As redes sociais revolucionaram o marketing. Com elas é possível obter visibilidade e reconhecimento sem gastar milhares de reais em um comercial de 30s na TV Aberta.

Com uma boa estratégia em Marketing de Conteúdo, já é possível aumentar a confiança e engajamento do seu público, mas para quem deseja resultados rápidos a melhor opção é utilizar anúncios pagos.

Neste post você irá entender em detalhes como anunciar em uma das plataformas mais populares da atualidade: o Instagtam!

O que é Instagram Ads?

Explorando o feed ou os stories do Instagram, você já viu algum vídeo, foto ou carrossel patrocinado de uma marca que você não segue? Se sua resposta foi sim, você está sendo impactado por um anúncio do Instagram.

O Instagram Ads é um serviço que permite veicular anúncios no feed ou nos stories da plataforma, gerando mais cliques, conversões, visualizações e outras ações que dependerão do seu objetivo.

Continue lendo para saber ainda mais sobre essa ferramenta que irá ajudar no crescimento do seu negócio!

Quanto custa anunciar no Instagram Ads?

Uma das primeiras coisas que definimos no planejamento de uma campanha é o orçamento, certo? Então não dá para deixar de falar dos custos que envolvem anunciar no Instagram!

Assim como no Google Ads, é você quem determina quanto será investido em cada anúncio. Na hora de criar a sua campanha você tem duas opções:

  • Investir um valor diário, determinando um gasto máximo por dia;
  • Investir um valor por campanha, determinando um valor geral por um período.

Agora que já falamos de custos, é hora de entender como funciona na prática a criação de um anúncio.

Passo a passo de como anunciar no Instagram Ads

Passo 1: Escolha a forma que você deseja anunciar

O primeiro passo é escolher como você deseja fazer o seu anúncio. No caso do Instagram, temos duas opções: pelo próprio aplicativo ou pelo gerenciador de negócios do Facebook, que é a que iremos explicar neste post.

Apesar da primeira opção ser mais fácil, o gerenciador de Negócios do Facebook possibilita acessar recursos mais avançados de criação e acompanhamento de campanhas, trazendo resultados mais efetivos.

Passo 2: Configurar sua conta no Instagram e no gerenciador de negócios

O segundo passo é cumprir alguns pré-requisitos antes de começar a anunciar. Para fazer os anúncios no Gerenciador de Negócios é preciso ter uma conta no Facebook com uma página para a sua marca, migrar o seu Instagram para uma conta profissional e vincular o seu Instagram a sua página no Facebook.

Parece muita coisa né? Mas calma, é só seguir as instruções abaixo:

Como criar uma página no Facebook

Como migrar para uma conta profissional no Instagram

Como vincular sua conta a página do Facebook

Passo 3: Escolha seu objetivo

Agora que você já passou por todos os pré-requisitos, é hora de começar a configurar o seu anúncio. O primeiro passo será escolher o seu objetivo: reconhecimento da marca, alcance, tráfego, engajamento etc.

Escolher objetivo do anúncio

Os objetivos estão divididos em 3 categorias: reconhecimento, consideração e conversão. A sua escolha vai depender de qual é sua estratégia para a campanha.

Em nosso post sobre Facebook Ads detalhamos cada um desses objetivos.

Veja tambémComo anunciar no Facebook Ads: confira o guia completo!

Passo 4: Identificar seu público

Quem você quer atingir com o seu anúncio? É justamente isso que você deve definir nessa etapa. É possível segmentar o seu público por idade, gênero, localização, forma de interação, interesses e muito mais!

Identificar público alvo

Nas opções avançadas, existe ainda uma parte de “Conexões” onde você pode selecionar o público que está mais próximo da sua marca.

Uma dica legal é fazer essas segmentações base na buyer persona da sua marca! Não tem ainda uma persona? Não se preocupe, você pode baixar o nosso template gratuito e montar uma:

Template de persona

Passo 5: Selecionar a rede social do anúncio

Aqui você pode escolher se quer anunciar só no Instagram ou incluir o Facebook na sua campanha e se ela será veiculada apenas para mobile ou para desktop também.

Selecionar dispositivo

Passo 6: Determinar um orçamento

Agora é hora de definir o quanto você irá investir nos seus anúncios. As opções irão variar de acordo com o seu objetivo de marketing selecionado na etapa 3.

Definir orçamento

Passo 7: Criar os anúncios

Com todas as partes técnicas definidas, é hora de escolher o formato que você irá utilizar e ser bem criativo na hora de montar o seu anúncio.

Existem 5 formatos disponíveis:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Carrossel;
  • Instagram Stories;
  • Reels.

Uma dica legal é que, segundo o Instagram Report de 2021, os anúncios em formato de vídeo recebem a maior taxa de engajamento.

Formato do anúncio

Ah, não se esqueça de prestar atenção no tamanho das imagens e dos vídeos! Depois é só escrever uma chamada e escolher o botão de CTA (call-to-action) com a URL de destino.

Você também pode melhorar o desempenho do seu anúncio seguindo essas 5 dicas:

Como melhorar o anúncio no Instagram Ads

Passo 8: Acompanhar o desempenho dos seus anúncios

Com o seu anúncio publicado, é importante acompanhar constantemente o Gerenciador de Anúncios e analisar as métricas que fazem sentido para a sua estratégia. Desta forma, você pode fazer ajustes conforme necessário para obter melhores resultados!

Recapitulando…

Como anunciar no Instagram Ads

Conseguiu entender o Instagram Ads e como ele funciona? Utilizar esse serviço é uma maneira rápida de obter resultados para os seus objetivos, mas uma boa estratégia de marketing possui inúmeras etapas.

Quer saber como converter os clientes em potencial do seu negócio em vendas? Não deixe de conferir o nosso e-book gratuito “Leads: tudo que você precisa saber para qualificar e gerenciar leads no seu negócio.”

E-book Leads: Tudo que você precisa saber para qualificar e gerenciar leads no seu negócio