Artigo desenvolvido em parceria com a Genyo

O calendário indica que o ano de 2022 já tem mais passado do que presente. Nesse sentido, quais são as projeções para o futuro de seus negócios?

A conquista do sucesso, conforme você já sabe, não é um processo que chega via fórmulas mágicas ou receitas. Dessa forma, devemos pensar no verbo planejar como um dos hábitos diários dos vencedores. Nesse contexto, quais seriam os primeiros passos?

Para te ajudar a manejar essa questão, este artigo elenca 5 tendências do planejamento estratégico de vendas para sua empresa se destacar em 2023. Vamos lá?

Planejamento estratégico: saiba como fazer sua empresa se destacar

A seguir, você confere 5 tendências que precisam ser seriamente consideradas no momento em que for traçar o seu planejamento estratégico de vendas. Boa parte delas são associadas às atitudes dos clientes B2B e da inevitável chegada da era conduzida pela tecnologia. Antes de pensar em qualquer estratégia, no entanto, é preciso relembrar os seguintes conceitos:

  • Missão: aqui é o momento de definir a razão de ser da sua empresa;
  • Metas: as definições de metas e objetivos são indispensáveis para entender onde se quer chegar;
  • Plano orçamentário: a projeção das entradas e saídas de capital futuras de um negócio;
  • Indicadores de desempenho: são as formas de medir o sucesso da empresa. Logo, é preciso elaborar os indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Com esses pilares em mente, chegou a hora de conhecer as tendências de planejamento estratégico de vendas para que sua empresa tenha um ano de 2023 espetacular.

Portanto, separe seu bloco de notas e se prepare para esboçar planos.

1. Personalização, diversidade e inclusão

A personalização, a inclusão e a diversidade são pautas cada vez mais constantes na vida dos clientes. Segundo um relatório sobre tendências para 2023 do SEBRAE, o consumidor atual vive uma jornada de autoaceitação, buscando celebrar o diferente.
Logo, é indispensável fazer o movimento de observar esses comportamentos e saber como usá-los ao seu favor.

Para começar, utilize plataformas de atendimento para monitorar o comportamento dos clientes e compartilhar dados entre os setores.

Além disso, invista em ferramentas inclusivas e adote um tom de comunicação que seja empático e sem margem para preconceitos, tanto nas ações de marketing quanto nas interações durante as vendas.

2. Transformação digital

A transformação digital jamais deixará de ser um dos pilares do desenvolvimento de um negócio. As novas tecnologias, inclusive, devem ser amplamente adotadas para automatizar processos e trazer retornos técnicos e financeiros. Nesse sentido, o controle de ponto eletrônico digital torna-se uma ferramenta indispensável para a construção do planejamento estratégico de sua empresa para 2023.

Desenvolvida para desburocratizar a gestão de pessoas, essa ferramenta automatiza todos os cálculos associados ao fechamento da folha de pagamento — incluindo férias, horas extras e 13º. Além disso, o controle de ponto planeja escalas de trabalho, gerencia jornadas de trabalho home-office, híbridas, banco de horas e quaisquer outras modalidades.

Como funciona em ambiente online, esse sistema elimina gastos com bobinas de papel, tintas para impressora, energia elétrica e manutenções típicas dos tradicionais relógios de ponto. Por fim, essa tecnologia ajuda a empresa a conter gastos — inclusive com horas extras desnecessárias. Afinal, toda a parte burocrática é feita de forma automática e com zero margem de erros.

3. Inside sales

Inside sales é uma estratégia de vendas internas que agiliza as negociações e reduz os custos com visitas presenciais. Parece até mágica, não é mesmo? Porém, o procedimento é bem simples. Afinal, nessa estratégia, o time comercial utiliza ferramentas digitais para realizar negociações e fechar vendas.

O mercado oferece um vasto menu de softwares de inside sales com muitas funcionalidades diferentes. Normalmente eles oferecem um CRM (customer relationship management), tecnologia utilizada para gerenciar contatos externos. Entre essas informações estão, por exemplo, a relação dos assinantes de listas de e-mail, listas de vendas, clientes e oportunidade de vendas.

4. Estreitar laços com o usuário final

Como parte do planejamento estratégico de vendas para 2023, a sua empresa precisa compreender que além de “sempre ter razão”, o cliente precisa interagir com a marca. Esse estreitamento de laços e a utilização desses materiais, inevitavelmente, mostram um lado humanizado do negócio.

Para trazer o cliente para dentro do negócio, experimente contar com as formas de User Generated Content (UGC), conteúdos gerados pelo usuário – na tradução para o português. Nesse sentido, planeje a utilização saudável e coerente de comentários, posts, fotos, vídeos e mídias que o consumidor produz espontaneamente analisando ou citando um produto ou serviço da sua empresa.

Para dar voz ao público, experimente investir em peças de marketing interativas e gamificadas como quizzes, campanhas de e-mail, testes e calculadoras. Essas ações são ideais para fazer o primeiro contato com o consumidor, além de possibilitar o levantamento de dados via links clicáveis.

5. Comunicação assertiva

O sucesso de um planejamento de vendas também tem como pilar o entendimento sobre os diferentes perfis de consumidores. Lembre-se que Da Geração Z, passando pela chamada Economia Prateada e naturalmente incluindo PcD, todo mundo tem o seu poder de compra e suas dores para serem resolvidas pelas marcas através da comunicação.

Vivemos na era digital e a população mundial superou a marca de 8 bilhões de pessoas. Logo, a intervenção das novas tecnologias é providencial para uma empresa se comunicar de forma assertiva com pessoas tão diferentes. Abaixo, você confere dois recursos para exercer diálogos transparentes, acessíveis e democráticos:

  • Inteligência Artificial: além de acompanhar o comportamento de seus clientes, a inteligência artificial aplicada à comunicação permite analisar os conteúdos que o seu público interage em redes sociais, sites, blogs e notícias.
  • Relacionamento via bots: a tecnologia conta com Inteligência Artificial extremamente avançada, pronta para personalizar a jornada do cliente.

Se chegou até aqui, você percebeu que nossas dicas são totalmente exequíveis. Inclusive, os esforços são mais intelectuais e menos financeiros. Desta forma, a sugestão final é aproveitar para startar o planejamento estratégico de vendas para sua empresa se destacar em 2023. No mais, favorite o link deste artigo para futuras consultas!