Publicado originalmente em 03 de outubro de 2019 | Atualizado em 11 de julho de 2022


Na hora de vender, cada detalhe faz a diferença! E para fechar negócio, é importante que a sua proposta comercial seja feita corretamente.

Nesse post, você vai ver modelos de proposta comercial para download que podem ser utilizados na sua empresa. Ficou curioso (a)? Siga com a leitura para descobrir!

O que é uma proposta comercial?

A proposta comercial é um documento que contém um plano de prestação de serviço ou venda de produto. Ali, constam preços, especificações, termos a serem acordados etc. Ela deve ser assinada por ambas as partes, formalizando um contrato.

A proposta é enviada aos clientes que estão próximos da decisão de compra ou que decidiram fechar negócio. Ela costuma ser feita de um vendedor para um comprador pois o especialista em vendas possui o conhecimento da solução ideal para aquele cliente.

Modelos de proposta comercial para download

1. Template de proposta comercial

Este modelo de proposta comercial é ideal para etapas finais de vendas de serviços, SaaS ou produtos B2B. Ele contém espaço para documentar entregáveis, um termo de confidencialidade, e outros detalhes indispensáveis em vendas complexas.

aceite de proposta comercial

O modelo é personalizável para inserir o logotipo e cores da sua marca. Baixe clicando no botão abaixo:

2. Template de apresentação comercial

Sabe aquela expressão: “comer com os olhos”? Então, ela também é válida quando pensamos em uma apresentação comercial. A apresentação comercial é uma das primeiras etapas da venda ou até o momento de conquistar o cliente.

A apresentação comercial serve para que o cliente conheça a sua solução, a história da sua empresa e fique interessado nela. O ideal é contar com um modelo atrativo e dinâmico, que sintetize todas as informações necessárias.

Com o nosso modelo de apresentação comercial, é possível adaptar a apresentação conforme o serviço e o produto que você irá oferecer.

Além disso, nesse modelo você irá encontrar algumas estratégias de apresentação de vendas, como storytelling e utilização de gatilhos mentais.

saiba como personalizar seu modelo de apresentação comercial

Clique no botão abaixo para baixar:

3. Gerador de propostas comerciais do Fleeg

O Fleeg é um CRM que possui um gerador de propostas comerciais automático. Ele possibilita ao gestor de vendas criar templates personalizados para cada tipo de cliente. Para utilizar, é preciso apenas inserir o conteúdo da proposta e salvar. Depois, o mesmo template pode ser replicado para outros clientes, e a plataforma preenche automaticamente os dados da venda.

Além disso, você pode optar por preencher o modelo de proposta manualmente ou usar um modelo personalizado do Fleeg, por exemplo:

gerador de propostas fleeg

Feito isso, você terá um tipo de modelo de proposta cadastrado na plataforma. Depois, basta selecionar um cliente no pipeline e enviar.

Gere propostas comerciais automáticas com o fleeg

4. Canva

Você também pode encontrar modelos de proposta comercial no Canva. Trata-se de uma ferramenta de design gráfico que disponibiliza templates que podem ser utilizados para as áreas de marketing e vendas.

proposta comercial canva

Contudo, se você busca criar uma imagem de autoridade para o seu negócio, o ideal é optar por modelos de proposta comercial mais formais e personalizados para o produto ou solução.

Passo a passo para não errar na hora de montar uma proposta comercial!

Sendo a proposta comercial uma das etapas finais do ciclo de vendas, é preciso garantir que ela irá convencer o cliente a fechar negócio. Para te ajudar, separamos alguns itens que você não pode deixar de inserir na sua proposta comercial. Veja:

1) Crie um termo de confidencialidade

O termo de confidencialidade é uma parte do documento em que se explicita que as informações ali contidas são sigilosas e não podem ser divulgadas ou reproduzidas.

Imagine a seguinte situação: você irá prestar um serviço de consultoria em gestão empresarial. A proposta comercial entregue disponibiliza as ações que serão realizadas para otimizar os problemas encontrados na gestão da empresa contratante.

Em seguida, a empresa contratante divulga o conteúdo da proposta para uma consultoria concorrente, permitindo com que ela possa se basear livremente em suas técnicas e procedimentos.

Por isso, para evitar a divulgação das informações da proposta para os concorrentes, existe o termo de confidencialidade.

termo de confidencialidade no modelo de proposta comercial

2) Capriche na apresentação do produto

Sabe aquele ditado: “nunca julgue um livro pela capa”? Então, quando se trata de uma apresentação ou proposta comercial, o julgamento pode acontecer.

Lembre-se que no lugar da capa, é a imagem da sua empresa que está em jogo. Portanto, invista em uma proposta comercial atrativa, com um design e redação de qualidade.

capa de proposta

Além do mais, toda proposta comercial precisa ter uma apresentação objetiva do produto ou serviço que está sendo oferecido. Essa apresentação funciona como um índice que contém as especificações, funções e outros detalhes que precisam ser esclarecidos.

Caso essa venda for um projeto mais complexo, o escopo pode estar incluído nessa parte do documento.

Além disso, em vendas de serviços, é fundamental dividir o trabalho em entregáveis. Isso ajuda o cliente a entender cada passo do trabalho que será prestado e o valor pago por cada um deles.

3) Defina os custos, o cronograma e os prazos

Entre as partes mais importantes de uma proposta comercial estão as informações referentes aos custos, o cronograma e os prazos.

É necessário informar ao cliente o preço padrão do produto ou serviço, em quais etapas ele será executado e quais são os prazos de entrega. No final, é preciso conter o valor total da proposta. Se alguma promoção foi negociada, ela deve constar ali também.

valor da proposta

4) Adicione informações sobre o suporte

A proposta comercial precisa conter as informações sobre o suporte oferecido com a aquisição do produto ou serviço. Assim, os clientes podem saber que a sua empresa está à disposição dele no caso de eventuais problemas.

Aqui entram as condições para garantias, canais e horários de atendimento ao cliente, além de especificações sobre o que o suporte cobre ou não.

suporte para clientes

5) Estabeleça obrigações para ambas as partes

A proposta comercial deve deixar claro aquilo que a empresa se compromete a fazer e as obrigações do cliente.

Geralmente, essa parte da proposta é chamada de “termos e condições”, e ajuda a formalizar os aspectos legais da negociação. O descumprimento dessas condições pode levar à quebra de contrato.

Depois de todos os pontos apresentados na proposta, o último campo é reservado às assinaturas e ao preenchimento do aceite, caso o cliente decida fechar contrato.

Lembre-se: o objetivo da proposta comercial é formalizar em contrato as soluções oferecidas, por isso ela deve possuir um campo de assinatura para os clientes.

kit proposta e apresentação comercial

Não perca mais tempo: conheça o Fleeg!

E então, conseguiu entender como fazer uma boa proposta comercial? Se gostou, que tal conferir como o Fleeg pode facilitar todo o seu processo de vendas? Clique no banner abaixo e comece seu teste grátis hoje mesmo!

Teste Grátis