Um sistema de controle de vendas é uma ferramenta que atua beneficamente para um melhor planejamento, gerenciamento e desempenho do setor comercial. Você sabe qual é a importância de ter um sistema de vendas na sua empresa? E como escolher a melhor plataforma do mercado? Siga a leitura para descobrir! 

O que é sistema de controle de vendas? 

Sistema de controle de vendas é um software que ajuda a gerenciar todas as operações do setor comercial. 

Com essa tecnologia, gestores podem verificar a produtividade dos colaboradores, o desempenho das vendas e até fazer previsões monetárias ou investigar possibilidades de investimentos dentro da equipe, como por exemplo realizar treinamentos. 

Também conhecido como Software CRM ou Software de Gestão de Relacionamento com o Cliente, o sistema de controle de vendas difere das planilhas de Excel e métodos manuais que, muitas vezes, podem ser falhos. A plataforma é capaz de fazer muito mais do que uma planilha, como oferecer previsões de vendas (forecast), relatórios, agendamento automático de tarefas, disparo de e-mails, geração automática de proposta comercial, pedido de vendas, e muito mais. 

Mas, antes de nos aprofundarmos nesse tema, você precisa entender o que é SaaS. Vamos conferir do que se trata? 

O que é SaaS?

SaaS quer dizer “Software as a Service” do inglês, e significa “software como um serviço” em português. Como o próprio nome indica, SaaS é o conceito de vender um software como um serviço e, hoje, a maioria dos sistemas de vendas funcionam nesse formato.  

O sistema fica disponível online (na nuvem) e a manutenção e atualizações são feitas pelo próprio fornecedor. Ou seja, você não precisará baixar, atualizar ou upar qualquer parte do software, pois a plataforma é totalmente online e funciona no seu navegador de internet. 

Benefícios de utilizar um sistema de controle de vendas 

Um dos principais objetivos do sistema de controle de vendas é a otimização do planejamento comercial. 

Logo, seus pontos positivos são a melhoria e centralização de dados, melhor planejamento de vendas da empresa, previsibilidade financeira, e uma maior qualidade no relacionamento com os clientes, levando em consideração a organização da agenda e a disponibilidade de tempo para o fortalecimento de laços entre vendedor e cliente. 

Além do benefício para o gestor de ter relatórios gerenciais na íntegra, o sistema gera indicadores que permitem que gestores mensurem os resultados. Ou seja, o sistema de vendas apontará em números a saúde do setor, esteja ela boa ou ruim. 

Acompanhamento de desempenho da equipe 

Sendo a forma mais fácil e atualizada de visualizar o desempenho da sua equipe, a implantação de um software permite identificar oportunidades de melhorias. O gestor é capaz de observar os indicadores da equipe, vendo a atuação de cada vendedor individualmente e dar feedbacks para melhorar a execução do colaborador, assim como acompanhar o desempenho da equipe como um todo.  

Manter um bom relacionamento com os seus clientes 

Uma das principais funcionalidades do sistema de controle de vendas vem da gestão de relacionamento de cliente, seja do histórico de relacionamentos ou banco de dados.  

Um atendimento personalizado faz toda a diferença. É essencial a boa convivência e conhecer seus clientes, pois afinal, eles são a chave para alavancar sua empresa com sucesso e prosperidade!  

Utilize o seu sistema de vendas para usufruir de informações úteis sobre seus clientes, que ficam registradas no banco de dados da plataforma. Vale ressaltar que, para um bom funcionamento, deve-se manter o banco de dados sempre atualizado! 

Criação de metas e métricas 

A criação de metas e métricas pode atuar como “pit stop”, tanto por criar um foco ou direção, quanto por fornecer motivações para equipe, um objetivo. 

Viu como um sistema para controle de vendas pode te ajudar? Mas, para isso, é preciso escolher aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa. Em geral, existem vários tipos de softwares CRM. Vamos conhecer os principais? 

Como escolher um bom sistema de controle de vendas? 

Toda empresa possui diferentes particularidades. Ou seja, não haverá um sistema perfeito para todas as empresas, pois tudo depende das necessidades de cada uma. 

Para uma boa escolha de sistema de vendas, deve-se observar os requisitos, ou seja, o que a empresa precisa. 

Por exemplo: Se a sua empresa precisa de uma plataforma que possibilita uma personalização mínima e o controle básico do desempenho de colaboradores, não adianta adquirir um sistema de controle de vendas caríssimo, com uma série de recursos que não serão utilizados, certo? 

Veja a seguir algumas funcionalidades que podem ajudar você a escolher um sistema de controle de vendas perfeito para a sua empresa. 

O que não podem faltar em um sistema de controle de vendas?

Automação de atividades de venda 

A criação de tarefas dentro do processo de vendas pode ser feito pela ferramenta de automação com base nas ações dos leads, como oportunidade perdida, e-book baixado e até o cadastro de dados para futuro contato com o setor de vendas. 

Rastreamento de leads 

A ferramenta atua monitorando o lead em qual assunto o capturou, o que foi procurado no site e acompanhar todas as ações feitas durante a jornada da pessoa interessada, disponibilizando data e hora em que o conteúdo foi acessado, além de qual tema o lead focou. 

Templates de E-mails para vendas 

Templates de e-mails servem para padronizar a comunicação entre todos os cliente, sem parcialidade. Os disparos podem ser programados com datas e horas específicas para o lead ter acesso ao e-mail em horários mais apropriados. 

Registro de tarefas por áudio 

Acabou reunião com o cliente ou precisa fazer o relatório de como foi? Com o registro de tarefas você pode ditar todo o processo que a ferramenta automaticamente transcreve o seu relatório para a tela do computador. 

Geração automática de propostas 

Com essa função, o sistema de controle de vendas funciona a partir da coleta de dados do lead e informações da empresa para montar as propostas. Assim criada as cláusulas e dados de serviço padrão para as propostas, pode ser feito o disparo direto para o cliente. 

Funil de Vendas 

Essa ferramenta é uma das mais importantes dentro de todas para a organização. O funil de vendas ou pipeline funciona como uma visualização gráfica da jornada de um lead, desde a captação até o fechamento de um contrato com a empresa. Podendo ser flexível, a ferramenta não possuí forma fixa e pode ser moldada conforme a quantidade de etapas que um cliente passa até comprar um produto ou serviço da sua empresa. 

Planilha de funil de vendas em excel

Gestão de campanhas do marketing 

A gestão de campanhas em um sistema de controle de vendas pode funcionar automatizando diversas ações diárias do marketing, assim como planejamento, projeção de metas para áreas do dentro do marketing (design e redação) e mensuração de resultados. 

Lead Scoring 

O lead scoring funciona captando os leads vindos de landing pages e cadastros, assim criando um banco de dados com as informações do cadastro para os sales rep contactá-los. Um bom sistema de controle de vendas utiliza dessas informações para ranquear e fazer a classificação dos leads que mais tem probabilidade de fechar um negócio. 

E aí, gostou? Conheça aqui a nossa planilha de dashboard de acompanhamento de vendas por vendedor:

dashboard de acompanhamento de vendas por vendedor - fleeg

Preenchendo um formulário, você automaticamente receberá a planilha de controle de vendas! 

Sistemas inovadores para a gestão de vendas 

Com a tecnologia cada vez mais procurando avanços, a evolução dos CRMs está cada vez mais otimizada, especialmente para automação de tarefas. 

Inteligência artificial (AI) 

Os sistemas que fazem uso da Inteligência artificial a aplicam para interpretar informações presentes no banco de dados e prever resultados baseados no histórico de vendas. A AI também automatiza as tarefas do processo de vendas e faz agendamento automático de tarefas. 

Automação de marketing e vendas 

Alguns softwares unem automação de marketing e vendas, facilitando o controle do processo de vendas ponta a ponta, desde a atração, até o pós-venda. 

Entre o funil de vendas e muitas outras possibilidades dentro do sistema de controle de vendas, o nosso CRM totalmente personalizável e moderno, o Fleeg, reúne todas as ferramentas que a sua empresa precisa em um único lugar.  

Simples de usar e completo para os gestores, o Fleeg faz a parte difícil para que você possa se encarregar do que realmente importa: vender. Ficou curioso? É só clicar no banner abaixo e testar gratuitamente! 

Teste Grátis