Se você trabalha com inbound marketing, sabe como essa prática envolve muitos procedimentos, não é? Desde a atração do lead até o fechamento de negócio, existem muitas etapas que exigem tempo e esforço da equipe de marketing. Assim, para facilitar esse processo e melhorar os resultados da sua estratégia, existem muitas ferramentas de inbound marketing. Para te ajudar a escolher as melhores para sua empresa, separamos 13 delas, distribuídas entre as 4 etapas do inbound marketing:

Vamos começar?

 

Atração

1. Google Analytics

google-analytics-ferramentas-de-inbound-marketing
Imagem por: Academia do Marketing

O Analytics é a principal ferramenta de inbound marketing quando pensamos em acompanhamento de indicadores de um site. Por meio dele é possível monitorar o comportamento dos usuários, incluindo dados do público-alvo, tempo médio dos usuários no site, taxa de rejeição, entre outros.

A ferramenta é especialmente importante para entender quais mídias e estratégias geram mais tráfego para o site. O Analytics é gratuito, você só precisa ter uma conta no Google e inserir uma tag de acompanhamento no código do seu site.

2. Semrush

semrush-ferramentas-de-inbound-marketing
Imagem por: Semrush

O Semrush é uma das ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) mais completas no mercado, ideal para quem faz marketing de conteúdo. Com ela é possível monitorar o tráfego das suas páginas, o ranqueamento de palavra-chave no Google, encontrar backlinks, além de fazer otimizações de SEO para seus conteúdos e muito mais.

Assim, o Semrush é praticamente essencial para criar conteúdos atuais e que atraem leads qualificados. A ferramenta oferece três planos pagos, que podem ser contratados mensal ou anualmente.

3. Hootsuite

hootsuite-ferramentas-de-inbound-marketing
Imagem por: Hootsuite

A Hootsuite é uma das ferramentas de gestão de mídias sociais mais completas do mercado. Integrada com as principais redes sociais, como Instagram, LinkedIn e Facebook, a plataforma permite agendar publicações, oferece curadoria de conteúdos e possui um sistema de monitoramento de engajamento próprio, que ajuda o usuário a entender quais estratégias funcionam melhor em cada mídia.

Além disso, a Hootsuite é aplicável a vários cenários, desde empresas que utilizam as redes sociais apenas para presença de marca até as que geram receita. O contratante pode escolher entre três planos pagos e um gratuito.

4. Broken Link Checker

Para empresas que costumam usar muitos links em seus conteúdos, seja para materiais de interesse do leitor ou empresas parceiras, é particularmente importante que os links funcionem, certo? É para isso que existe o Broken Link Checker, um plug-in gratuito do WordPress que analisa todos os links do site e avisa o usuário quais apresentam erro.

E a checagem é completa: além de fazer uma varredura por todos os links que o site já possui, o plug-in analisa em tempo real os links que serão publicados, evitando qualquer erro.

Captura

5. Unbounce

unbounce-ferramentas-de-inbound-marketing
Imagem por: Unbounce

A Unbounce é uma ferramenta que potencializa a criação de landing pages de modo a converter mais usuários em leads. Sem uma linha de código sequer, é possível criar páginas bonitas e interativas com funções que vão desde o básico até as mais complexas. Além disso, a Unbounce pode ser aplicada a vários tipos de negócios e campanhas, como SaaS, agências, e-mail marketing, ads e outros.

A ferramenta é paga, oferecendo três planos distintos que podem ser contratados mensal ou anualmente. Junto com isso, o usuário pode fazer um teste de 14 dias sem compromissos.

6. Hotjar

hotjar-ferramentas-de-inbound-marketing
Imagem por: Hotjar

Assim como o Analytics, o Hotjar registra e analisa o comportamento dos usuários no site, mas ao invés de trazer indicadores complexos, ele faz isso através dos heatmaps, que indicam onde está a maioria dos cliques em capa página, e gravações em tempo real da atividade de cada usuário. Ou seja, por onde o mouse passou, quanto tempo ele ficou na página e outras informações.

Assim, usando o Hotjar é possível estudar os padrões comportamentais dos usuários e construir páginas e criar conteúdos que se adaptem a tais padrões. Desse modo, o site se torna mais interessante e consegue mais conversões. Os planos da ferramenta são divididos em pessoal, agência e negócios.

7. WPForms

wpforms-ferramentas-de-inbound-marketing
Imagem por: WPForms

Assim como o Broken Link Checker, o WPforms é um plug-in gratuito do WordPress. A ferramenta consiste na criação e acompanhamento dos formulários de contato de uma página. Por ser uma ferramenta simples, de clicar e arrastar, é direcionada principalmente para empresas começando no mercado ou profissionais independentes que precisam criar suas primeiras páginas.

O WPForms te notifica toda vez que um usuário acessa e preenche um formulário. Além disso, oferece templates diversos de formulários e permite o upload de arquivos, deixando a página mais interessante.

8. Artia

artia-ferramentas-de-inbound-marketing
Imagem por: Artia

O Artia é uma ferramenta de gestão de projetos focada em otimizar a organização de tarefas e integração das equipes. Para isso, disponibiliza um kanban completo, ferramenta de cronograma e listas de atividades que podem ser filtradas por responsável, data de entrega, prioridade e outros.

Com essa e outras funções, o Artia é útil no gerenciamento de campanhas de marketing e na organização de tarefas como criação de conteúdos, reuniões de pauta, entre outras. A ferramenta oferece quatro planos, um deles gratuito.

Nutrição

9. Mailchimp

mailchimp-ferramentas-de-inbound-marketing
Imagem por: Mailify

Ao pensar em e-mail marketing, a Mailchimp logo vem à mente. Por ser uma ferramenta simples e intuitiva, fazer a nutrição de leads por disparo de e-mails fica muito mais fácil. Junto com isso, a ferramenta possibilita a análise de engajamento com os envios, incluindo taxa de contatos que abriram os e-mail ou que clicaram nos links incluídos.

Para aumentar o engajamento, a Mailchimp disponibiliza templates de e-mails estéticos e profissionais, que passam uma boa impressão da empresa. Essas funcionalidades estão disponíveis no plano grátis da ferramenta, além de planos pagos mais complexos e consultivos.

10. E-GOI

egoi
Imagem por: E-GOI

A E-GOI, assim como a Mailchimp, faz a automação de e-mail marketing, e mais. Com ela é possível enviar SMS para sua base automaticamente, além de notificações push com novidades e conteúdos da sua empresa. Desse modo, é possível fazer a nutrição de leads por vários meios.

A plataforma divide suas soluções entre diversos tipos de negócio, como agências, empresas de turismo, varejo e outros. Junto com isso, é possível contratar a E-GOI por meio de assinaturas ou por mensagem ou e-mail enviado.

Conversão e venda

11. Fleeg

fleeg-ferramentas-de-inbound-marketing

O Fleeg é uma ferramenta de CRM (customer relationship managment) completa e intuitiva. Com ela é possível registrar todas as informações de um lead em um banco de dados seguro, criando um histórico daquela pessoa com a empresa.

Junto com isso, a plataforma automatiza tarefas do processo de vendas baseando-se em gatilhos, como o download de um e-book, e cria lembretes para que os vendedores executem cada tarefa no momento certo. As funcionalidades do Fleeg são divididas em dois planos, onde o preço aumenta conforme a quantidade de usuários.

12. CRM Piperun

piperun
Imagem por: CRM Piperun

O CRM da Piperun é simples e integrado, possibilitando o acompanhamento do processo de vendas do início ao fim. O gerenciamento de tarefas é aberto a todos os usuários, focando na transparência e mantendo a equipe de vendas produtiva.

A Piperun também oferece pequenas funcionalidades que otimizam ainda mais o fechamento de negócio, como criação de propostas em PDF, assinatura de documentos eletrônica, entre outras. A plataforma conta com planos pagos, além dos 14 dias de teste grátis sem compromisso.

13. Nectar CRM

nectarcrm
Imagem por: Docsales

O Nectar CRM é uma plataforma focada no crescimento de empresas, auxiliando no aumento do desempenho das equipes e do reconhecimento da organização. Para isso, conta com um CRM completo e intuitivo, com funcionalidades de produtividade como alertas de estagnação, lembretes de contato com o cliente, registro de informações automático e outras.

A plataforma conta com planos específicos que se adequam a pequenas e grandes empresas. Junto com isso, oferece um plano grátis bem completo.

Percebe como existe um tipo de ferramenta de inbound marketing para cada etapa do processo? Isso permite que as empresas contratem exatamente o que precisam, mas isso também pode ser um empecilho para quem precisa otimizar mais de uma etapa, ou então todo o processo! Nesses casos, ferramentas completas são mais benéficas, pois resolvem vários problemas com um único valor de contratação.

Precisa otimizar seu processo de inbound marketing? Então faça um teste grátis do Fleeg, que além de um CRM, inclui ferramentas como criação de landing pages, gestão de engajamento, automação de e-mail marketing e muito mais!

Teste Grátis