Você tem dificuldade para gerenciar o seu processo ou o seu time de vendas? Definir metas, identificar gargalos, monitorar indicadores sem abandonar nenhuma oportunidade é um processo desafiador.

As planilhas de vendas são ferramentas que tem como objetivo auxiliar e controlar o gerenciamento de vendas e de clientes. A partir delas é possível realizar o monitoramento dos mais diversos processos e resultados da equipe de vendas.

Quer saber quais os principais tipos de planilhas e fazer o download gratuito de todas elas? Então, siga a leitura!

 

O que é e para que serve uma planilha de vendas?

A planilha de vendas é uma ferramenta que ajuda no gerenciamento e controle de vendas de uma empresa. Ela serve para registrar os produtos vendidos, quais clientes compraram, quais foram os vendedores responsáveis pelo fechamento do negócio, as formas de pagamento utilizadas, entre muitas outras informações.

Alguns tópicos que podem conter em uma planilha de vendas, são:

  • Nome do produto que foi vendido;
  • Data em que o produto saiu do estoque;
  • Por qual valor o produto foi vendido;
  • O número de parcelas de cada venda;
  • O intervalo entre os dias de cada parcela.

Ela é uma ferramenta essencial para qualquer empresa, pois com ela você tem na palma da sua mão todas as informações dos negócios que foram realizados pela sua organização.

Quer saber quais os principais tipos de planilha e ainda baixá-las gratuitamente? Então confira o tópico a seguir!

Tipos de planilha de vendas + download gratuito

 

1 – Planilha de controle de vendas e comissões

Não é novidade que a melhor forma de incentivar um vendedor é por meio da comissão. No entanto, simplesmente deixar as vozes da sua cabeça dizerem qual a porcentagem deve ser aplicada sobre o volume de vendas não é nem de longe a forma ideal e indicada de fazer isso.

A planilha de controle de vendas irá ajudar a estimar o lucro líquido necessário para atingir a meta de faturamento anual da empresa. Além disso, ela permite calcular qual a meta mensal para cada vendedor e definir o percentual de comissão mais adequado para equipe.

Planilha para calcular comissão de vendas

2 – Planilha de acompanhamento de vendas por vendedor

Você já teve dificuldades em avaliar o desempenho dos seus vendedores? Apesar de ser um dos fatores mais importantes para a saúde do negócio, esta avaliação é feita muitas vezes de forma subjetiva, sem dados para apoiar as conclusões.

Uma planilha de acompanhamento de vendas por vendedor reúne os principais indicadores de performance. Isso ajuda a acompanhar de forma mais clara e precisa as estratégias da equipe de vendas e como o time está se saindo.

Dashboard de acompanhamento de vendas por vendedor

3 – Planilha do Funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta que descreve todas as etapas do processo comercial, desde a criação da oportunidade até o fechamento da venda. Ele é ideal para empresas que possuem soluções com ciclos de vendas mais longos, ou seja, quando a compra não é normalmente feita por impulso.

A planilha do funil de vendas serve justamente para agrupar todas essas informações e facilitar o acompanhamento constante dos números do time comercial. Ela é a solução ideal para empresas menores e com poucos funcionários.

Planilha de funil de vendas em excel

4- Planilha de controle de vendas

Controlar e gerenciar as vendas é essencial para qualquer organização, pois isso permite otimizar as operações do negócio e melhorar o planejamento financeiro da empresa. Além disso, ter um controle de vendas eficaz possibilita melhorar o relacionamento com o cliente e conquistar mais estabilidade.

A planilha de controle de vendas é a ferramenta ideal para quem deseja controlar suas vendas, calcular metas, gerenciar o time e identificar possíveis gargalos.


Como uma planilha de funil de vendas pode te ajudar a gerenciar suas vendas?

Um bom gerenciamento de vendas permite que a empresa reduza seus custos, aumente a produtividade da equipe comercial, potencialize seus lucros e atenda as demandas dos consumidores da melhor maneira possível.

Porém, sabemos que gerenciar as vendas de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas ela pode ser muito menos complicada se você utilizar as ferramentas certas. E para isso você pode contar com um funil de vendas!

O funil de vendas é uma ferramenta utilizada para acompanhar os números do time comercial. Com ele é possível obter, em apenas alguns cliques, os principais indicadores que vão te auxiliar na tomada de decisões. E foi pensando nisso que preparamos uma planilha de funil de vendas em Excel! Você pode baixar gratuitamente clicando no banner abaixo!

Planilha de funil de vendas em excel