Atualmente o Brasil possui 116 milhões de usuários da Internet, o que representa mais de 55% de toda população brasileira. Para acompanhar as tendências do mercado é preciso estar atento a esses dados, afinal, as chances do seu cliente fazer parte desses 116 milhões são enormes. É nesse contexto que surge o Marketing Digital, estratégia que vem se tornando cada vez mais popular. Muitas pessoas acreditam que o Marketing Digital é uma estratégia aplicável apenas às grandes empresas, mas nesse texto vamos te mostrar como o Marketing Digital para pequenas empresas é a estratégia ideal!

Neste post você vai ver:

Mas primeiro, vamos a alguns conceitos básicos:

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é a técnica de concentrar os esforços de divulgar os produtos e serviços de uma empresa em mídias digitais, entre elas redes sociais, buscadores (Google, Bing, etc), e-mails, sites, entre outras. Essas mídias podem ser classificadas em três formatos: pagas, próprias e ganhas.

Mídias pagas

São as mídias onde a empresa paga para estar. Por exemplo: anúncios patrocinados através de ferramentas como Facebook, YouTube e Adwords, do Google.

Mídias próprias

Referem-se aos conteúdos gerados nas plataformas da própria empresa, como blogs e redes sociais. Ou seja, mídias em que a própria empresa é dona.

Mídias ganhas

Quando alguma outra pessoa compartilha conteúdos da sua empresa, referenciando o seu material original. Por exemplo: links de outros sites e menções nas redes sociais.

Mas agora que você já sabe os 3 possíveis formatos de divulgação da sua empresa em mídias sociais, você deve estar se perguntando:

Por que utilizar o Marketing Digital em pequenas empresas?

O Marketing Digital é o caminho mais indicado para atrair clientes para uma pequena empresa, já que ele oferece uma série de vantagens. Saiba quais:

Aproximação do cliente com a empresa

O Marketing Digital permite que o cliente encontre a sua empresa através de pesquisas na Internet. Essa interação faz com que cliente e empresa nutram uma relação mais próxima, tornando a comunicação mais fácil e agradável.

Resultados monitorados

Em uma pequena empresa é importante monitorar resultados, afinal, qualquer erro de investimento pode gerar grandes prejuízos. No Marketing Digital esse monitoramento pode acontecer de forma instantânea. Assim, se algo não der certo, é possível que a empresa mude sua estratégia a tempo de recuperar os ganhos.

Custo

O Marketing Digital, obviamente, também precisa de investimentos. No entanto, ele é mais barato que o Marketing Offline porque não requer gastos com impressão de material gráfico, aluguel de plataformas para veiculação destes materiais, entre outros.

Além disso, quando falamos em mídias digitais falamos em “custo por clique”. Ou seja, você só irá pagar por anúncios que foram exibidos e geraram interesse do seu cliente.

Maior alcance

Esqueça os limites geográficos! Como falamos no início do texto, só no Brasil são milhões de pessoas conectadas, por isso o Marketing Digital pode ter um alcance maior: as chances do seu cliente conhecer a sua empresa através da Internet são maiores do que por outdoors ou anúncios em jornal impresso, onde existem limitações geográficas.

Agora que você já sabe o que é marketing digital e quais os benefícios em adotá-lo com estratégia de marketing na sua pequena empresa, vamos te ensinar por onde começar:

Como começar a usar o Marketing Digital na sua pequena empresa

Assim como qualquer outra ação dentro da pequena empresa, o Marketing Digital precisa ser planejado. Veja o passo a passo desse planejamento:

1. Analise a sua concorrência

É muito provável que as empresas que estão no mesmo ramo que o seu também usem o Marketing Digital. Fique atento aos métodos adotados pelos seus concorrentes e motive sua equipe a planejar estratégias para que seus conteúdos e mídias se sobressaiam.

2. Escolha os canais que sua empresa deve estar

Cada canal possui características e públicos diferentes. É necessário estudar quais são os canais em que o Marketing da sua empresa deve atuar. Entenda onde estão os seus clientes . Uma loja de roupa popular certamente não chegará nos seus clientes se investir em anúncios no LinkedIn, por exemplo.

3. Planeje o investimento

Você deve planejar qual é a verba disponível para investir em mídias pagas, tecnologias e equipe. É fundamental contratar uma equipe atualizada e preparada e ter uma infraestrutura interessante para que esses profissionais trabalhem.

4. Planejamento de produção conteúdos

Não adianta alimentar as redes sociais da sua empresa em longos intervalos de tempo, muito menos copiar textos de outros sites ou criar conteúdos desinteressantes. Os visitantes não serão atraídos por esse tipo de material. Você deve planejar como irá produzir e distribuir seu conteúdos pelas diferentes mídias digitais – mas esse é um assunto para outro post.

Ficou com vontade de começar a utilizar o marketing digital na sua pequena empresa? Então confira outros materiais que podem te ajudar: aprenda a usar o Inbound Marketing como estratégia de Marketing Digital e descubra como usar o Marketing de Conteúdo para atrair novos leads!