Você já fez cadastro em um site ou forneceu os seus dados em troca de um e-book? Se sim, isso significa que você virou um lead para aquela empresa e tem a possibilidade de ser convertido para gerar uma venda.

No Marketing Digital, leads são os clientes em potencial que em algum momento forneceram dados para a empresa por meio de uma troca de benefícios. Mas a jornada desse lead não termina aí, ele ainda precisa ser nutrido e convertido para gerar algum lucro para a empresa.

Esse é o principal objetivo das estratégias de marketing voltadas para venda. Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura para saber tudo que precisa sobre conversão de vendas.

E-book Leads: Tudo que você precisa saber para qualificar e gerenciar leads no seu negócio

O que é conversão de vendas?

Essencialmente, conversão significa transformar uma coisa em outra. Quando se trata de vendas, isso quer dizer que por meio de ações estratégicas você irá transformar um lead em cliente.

Sempre que uma venda ocorre, pode-se dizer que um lead foi convertido em vendas e, para que isso aconteça, é necessário conduzir o cliente em potencial pelas etapas do funil de vendas:

funil de vendas

Existem alguns elementos indispensáveis no funil de vendas, na etapa de nutrição, que são essenciais para facilitar que os leads sejam convertidos:

Elementos essenciais para facilitar a conversão de vendas

Automação de marketing

As automações de Marketing são ações automatizadas por meio da tecnologia. Quando se trata de nutrição de leads, isto é feito na gestão de leads através de workflows que utilizam estratégias de Inbound Marketing.

Conteúdo de qualidade

Você pode ter o melhor planejamento do mundo, mas se o conteúdo não tiver qualidade é muito difícil fazer com que o lead se interesse pelo seu produto ou serviço. Algumas ações que podem auxiliar na qualidade do seu conteúdo são:

  • Selecionar conteúdos adequados para etapa do funil de vendas;
  • Aplicar a linguagem adequada para a sua empresa;
  • Manter consistência dos conteúdos;
  • Utilizar métodos de escrita como AINDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação);
  • Realizar a curadoria dos conteúdos.

Acompanhamento constante

Mesmo com a automação de marketing, é necessário realizar o acompanhamento constante dos resultados, facilitando a identificação de erros no fluxo. Desta forma, é possível otimizar o fluxo de vendas e garantir que mais leads sejam convertidos.

Checklist - Landing Page que converte

Service Level Agreement (SLA)

O SLA é um acordo entre o setor de venda e o de marketing que define quando um lead se torna responsabilidade da equipe de vendas. Assim, é possível garantir a condução correta de leads até a etapa de conversão.

Como fazer conversão de vendas?

Com os leads devidamente nutridos com as dicas abordadas anteriormente, é hora de realizar uma venda, ou seja, fazer a conversão.

A equipe de pré-vendas precisa analisar os leads e determinar quais estão qualificados para a realização de um contato direto e determinar a melhor forma de realizar esta abordagem. Com essa etapa concluída, é hora de a equipe de vendas entrar em ação!

Como fazer conversão de vendas

Mas como garantir que a taxa de conversão de vendas está gerando lucros para o seu negócio? Continue a leitura para entender o que é taxa de conversão de vendas e como calculá-la!

O que é uma taxa de conversão de vendas?

A taxa de conversão de vendas é uma métrica que mensura quantos leads foram convertidos em vendas. É um número que mostra qual porcentagem da sua base de leads realmente traz resultados para o seu negócio.

Para fazer o cálculo da taxa de conversão é simples, é só dividir o número de conversões pelo número de contatos:

(Conversões no período / total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%)

Não existe um número que determine a taxa de conversão ideal, é necessário que você entenda quais são os objetivos estratégicos da sua empresa e conheça as taxas de conversão ideais para o seu segmento.

Por que calcular a taxa de conversão?

Com a análise da taxa de conversão de vendas é possível identificar quais são os gargalos ao longo do funil de vendas e criar estratégias para melhorá-lo. Ela é o principal indicador de quais ações estão sendo efetivas e gerando mais clientes.

Deu para perceber que a conversão de vendas é a essência de qualquer negócio, certo? Ter um processo bem estruturado e contar com dados confiáveis no funil de vendas é fundamental para prever as vendas, contornar erros e realizar o planejamento de ações. Mas e se os dados não forem confiáveis?

Confira o nosso webinar para descobrir como construir um funil de vendas confiável, como fazer reuniões de acompanhamento de funil, auditoria de vendas e muito mais!

Funil de vendas webinar