Você já assistiu a um filme do Indiana Jones? Normalmente, ele envolve um mapa do tesouro que guia o herói até a recompensa.

O planejamento de vendas é justamente isso, um mapa que orienta as ações de vendas por um determinado período. Ele ajuda a otimizar e organizar as etapas do processo de vendas, orientando o time de vendas a alcançar os melhores resultados.

Para que ele seja efetivo, é necessário cumprir todas as suas etapas de criação. Foi pensando justamente nisso que elaboramos esse artigo. Continue lendo para saber os 4 passos para criar um planejamento de vendas perfeito!

Passo a passo para fazer um planejamento de vendas

Como fazer planejamento de vendas

1) Faça uma análise do cenário da empresa

Para criar uma estratégia bem direcionada e realista com a sua empresa, é necessário entender qual o cenário que ela está inserida e quem é o seu público-alvo. Mas como fazer isso?

Existem algumas ferramentas que podem facilitar esse processo:

Análise SWOT

A Matriz SWOT (ou matriz FOFA em português) é uma metodologia que auxilia na análise do cenário interno ou externo das empresas para tomar decisões mais assertivas. Ela observa 4 fatores: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Análise SWOT

Criação de Personas

As personas são representações fictícias do perfil de cliente que a empresa deseja atrair. Ela se difere do público-alvo porque possui características detalhadas, o que ajuda a equipe de vendas a entender melhor quais são as características da personalidade e outros elementos, possibilitando uma abordagem mais eficiente e assertiva.

Template de persona

2) Defina quais metas precisam ser atingidas

Agora que você já entendeu a fundo a empresa e o seu público, é hora de definir quais metas precisam ser atingidas. Este objetivo, quando se trata da equipe de vendas, pode ser, por exemplo, aumentar o ticket médio dos clientes.

Uma ferramenta que auxilia nisso é a criação de metas SMART:

Metas SMART

Além disso, é nessa hora que você deve definir quais KPIs serão utilizados, ou seja, quais indicadores ajudarão a medir se suas metas estão sendo atingidas ou não. Os mais comuns são:

  • Ticket médio: indica quanto, em média, seus clientes gastam com seus produtos ou serviços.
  • CAC (Custo de Aquisição de Cliente): indica o valor total investido para conquistar novos clientes.
  • MRR (receita recorrente mensal): indica o valor total em mensalidades que a empresa recebe com assinaturas.
  • Churn Rate: indica a taxa de cancelamentos dos serviços de uma empresa em um período.
  • LTV (LifeTime Value): indica o valor total que um cliente entrega para sua empresa durante o tempo que permanece na carteira de clientes.
  • Taxa de conversão: indica quanto das propostas feitas foram efetivamente convertidas para a etapa seguinte.
  • Volume de vendas por canal: indica em qual canal os clientes mais procuram pelos produtos da sua empresa.

Uma forma legal de manter essas métricas sempre atualizadas é utilizando um Software CRM que ofereça um dashboard de indicadores de vendas.

3) Elabore uma estratégia

Agora que você já tem metas e formas de mensurá-las, é hora de saber qual a estratégia mais adequada para atingi-las. Uma estratégia legal para se utilizar nesta etapa é o framework 5W2H.

Essa ferramenta utiliza uma lista de 7 perguntas:

Framework 5W2H

Para facilitar esse trabalho, existem softwares de gestão de tarefas, como o Artia, que permite que você organize suas respostas, estabeleça prazos e acompanhe a execução das atividades. Com ele você poupa tempo, não se perde e ainda facilita o acesso a essas informações.

4) Crie um Plano de Ação

O último passo para concluir o seu planejamento de vendas é registrá-la em um plano de ação com todos os tópicos: metas, objetivos, processos etc. Além de tudo isso, ele também contém todas as etapas que serão efetuadas no planejamento.

Com o nosso canvas de planejamento de campanha comercial, você conseguirá registrar e acompanhar todas as ações do seu time. Faça o download gratuito!

Canvas Planejamento de Campanha Comercial