Você deseja gerar mais valor para seu cliente, atrair mais leads qualificados e otimizar todo o seu processo comercial? Se a resposta for sim, então você precisa de um script de vendas!

Um script de vendas é um roteiro de vendas que contém tudo o que precisa ser dito pelo vendedor. Você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica? Pois é! Por isso um script de vendas é tão importante.

Com ele você será capaz de atender um cliente da melhor maneira possível e conduzir a venda de uma maneira eficaz. Quer saber como fazer um script de vendas eficiente e assertivo em apenas 5 passos? Então, siga a leitura!

O que é um script de vendas?

Um script de vendas é um documento utilizado para guiar o vendedor durante o atendimento com potenciais clientes. Com ele é possível orientar a atuação da equipe de vendas sem limitar o profissional.

Além disso, o script de vendas ajuda a ter um time comercial mais motivado e confiante, o que é essencial para atrair clientes e aumentar as vendas.

Outra característica dos scripts de vendas é que eles são pensados para cada momento da jornada de compra do consumidor, permitindo otimizar e direcionar a abordagem de vendas.

Ficou claro o que é um script de vendas? Então agora confira por que você deve utilizar um no seu processo comercial!

Por que utilizar um script de vendas no processo comercial?

O script de vendas é fundamental para qualquer empresa, pois ele ajuda a treinar novos vendedores, alinhando o processo comercial desde os primeiros dias de trabalho.

Dessa maneira, o vendedor adquire mais segurança e domínio na hora da venda, aumentando as chances de fechar negócio.

Além disso, ele possui diversas outras vantagens, como:

Agora que você já sabe todos os benefícios que um Script de vendas pode trazer para o seu negócio, veja como criar o seu em apenas 5 passos! 

Como fazer um script de vendas eficaz em 5 passos

1.      Entenda as etapas do seu processo comercial

Todo processo comercial passa por várias etapas até o fechamento da compra, certo? Sendo assim, antes de criar um script de vendas é necessário saber quais são as etapas do processo comercial da sua empresa.

Cada processo comercial possui etapas variadas conforme o modelo de negócio. Porém existem 8 etapas que são comuns na maioria dos processos de vendas. São eles:

2.      Defina qual o melhor formato e canal de abordagem

Saber onde o seu público está e de que maneira ele prefere ser contatado, pode fazer uma grande diferença na hora das negociações. Portanto, é fundamental que você entenda qual é o melhor canal para abordar seus potenciais clientes. Por exemplo:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • WhatsApp;
  • Chatbots;
  • SMS;
  • Chat ao vivo;
  • Plataformas de mídias sociais;
  • Entre outras!

Além disso, é preciso definir qual o melhor formato e qual linguagem de comunicação será utilizada na abordagem de vendas. Algumas opções são: mensagens de texto, vídeos, áudios, peças visuais.

Determinar o tom de voz que será utilizado é fundamental para construir um bom script de vendas e encantar clientes.

3.      Conheça o seu cliente

“Para aumentar as vendas é preciso entender o cliente, apenas atender com excelência não é o bastante, o atendente precisa ser um antropólogo que compreende todas as dimensões do cliente”. — Dias Diogo

Na área de vendas uma coisa é fato: quanto mais você conhecer o seu cliente mais fácil será de fechar negócio. Portanto, é fundamental que você mapeie quem é a sua persona, ou seja, qual o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é muito importante que você levante alguns dados dos seus potenciais clientes, como:

  • Quem é ele?
  • Como ele se comporta?
  • O que ele está buscando e esperando do seu produto/serviço?
  • Quais necessidades ele possui?
  • Quais problemas ele precisa resolver?

Fazendo isso, você será capaz de construir um script de vendas muito mais assertivo e que se adeque as necessidades dos seus clientes.

4.      Crie modelos de script de acordo com cada etapa

Evite utilizar o mesmo script de vendas com consumidores que estão em momentos totalmente opostos, pois cada etapa da jornada do cliente necessita de uma abordagem diferente. Portanto, crie modelos de script de acordo com cada etapa do processo comercial.

Lembre-se também que o script de vendas não deve ser muito engessado e robotizado. Isso significa que ele precisa dar espaço para o vendedor utilizar suas técnicas de vendas e sua própria experiência.

5.      Registre, Analise e aprimore o seu script de vendas

Analisar e realizar atualizações frequentemente é fundamental para ter um script de vendas de qualidade. Isso porque, ele não é imutável e deve ser aprimorado sempre que necessário.

Utilizar um software CRM, pode otimizar os seus processos e melhorar a produtividade do seu time. O Fleeg, por exemplo, é um CRM que permite visualizar de maneira mais clara as etapas do funil de vendas, ajudando a criar scripts de vendas mais assertivos e eficientes.

Além disso, com ele é possível:

  • Registrar contatos, tarefas e oportunidades;
  • Criar uma linha do tempo com todo o histórico do cliente e mapear a sua jornada;
  • Automatizar as atividades de vendas;
  • Analisar o funil de vendas com mais assertividade;
  • E muito mais!

Ficou interessado? Então, clique no banner abaixo e teste gratuitamente!

Teste de maturidade em marketing digital