Publicado originalmente em 14 de junho de 2019 | Atualizado em 27 de abril de 2020

Quando se fala em gestão de equipes de vendas, uma das coisas mais importantes é ter boas ferramentas de trabalho. Por isso, a escolha das ferramentas de vendas deve ser baseada nas necessidades da equipe. O gestor deve investir em soluções que geram retorno, e não perder tempo e dinheiro carregando a equipe com ferramentas que não são adequadas e acabam até atrapalhando a rotina de trabalho.

Mas não se preocupe: organizamos nossas sugestões de ferramentas de vendas em categorias para que você possa escolher apenas aquelas que são adequadas às reais necessidades da sua equipe. Navegue pelo menu e descubra a ferramenta ideal:

Conheça as melhores ferramentas de vendas para a sua equipe: começando pelo começo

É preciso entender que nem todas as empresas são iguais, logo, nem todas têm as mesmas necessidades. Sabendo disso, é lógico que as empresas vão precisar de ferramentas diferentes no dia a dia.

Mas não pense que trazer mais tecnologia significa obrigatoriamente mais sucesso nas vendas. Às vezes, menos é mais: um conjunto de poucas e boas ferramentas pode ser muito mais eficiente do que uma porção de ferramentas com funcionalidades desperdiçadas.

Por isso, nossa dica é que você analise sua equipe e faça uma lista das necessidades que precisam de uma solução. Essa lista vai ser fundamental para você avaliar as ferramentas de vendas que separamos a seguir.
CRM

Sistemas CRM

Se os seus vendedores estão lutando para gerenciar o relacionamento com os clientes em planilhas difíceis e frequentemente perdendo oportunidades por falta de organização, você precisa encontrar uma ferramenta que faça isso por eles. Confira estas sugestões de ferramentas de sistemas CRM:

1) Copper

O Copper é um CRM americano feito para integrar-se ao pacote de aplicativos da Google, o G Suite, ao contrário da maioria dos CRMs que se conectam ao Office 365 (opção da Microsoft). O Copper preza pela automação de tarefas operacionais para que o vendedor tenha mais tempo para fazer o que realmente importa: criar relacionamento com os clientes.

Há uma versão de teste gratuita por 14 dias e opções pagas a partir de U$19/mês.

2) Close

O foco do Close é a combinação entre o CRM de vendas e a automação de marketing. A ferramenta permite que o vendedor faça ligações, mande e-mails e SMS, tudo de dentro do CRM. O ponto negativo é que o sistema não disponibiliza suporte em português, e a interface é toda em inglês.

De todo modo, é possível testar o Close por 14 dias e tirar suas próprias conclusões.

3) Fleeg

O Fleeg é um software brasileiro de  Gestão de Leads e Clientes que conta com um sistema CRM. A vantagem dele é que além de organizar todos os contatos de cada vendedor, ele programa as atividades conforme a prioridade de cada cliente (os que já estão mais perto de fechar a compra devem receber atenção primeiro, né?) e disponibiliza o histórico de interações para que a interação seja a mais personalizada possível.

O Fleeg sai por apenas R$35,00 por usuário, mas você pode testá-lo por 10 dias gratuitamente.

Análise de dados com Inteligência

Análise de dados com inteligência

4) Leadfeeder

O Leadfeeder pega as visitas anônimas do seu site e revela quem são as pessoas que estão por trás delas. Essas informações podem ser exportadas para o seu CRM e transformar-se em novos clientes!

5) Chorus.ai

Se você está procurando uma ferramenta que integra dados do registro de contato do cliente e armazena as gravações de chamadas de vídeo, ligações e todos os e-mails, o Chorus.ai é a solução perfeita. Além de armazenar, ele usa Inteligência Artificial (AI) para classificar e organizar os temas tratados em cada conversa, criar playlists com as melhores chamadas e possibilita o aprendizado dos vendedores para que atendam cada vez melhor.

6) Insidesales.com

O Insidesales.com também utiliza a AI, mas para um propósito diferente. O objetivo dessa ferramenta é priorizar alguns contatos com base nas interações e no interesse que eles demonstram. O Insidesales.com sugere ações para converter prospects e dá insights para melhorar o relacionamento com os clientes.

7) Power BI

O BI fornece visualização interativa e colaborativa das estatísticas que o usuário considera relevantes, reúne gráficos e tabelas em uma única visão. Assim, traz insights para tomadas de decisão mais rápidas e racionais.
Chat

Chat

8) Intercom Messenger

O Intercom Messenger é um recurso de chat online para websites. Apesar de ser pago, oferece várias funcionalidades que são interessantes para melhorar o atendimento ao cliente. As automações, principalmente: mensagens automáticas e respostas salvas são uma mão na roda para não deixar o cliente esperando por muito tempo.

9) Tawk.to

O Tawk.to é uma ferramenta similar à Intercom Messenger, mas totalmente gratuita. Com ele, é possível programar respostas automáticas, customizar com a identidade da empresa e adicionar vídeos e áudios.

10) Olark

A proposta do Olark é, além de ser um chat para alavancar as vendas, ser utilizado pelo time de marketing e de suporte. É possível integra-lo a vários sistemas de CRM.

11) Smooch

O Smooch é uma ferramenta de comunicação omnichannel: possibilita que a sua empresa esteja presente em múltiplos canais, centralizando o acesso em um só lugar. Integra com WhatsApp, Messenger, Twitter, Telegram e muitos outros canais de contato.

12) WhatsApp Business

Não é surpresa para ninguém que o WhatsApp é a plataforma de conversa mais utilizada no Brasil. O que muita gente não sabe é que o app tem uma versão específica para Negócios, o WhatsApp Business. Com ele, a equipe de vendas pode ter um contato mais próximo do cliente, e ainda assim manter a postura profissional.

13) Zendesk Chat

O Zendesk Chat é uma ferramenta de chat mundialmente conhecida e utilizada. Além de oferecer análise do chat em tempo real, é possível atender o cliente pelo Zendesk em vários canais: pelo próprio site da empresa, Facebook Messenger, LINE, aplicativos móveis etc.

14) JivoChat

O JivoChat é uma ferramenta de chat online que pode ser instalada em websites para conversar com os visitantes e possíveis clientes. Alguns outros recursos da ferramenta também são interessantes para aumentar as vendas: gatilhos ilimitados, monitor de visitantes e integrações com redes sociais.

Ligações

Ligações

15) Prestus

Prestus é um serviço de secretária virtual que atende as ligações dos seus clientes quando a equipe de vendas está muito ocupada. Contratando a Prestus, a empresa recebe um número mágico, que pode ser direcionado aos telefones fixos e móveis da equipe. É uma solução interessante se o volume de ligações recebidas é maior do que a capacidade dos vendedores.

16) Aircall

Aircall é um serviço de chamadas 100% baseado na nuvem. Dentre suas funcionalidades estão: criação de números gratuitos no código de área do cliente, distribuição de chamadas entre os membros disponíveis da equipe, gravação de mensagens personalizadas, lista negra, e muitos outros.

17) Discador XLite

O XLite é um softphone (programa que faz chamadas telefônicas pela Internet) gratuito que pode ser baixado e instalado na maioria dos sistemas operacionais. Com ele, é possível ligar para os clientes rapidamente direto do computador.

18) Zoiper

O Zoiper é outra opção de softphone que oferece uma experiência mais protegida e segura tanto para o vendedor quanto para o cliente, já que a tecnologia VoIP criptografa todas as chamadas de áudio, gratuitamente.
Ferramentas de e-mail

E-mails

19) Mailshake

O Mailshake é uma ferramenta que disponibiliza templates de e-mail e aconselha o vendedor no momento em que está escrevendo o e-mail, minimizando os riscos de o e-mail cair na caixa de spam e aumentando as chances de conversão do cliente. O objetivo geral segundo a marca é acabar com os e-mails frios, ou seja, torná-los mais humanos e personalizados.

20) Boomerang for Gmail

O Boomerang for Gmail é uma ferramenta simples que ajuda o vendedor a programar e-mails para mais tarde no e-mail do Google e não esquecer de fazer follow ups. Essa solução é ótima para aqueles casos em que o cliente pede para entrar em contato depois de um certo período. Programando o envio do e-mail, você garante que o cliente não será esquecido!

21) LinkedIn Sales Navigator

Esta é uma extensão do Google Chrome que funciona no Gmail. Quando o vendedor recebe e-mail de um cliente, a extensão entra em ação e mostra informações sobre ele na barra lateral (perfil no LinkedIn e outras redes sociais). Assim o vendedor pode ter mais conteúdo para conversar com o cliente e construir um relacionamento mais próximo.

22) Yesware

Similar ao Mailshake, o Yesware dá dicas para tornar os e-mails de follow-up mais calorosos e personalizados. Ele rastreia o e-mail, informa quando foi aberto, programa envios e tem integração com o LinkedIn Sales Navigator.
Demonstrações online e visitas remotas

Demonstrações online e visitas remotas

23) Loom

Uma alternativa bacana para fazer demonstrações de produto é a Loom, uma ferramenta simples e gratuita. A ferramenta possibilita gravar vídeos da tela e da webcam e adicionar narração. Depois disso, o vídeo final é disponibilizado online, num link de acesso exclusivo.

24) Google Hangouts

O Google Hangouts é uma boa solução quando a intenção é fazer reuniões e visitas remotas. Além da funcionalidade de mandar mensagens em grupo, ele suporta vídeo chamadas com até 10 pessoas e compartilhamento de tela.

25) Appear

Na mesma linha do Google Hangouts, o Appear é uma ferramenta de vídeo chamadas em grupo. Mas com Appear, é possível fazer mais: customizar a chamada com a identidade da empresa, armazenar a gravação da chamada, criar salas privadas, entre outros.
Apresentação comercial

Propostas comerciais

Nessa categoria listamos ferramentas de vendas que ajudam os vendedores a redigir e formatar propostas comerciais, contratos e orçamentos e solicitar assinaturas eletrônicas de forma rápida e segura. Afinal, a era do fax ficou para trás!

26) DocuSign

O DocuSign é uma ferramenta que possibilita a assinatura digital de documentos e conta com a certificação ICP-Brasil. Além de poder mandar os documentos por e-mail para os clientes, no DocuSign é possível acompanhar os status de cada documento e acessar documentos antigos que estão na base.

27) Proposify

Com o Proposify, além de solicitar assinaturas digitais e pagamentos, os profissionais de vendas encontram modelos prontos e editáveis de propostas comerciais, contratos e orçamentos para economizarem tempo ao redigir esses documentos.

28) Hellosign

O HelloSign promete rapidez e agilidade no processo de revisão e assinatura de contratos digitais. Conta com integração com diversas ferramentas de vendas, certificação legal e armazena os documentos assinados na nuvem.
Capacitação e produtividade

Capacitação e produtividade

29) Slack

Slack é uma rede social corporativa que promove a interação entre os membros da equipe no ambiente de trabalho. É possível organizar as conversas em canais (por exemplo: anúncios; atendimento de marketing; atendimento de vendas; suporte etc.) e mandar mensagens diretas para cada membro da equipe. Ainda, no Slack há o recurso de chamadas de voz e vídeo com compartilhamento de tela e envio de arquivos na nuvem (Google Drive, Dropbox etc.).

30) Circleback

A ferramenta funciona como uma agenda telefônica incrementada: além do nome e telefone, o vendedor tem espaço para inserir dados como e-mail, redes sociais, endereço, empresa e ramo de atuação. O vendedor pode, também, escanear os cartões de visita dos clientes e armazena-los no perfil. Assim fica mais fácil encontrar as informações na hora e em um só lugar.

31) Process.st

Sua equipe gosta de checklists? Elas são uma boa estratégia para aumentar a produtividade.

Com o Process.st, o gestor da equipe pode atribuir tarefas para cada um dos colaboradores e gerenciar o andamento da checklist. A integração com mais de 1000 aplicativos é o diferencial do Process.st. Como tem integração com o Gmail, o vendedor pode cumprir a tarefa “Mandar e-mail para Fulano da Empresa X” direto da ferramenta, por exemplo.

32) Skype

Muito provavelmente você já conhece o Skype, mas não queríamos deixar de mencioná-lo. Ele pode ser usado para a comunicação no ambiente de trabalho por vários meios: mensagens, vídeo chamadas e chamadas telefônicas, e a maioria das funcionalidades é gratuita!

33) Google Calendário

O Google Calendário é a solução do Google para organizar as agendas de pessoas ou grupos. Com ele, é possível marcar reuniões, checar a disponibilidade de outros colaboradores, integrar à agenda do celular e a outros aplicativos do Google: Gmail, Hangouts, Drive e assim por diante.

34) Google Planilhas

O Google Planilhas permite a colaboração em planilhas em tempo real. Inclusive, é possível converter suas planilhas do Excel no próprio software. Vários colaboradores da mesma equipe podem atualizar dados e indicadores online, de qualquer dispositivo. Você não tem que se preocupar em perder versões da planilha (já que o salvamento na nuvem é automático) e nem ficar esperando alguém fechar o documento para poder atualizá-lo.

35) Trello

Famoso por organizar fluxos de trabalho com listas inspiradas no método Kanban, o Trello é um poderoso aliado para dividir as tarefas da sua equipe. No Trello, cada usuário pode criar cartões com as atividades que tem que fazer, colocar datas de entrega e convidar outras pessoas para trabalhar junto. O layout visual faz toda a diferença.

36) Bitrix 24

O Bitrix24 é uma alternativa ao Trello. Basicamente, as funções são as mesmas, mas o Bitrix24 oferece algumas a mais (gráfico de Gantt, capacidade de até 12 usuários, chamadas de vídeo, chat online e calendários privados).

37) Evernote

Se sua equipe se perde em meio a anotações em post-its perdidas por aí, o Evernote pode ajudar! O software dá espaço para que usuários criem suas próprias anotações, separem em cadernos específicos, compartilhem e colaborem com colegas e tenham tudo sempre à mão, no celular ou no computador, graças a sincronização na nuvem.

38) Artia

O Artia é um software baseado na nuvem que ajuda você e sua equipe a gerenciar as tarefas a fazer, feitas e em andamento e a quantidade de horas gastas em cada atividade e assim aumentar a produtividade cada vez mais.

39) Twygo

A capacitação dos vendedores é sempre uma preocupação para os times que querem crescer, tanto em qualidade quanto em produtividade. Nesse sentido pode ser útil utilizar uma plataforma EAD para treinamentos corporativos como o Twygo. Com o Twygo, você pode disponibilizar os seus próprios conteúdos para os seus funcionários, desde videoaulas até avaliações, e gerenciar o progresso de cada usuário.

Se interessou por alguma dessas ferramentas de vendas? Não deixe de conferir nosso post de sistemas CRM e saiba TUDO sobre a ferramenta que pode aumentar a produtividade e os resultados da sua equipe!