Nem só de feeling vive um vendedor e, por incrível que pareça, muitas pessoas ainda acreditam que basta apenas ter “lábia” para vender bem. Embora isso seja um fator que realmente colabora na hora de fechar negócio, é necessária muita dedicação e estudo para se tornar, de fato, um profissional de vendas! E por que não realizar cursos de vendas para aperfeiçoar suas técnicas?

Contudo, nem sempre é fácil decidir o melhor curso para a sua equipe e decidir se o investimento vale a pena. Por isso, separamos dicas e considerações essenciais para te auxiliar na hora da escolha!

Como escolher o melhor curso de vendas para a sua equipe

Assim como em qualquer investimento, é preciso analisar as opções, comparar as vantagens e desvantagens e, além de tudo, conhecer a sua equipe na hora de escolher um curso de vendas.

De início, identifique as áreas que precisam de aprimoramento. Analise em que ponto a equipe de vendas está com um desempenho baixo, o que falta para fechar mais negócios e outras coisas que podem ser importantes de acordo com a sua metodologia.

Por exemplo, se o problema da equipe de vendas está no momento de convencer o cliente a fechar com a sua empresa e não com a concorrente, vale a pena procurar cursos que foquem nas táticas de persuasão.

Outro ponto importante é o grau de conhecimento. Se a sua equipe já é profissional e estabelecida no mercado, procure cursos com formações mais especializadas e renomadas.

Portanto, não deixe de buscar referências e feedbacks antes de escolher o curso certo para o seu time. É interessante saber a experiência de outras pessoas e empresas para filtrar melhor o seu processo de escolha.

Leia também: 5 dicas para ter alta performance em vendas

Por isso, separamos os melhores cursos de vendas e iremos te ajudar a escolher o melhor para a sua equipe!

5 cursos de vendas essenciais para a sua equipe

1.      ESPM

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) oferece uma ampla variedade de cursos e graduações, sejam online ou presenciais.

Os cursos online não são fixos, então é importante ficar atento ao site da ESPM para saber os cursos que estão disponíveis.

Por ser um instituto grande e referência no mercado, eles oferecem cursos com as temáticas mais diversas possíveis, como:

  • Potencializando Vendas B2B;
  • Marketing Aplicado a Vendas;
  • A Revolução em Mídias Digitais: do Facebook indexado para vendas com vídeos divertidos no TikTok;
  • Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Trade Marketing;
  • Vendas Consultivas: construindo relações de valor;
  • Gestão da Equipe de Vendas: como aumentar sua performance.

Os cursos online da ESPM oferecem uma personalização exclusiva para cada aluno, ou seja, você pode escolher se assistirá todas as aulas ao vivo, interagindo com professores e outros alunos, ou então assistir as aulas gravadas após o término delas. Isso permite que você nunca perca as aulas, podendo adequá-las à sua rotina.

A ESPM oferece também as chamadas Pocket Lives: cursos gratuitos e rápidos realizados por webconferência sobre os mais diversos assuntos.

2.      FGV

A Fundação Getúlio Vargas oferece, na modalidade online, cursos, pós-graduações e até MBA sobre diversos temas dentro do mundo dos negócios.

A FGV consolida sua atuação no mercado não só atendendo estudantes de graduação e pós-graduação, executivos e empreendedores, mas também desenvolvendo projetos de e-learning em empresas, auxiliando com soluções e metodologias de educação a distância.

Com isso, diversos cursos do mundo empresarial são disponibilizados periodicamente para os interessados. Esses cursos são separados em categorias, como:

  • Marketing e Vendas: cursos com ênfase em marketing e vendas, comunicação e planejamento, e-commerce, experiência do cliente etc.;
  • Economia e Finanças: cursos voltados para gestão financeira, avaliação do desempenho empresarial, decisões de investimento etc.;
  • Estratégias e Negócios: cursos voltados para gestão de gerenciamento de projetos e negociações, gestão de vendas etc.;
  • Liderança e Pessoas: cursos voltados para gestão de liderança, comunicação entre a equipe, liderança e inovação etc.;

3.      Rock Content

A Rock Content é uma empresa que presta serviços e cria produtos de marketing com o intuito de agregar experiências de conteúdo em escala. Além disso, oferece cursos voltados tanto para marketing, quanto para vendas:

  • Outbound Marketing e Sales;
  • Inside Sales;
  • Customer Success;
  • Customer Experience;
  • Entre outros.

Além dos cursos focados em vendas, a Rock Content oferece trilhas de aprendizado para orientar a especialização preferida por você.

4.      Curso de Vendas Completo – Udemy

Esse curso hospedado na plataforma Udemy tem como foco ensinar de ponta a ponta tudo que um vendedor precisa para alavancar os negócios. É direcionado a todos que trabalham com vendas, ensinando desde a prospecção de novos clientes até o pós-vendas, além de tocar em pontos como aumento de produtividade, cold calling e cold mailing.

Como se trata de um curso completo sobre o universo das vendas, é importante para aprimorar questões que necessitam de melhora e aprender sobre pontos não tão explorados.

Confira o curso.

5.      Negociações de Sucesso: estratégias e habilidades essenciais – Universidade de Michigan

Oferecido pela Universidade de Michigan (EUA), esse curso tem o objetivo de aprofundar as habilidades essenciais que um vendedor precisa ter. É um dos cursos mais procurados no mundo todo pela sua alta qualidade e, principalmente, por ser oferecido gratuitamente por uma universidade referência.

São 14 horas de curso em inglês – com legendas em português – ensinando desde a preparação de estratégias e discursos até as técnicas de negociação.

Confira o curso.

Outra coisa interessante a se fazer é criar um playbook de vendas para a sua equipe. Ele é um manual que contém todas as informações necessárias para o time comercial trabalhar de forma alinhada e eficiente.

Saiba mais lendo o nosso texto no blog: Como criar um playbook de vendas matador? Entenda o conceito por trás dessa ferramenta valiosa

6.      Os 3 Pilares das Vendas – Thiago Concer

Um dos maiores nomes de vendas no país, Thiago Concer é sócio fundador do Instituto de Especialização de Vendas e há anos realiza treinamentos de vendas em várias empresas que desejam aumentar sua efetividade.

Neste curso ele fala sobre os 3 pilares do mundo das vendas: prospecção, contorno de objeções e técnicas de fechamento.

É um treinamento de vendas completo, que ajudará tanto inside sales, quanto field sales.

Confira o curso.

7.      Alta Performance em Vendas – Instituto VendaMais

APV (Alta Performance em Vendas), curso do Instituto VendaMais, conta com 10 módulos para vendedores que buscam ter todas as ferramentas necessárias para atingir a alta performance em vendas.

Os módulos abordados são:

  1. Introdução
  2. Planejamento
  3. Prospecção
  4. Abordagem
  5. Levantamento de necessidades
  6. Proposta de valor
  7. Negociação
  8. Fechamento
  9. Pós-venda
  10. Encerramento