Você sabe o que difere os vendedores que batem a meta todo fim do mês daqueles que nem sempre apresentam resultados satisfatórios? A resposta está nas técnicas de vendas utilizadas por cada um!
Para vender bem e alcançar os melhores resultados profissionais é essencial dominar as técnicas de abordagem de vendas. Além disso, também é fundamental saber como utilizá-las da forma mais adequada em cada momento.
Quer conhecer as principais técnicas de abordagem de vendas que vão te ajudar a vender mais e com mais muito mais eficiência? Então, siga a leitura!
7 técnicas de abordagem de vendas para vender mais
1. Escute o cliente
Você já ouviu dizer que o cliente é a alma do negócio? Pois essa é a mais pura verdade! Sem clientes nenhum negócio sobrevive.
Portanto, priorizá-los e escutar as suas necessidades é fundamental se você deseja vender mais e ser reconhecido no mercado. Já dizia Phillip Kotler “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.
Além disso, escutando as dores dos clientes é possível:
- Inspirar confiança no consumidor;
- Melhorar o processo comercial do negócio;
- Entender as necessidades dos clientes e oferecer uma solução personalizada;
- Fidelizar mais consumidores;
- E claro: vender mais!
2. Venda uma solução e não apenas um produto
Não venda apenas um produto ou serviço, venda uma solução! Essa técnica de venda é extremamente valiosa pois o lead não deseja saber o que a sua empresa faz ou como ela faz, mas sim de que jeito ela será capaz de resolver os problemas dele.
Aqui é essencial que você já conheça todas as dores e necessidades do cliente. Dessa forma, você será capaz de oferecer uma solução mais personalizada e mostrar como o seu produto vai resolver todas essas questões.
Dessa maneira, o cliente consegue enxergar os benefícios de comprar da sua empresa, ficando muito mais rápido e fácil de fechar negócio.
3. Faça uma venda personalizada
De acordo com uma pesquisa da Epsilon, cerca de 80% dos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas que oferecem experiências personalizadas. Isso significa que personalizar o atendimento ao cliente é fundamental para todo negócio.
A venda personalizada tem como objetivo adaptar o atendimento para cada cliente de acordo com as suas necessidades e desejos. Ou seja, vender com uma comunicação direcionada especialmente para determinado cliente e não para grandes públicos.
Algumas vantagens de realizar uma venda personalizada, são:
- Fortalece a confiança com o cliente;
- Aumenta as conversões de venda;
- Melhora a retenção de clientes;
- Conduz o cliente pelo funil de vendas.
4. Não sufoque o cliente
Estar sempre disponível para o cliente e atendê-lo da melhor maneira possível é fundamental em todo negócio. Mas, isso não significa que o vendedor deve ser insistente e pressionar o consumidor.
Pelo contrário! Nenhum cliente gosta de se sentir sufocado e forçar a barra pode, na maioria das vezes, mais afastar o consumidor da empresa do que aproximá-lo.
Portanto, deixe o cliente à vontade, escute o que ele tem para dizer e espere até que ele tome a decisão de fechar negócio, sem pressioná-lo.
5. Saiba qual o diferencial do seu produto ou serviço
Infelizmente existem diversas empresas no mundo vendendo o mesmo produto ou prestando o mesmo serviço que você. Assim, achar o diferencial do seu negócio é fundamental!
- Portanto, pare e analise algumas questões, como:
- Por que o cliente deve escolher a sua solução e não a do seu concorrente?
- O que torna a sua empresa e os seus serviços inigualáveis?
- O que o seu serviço vai proporcionar ao cliente que nenhum outro vai?
- O que a sua empresa faz que nenhuma outra do mundo faz?
São essas respostas que vão fazer com que o cliente compre de você e não da concorrência!
6. Procure uma conexão emocional com o cliente
A venda é um processo emocional, ou seja, a maioria das nossas decisões de compra ao longo da vida têm origem no coração e não na mente. Isso significa que é necessário encantar o cliente em cada detalhe.
E a melhor maneira de fazer isso é encontrando uma conexão emocional com o consumidor, como por exemplo:
- Interesses em comum;
- Pessoas que ambos conhecem;
- Preferência por times de futebol;
- Preferência por bandas ou filmes;
- Cidade que nasceram.
7. Foque em perguntas abertas
Sabe aqueles tipos de perguntas que iniciam com “o que”, “por que” ou “como”? Elas são muito mais eficientes, pois não podem ser respondidas apenas com sim ou não. Além de que elas ajudam a manter o diálogo com o cliente e capturar informações mais valiosas.
Portanto, prefira esse tipo de abordagem. Dessa maneira, o consumidor pode falar de maneira mais aprofundada sobre suas dores, necessidades e desejos e você vai evitar que a conversa entre vocês fique superficial.
💡 Dica extra: Utilize a estratégia de Sales Engagement
Nutrir um bom relacionamento com o cliente e engajá-lo durante o processo comercial é fundamental para manter um bom número de vendas, não é mesmo?
A estratégia de Sales Engagement busca otimizar a forma como as empresas se relacionam com os clientes. Com ela é possível realizar abordagens multicanais e ter um bom timing para entrar em contato com o cliente interessado.
Se você ficou interessado e deseja saber como essa estratégia pode te ajudar a vender mais e de forma mais eficiente, você não pode deixar de ler nosso manual avançado de Sales Engagement. Nele você vai ver:
- O que é Sales Engagement;
- Como montar fluxos de cadência;
- Como realizar touchpoints adequadamente;
- Como analisar indicadores;
- E muito mais!
Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente!