário pensar não apenas na criação destes materiais, mas também nos melhores canais para fazer sua distribuição. Não adianta ter conteúdos interessantes se eles não chegarem ao seu público-alvo.

Seja original

Um bom conteúdo não pode ser copiado de nenhum lugar, o seu diferencial será a sua originalidade.

Resolva o problema do seu visitante

Um bom conteúdo deve resolver o problema de quem o lê. O visitante da sua página deve sair com a sensação de ter entendido o suficiente para resolver o problema que deseja.

Faça manutenção das suas redes

O Marketing de Conteúdo não envolve apenas posts em blogs. Além de criar outros tipos de conteúdo como e-books, Webinars e Newsletter, é preciso continuar divulgando os conteúdos que já foram postados.

Tirou suas dúvidas sobre Marketing de Conteúdo? Leia também o nosso post sobre Marketing Digital para pequenas empresas!