A apresentação comercial é a porta de entrada para o cliente conhecer o seu negócio, serviço ou produto. Através dela, a empresa pode contar a história da organização, destacar os seus pontos fortes e mostrar como o serviço dela é capaz de solucionar as dores do seu público.

Steven Jobs deixou inúmeras lições quando o assunto é apresentar um produto ao público. Mais do que conseguir prender a atenção de toda a sua audiência, ele era capaz de encantá-la.

Portanto, se você quer saber como fazer uma apresentação comercial irresistível, encantar o seu público e fechar ainda mais negócios, siga a leitura!

Nesse texto você verá:

O que é apresentação comercial?

A apresentação comercial é um documento utilizado pelo vendedor com o objetivo de apresentar o seu produto ou serviço ao seu possível cliente. É através dela que ele irá convencer os potenciais consumidores a acreditarem no seu negócio e seguirem até o fechamento da compra.

Na maioria das vezes, ela é feita através de slide shows, que devem ser chamativos, cativantes e personalizados. Também é característica de uma boa apresentação comercial possuir as informações mais importantes da empresa e as soluções que ela oferece.

A apresentação comercial:

  • Permite que o vendedor mostre ao possível cliente que entendeu a sua dor;
  • Permite que a empresa mostre o seu portfólio e os bons resultados que já obteve;
  • Ajuda a empresa a prospectar novos clientes;
  • Permite que a empresa tenha uma vantagem competitiva.


O que precisa conter em uma apresentação comercial?

Em primeiro lugar, uma apresentação comercial deve contar com uma breve apresentação da empresa e dos serviços que ela oferece. Isso é essencial, pois dessa forma o potencial cliente vai conhecer mais sobre a história da organização e será capaz de criar uma conexão mais profunda com ela.

Também é importante que uma apresentação comercial fale um pouco sobre as dores do potencial consumidor e mostre como a empresa pretende resolvê-las. Se você quiser, você também pode adicionar alguns slides contando um pouco sobre os clientes que a sua empresa já atendeu e como o seu serviço foi capaz de resolver o problema deles.

A apresentação comercial influencia diretamente na decisão de compra de um cliente e por isso é essencial que ela seja estruturada da melhor maneira possível. Sendo assim, trouxemos algumas dicas que irão te ajudar a fazer uma apresentação comercial completa. Confira no tópico a seguir!

Como fazer uma apresentação comercial irresistível?

1. Apresente o seu negócio

Nesse primeiro passo você irá fazer uma pequena apresentação da sua empresa e descrever quais produtos ou serviços ela oferece. Aqui você também pode destacar prêmios e certificações da organização, pois isso garante mais autoridade ao negócio.

Mas lembre-se: seja objetivo e vá direto ao ponto, assim você não corre o risco de deixar o seu público entediado.

2. Recapitule as dores do seu possível cliente

Se você fez uma boa qualificação com o seu possível cliente, você certamente levantou uma série de necessidades e dores que ele possui, certo? Pois agora chegou o momento de fazer uma recapitulação de todos os problemas que o cliente deseja solucionar.

Dessa forma, você vai lembra-lo de que sua dor é real, latente e diária e que você tem a solução adequada para resolvê-la.

Uma boa maneira de fazer isso é por meio do Storytelling. Podemos definir Storytelling como “a prática de se contar uma boa história”. Isso significa que ao contextualizar as dores do seu potencial cliente você deve construir uma narrativa envolvente que cative e engaje o público.

3. Apresente a solução

Depois de recapitular todas as dores do seu potencial cliente, chegou o momento de apresentar a solução. Aqui você deve descrever detalhadamente como o seu produto ou serviço será capaz de resolver todos os problemas que foram citados no tópico anterior.

Utilize diversos slides para apresentar todas as funcionalidades, recursos e benefícios do seu produto. É importante lembrar que os benefícios devem ser específicos e adaptados exatamente para o seu potencial cliente.

Aqui você também pode montar uma tabela comparativa e mostrar dois cenários diferentes: um com o seu produto e um sem o seu produto.

4. Prove o valor do seu negócio

Agora chegou o momento de provar que o seu produto ou serviço é realmente capaz de solucionar as dores do seu potencial cliente. Portanto, aqui você irá apresentar todos os seus cases de sucesso e vídeos de depoimentos.

Um case de sucesso é extremamente importante para uma empresa, pois é o depoimento da experiência que um cliente teve utilizando o seu produto. Além disso, mostrá-lo em sua apresentação comercial permite:

  • Comprovar os resultados reais;
  • Aumentar a credibilidade do produto ou serviço;
  • Motivar e passar mais confiança para o potencial cliente.

5. Mostre o investimento

Por fim, chegou o momento de mostrar qual será o investimento total para adquirir o produto ou serviço da sua empresa. Para isso, você pode inserir no final da sua apresentação comercial uma tabela de preços.

Sabemos que passar o preço para o cliente não é uma tarefa fácil. Porém, você pode contar com algumas técnicas que são utilizadas por vendedores de sucesso, como os gatilhos de escassez, por exemplo.

4 dicas para você aperfeiçoar a sua apresentação comercial

Conheça a sua audiência

O principal objetivo da apresentação comercial é mostrar para o potencial cliente como o produto ou serviço da empresa é capaz de solucionar as suas dores, certo? Mas como fazer isso sem nem conhecer as necessidades do cliente?

Conhecer o público-alvo é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Fazendo isso você será capaz de realizar uma apresentação comercial personalizada para o cliente e muito mais assertiva.

Seja objetivo

Você já percebeu como o mundo digital deixou as pessoas mais ansiosas e impacientes? Pois é, está cada vez mais difícil prender a atenção dos consumidores. Por isso, na hora de realizar a sua apresentação comercial, é importante que você seja o mais simples e objetivo possível.

Não fique de enrolação e vá direto ao ponto. A objetividade é uma qualidade fundamental para os negócios e pode ser o grande diferencial da sua apresentação comercial.

Crie Rapport

Rapport, na área de vendas, significa um estado de relacionamento empático entre o vendedor e o cliente. Ou seja, é uma técnica utilizada para gerar confiança, deixando o potencial cliente mais seguro para trocar e obter informações.

Em uma apresentação comercial, o rapport é fundamental, pois os compradores querem se sentir conectados com a empresa.

Utilize um modelo pronto

Você ainda tem dúvidas de como fazer para montar a sua apresentação comercial? Se a resposta for sim, então você precisa de um material de apoio. E para isso você pode contar com o nosso modelo pronto de apresentação comercial!

Com ele é possível adaptar a apresentação conforme o serviço ou produto que você irá oferecer. Além disso, ele é um modelo atrativo e dinâmico e irá te ajudar a transmitir todos os benefícios do seu negócio. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Kit proposta e apresentação comercial