Assim como um piloto de avião, um gerente de vendas também precisa contar com indicadores que sinalizem como as coisas estão indo. Se nas ciências aeronáuticas falamos em cabine de comando, na gestão comercial temos o dashboard de vendas.

Entenda melhor como essa ferramenta funciona e quais seus benefícios a seguir!

O que é um dashboard de vendas?

Um dashboard de vendas, como a tradução do termo sugere, é um painel de controle da gestão comercial de uma empresa. Esse painel apresenta de forma visual os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs), que resumem as vendas em apenas uma tela, através de gráficos.

Embora seja possível montar o dashboard em uma planilha, o ideal é utilizar um CRM que ofereça essa funcionalidade. Afinal, mesmo que sua empresa seja pequena, ela vai crescer e a ferramenta precisa acompanhar esse progresso.

A ideia é que o gerente de vendas faça o acompanhamento diário do dashboard comercial e, caso identifique um problema, busque informações detalhadas para saber o que está acontecendo. Da mesma forma, se a operação estiver decolando, o gerente de vendas pode usar a ferramenta para identificar as causas do bom desempenho.

dashboard de acompanhamento de vendas por vendedor - fleeg

Conheça 5 tipos de dashboards de vendas

Um bom dashboard é objetivo e claro. Por isso, a melhor escolha para a organização da sua empresa pode ser segmentar o seu dashboard de vendas, seguindo categorias mais específicas. Assim, sua equipe pode visualizar as informações mais facilmente.

Confira a seguir alguns exemplos de tipos de dashboards que sua equipe de vendas pode utilizar:

1. Dashboard de desempenho

Como o próprio nome já diz, este painel ilustra o desempenho de suas vendas. Para isso, usamos métricas mais abrangentes e de alto nível, como: receita total, margem de lucro, crescimento das vendas ou taxa de fechamento.

2. Dashboard de conversão

Este é o painel onde verificamos as taxas de conversão de clientes durante o ciclo de vendas, principalmente com os indicadores: taxa de conversão, oportunidades e churn rate.

3. Dashboard de ciclo de vendas

Aqui visualizamos o tempo médio das vendas, ou ainda a progressão de vendas específicas, sendo um dos modelos mais simples.

4. Dashboard de desempenho do produto

Pensando na individualidade dos produtos oferecidos, este dashboard é mais específico, e verifica o desempenho de cada produto nas vendas.

5. Dashboard de atividades

Por fim, temos o painel de apresentação gráfica do desempenho da equipe, que ainda possibilita uma competição saudável entre os envolvidos.

Agora que já entendemos o que é um bom painel e quais tipos existem, é hora de colocar a mão na massa. Aprenda agora como montar um dashboard de vendas de sucesso em apenas 5 etapas!

 

5 etapas para montar um dashboard de vendas de sucesso:

 

1. Defina o que será mensurado

Como comentamos, é preciso definir quais processos serão administrados com ajuda do seu dashboard, ou quantos tipos de dashboard sua empresa irá gerenciar.

Por isso, o primeiro passo para montar o seu dashboard de vendas é estabelecer o que vamos analisar. Afinal, o seu dashboard pode ser voltado para o desempenho por produto, o desempenho por vendedor, métricas do ciclo de vendas, ou até mesmo tudo isso.

 

2. Defina os KPIs

A partir do momento em que sua equipe de vendas estabeleceu quais processos serão gerenciados, é hora de definir quais indicadores irão demonstrar sua performance, ou seja, como medir.

No post sobre indicadores de vendas, já citamos 7 indicadores que podem ser relevantes para gerenciar sua operação comercial. Aqui vamos retomá-los, junto a mais alguns KPIs, que vão ajudar na sua análise! Confira:

  • Ticket médio: quanto a empresa fatura por cliente, valor que deve ser sempre superior ao CAC;
  • Custo por aquisição de clientes: também conhecido como CAC, indica quanto cada venda fechada custou para a empresa;
  • Churn rate: taxa de cancelamento ou clientes perdidos, deve sempre ser baixo;
  • Taxa de follow up: quantidade de ações de acompanhamento dos leads durante o processo de vendas;
  • Vendas por Canal: onde e por onde seus clientes estão comprando;
  • Taxa de conversão: percentual de clientes avançando etapas no funil de vendas;
  • Duração do ciclo de vendas: tempo gasto pela empresa desde a captura até o encerramento de uma oportunidade de um lead.
  • Oportunidades: vistas entre as variações de oportunidade ganha, perdida, “em andamento”, e por vendedor.
  • Previsão de vendas: antecipação de resultados por meio de dados e experiências da empresa e do mercado;
  • Receita, lucro e faturamento: ponto crucial das vendas, onde se verificam os resultados em valores para a empresa.

 

3. Estabeleça responsáveis

Agora que temos indicadores bem estabelecidos, também é preciso garantir de que eles serão bem cuidados. Por isso, o ideal é que seja atribuído um “dono” para cada indicador. Assim, é certo de que os dados estarão atualizados e sendo verificados (ou se não estiverem, quem é o responsável).

Por isso mesmo, a dica é que a gestão de cada indicador seja feita por apenas um dono. Afinal, cachorro com dois donos morre de fome, certo?

 

4. Estabeleça métodos de coleta de dados

Após atribuir cada indicador a um responsável, a organização continua! É essencial que o método de coleta e manutenção dos dados seja padronizada, para que ninguém se perca no processo.

Mesmo porque, dados coletados de maneiras diferentes podem apresentar diferentes resultados no painel, e não queremos isso! Assim, não poderíamos comparar as informações de maneira assertiva.

 

5. Escolha sua ferramenta

O próximo passo é definir qual ferramenta irá auxiliar sua equipe a estruturar seu dashboard de vendas. Na maioria dos casos, optar pelo uso de um CRM acaba sendo a melhor opção, já que mantém os dados dinâmicos e atualizados, e ninguém passa pelo desespero de ajustar planilhas desatualizadas para reuniões marcadas em cima da hora!

Assim, construir um Dashboard de vendas não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças, nem tomar muitas horas do seu dia. Com o software ideal, você pode desenvolver seu dashboard de vendas personalizado e de forma simples.

Com um dashboard de vendas automático, a análise fica muito mais intuitiva, possibilitando tomar decisões rapidamente, sem deixar de lado a assertividade. Assim, sua equipe pode se organizar melhor no dia a dia, com recursos integrados e gráficos gerados automaticamente.

CRM: Tudo que não te contam sobre a estratégia que pode alavancar as vendas da sua empresa

Como montar um dashboard de vendas usando o Fleeg

No Fleeg, você pode montar dashboards personalizados, com os indicadores que forem mais relevantes para o seu negócio, além de obter previsões automáticas com base em dados passados. A seguir, entenda como criar seu dashboard de vendas no Fleeg!

Para criar o seu dashboard de vendas no Fleeg basta fazer o seu cadastro, escolher a opção “+ gráfico” e preencher a tabela com algumas informações iniciais, como:

  • Título;
  • Tipo de Dashboard;
  • Disposição das linhas e ordens;
  • Usuários que farão a administração do painel;
  • Produtos a serem analisados.

Com o projeto salvo, o Fleeg irá gerar uma apresentação visual dos dados cadastrados no CRM, e você terá o seu dashboard de vendas em mãos!

dashboard de vendas

Em apenas uma página, você consegue ter controle de toda sua operação comercial e compartilhar a visão de desempenho com os demais gestores. Tudo isso sem necessidade de preencher ou atualizar planilhas!

Teste o Fleeg gratuitamente e potencialize suas vendas!