Hoje, apenas vender para seus clientes não é o suficiente para manter-se competitivo no mercado online. É necessário identificar e definir se o seu e-commerce está tendo um lucro bom ou ruim, de modo que possa tomar as ações necessárias e adaptar suas estratégias para garantir a satisfação dos clientes.

Mas, o que exatamente é lucro ruim? Existe isso? Sim, existe. E por mais que ele ainda seja “lucro”, seu potencial negativo para o sucesso e continuidade do seu negócio é enorme. Por isso, vamos falar mais sobre lucro bom e lucro ruim e como trabalhar isso no Inbound Sales.

O que é Lucro Bom e Lucro Ruim?

Entender a diferença entre lucro bom e lucro ruim é mais fácil do que você imagina. O lucro bom é quando sua empresa fecha uma venda e o consumidor em questão sente que também lucrou com a transação, mesmo que ele esteja pagando por aquilo.

Ou seja, o lucro bom está diretamente relacionado à experiência do cliente e como ele se sente após fazer o pedido e receber o produto.

Quando o cliente sente que o valor pago foi justo, o benefício adquirido foi real e sua experiência de compra foi positiva, sua empresa teve um lucro bom.

Por outro lado, o lucro ruim é quando sua empresa fecha uma venda, gera renda, mas o cliente sente-se insatisfeito com algum dos aspectos durante sua jornada. Ele comprou o produto por necessidade, mas pode sentir que talvez pagou muito caro, ou que não foi bem atendido, ou ainda mesmo que sua empresa falhou em proporcionar uma boa experiência.

Nesta situação de lucro ruim o potencial de retenção deste cliente é mínimo e, pior ainda, é possível até mesmo que ele compartilhe a experiência negativa com seu grupo de contatos, amigos e família, minando seus esforços e manchando sua marca para estas pessoas.

Seus consumidores não podem, de forma alguma, sentirem-se maltratados, enganados ou coagidos. A experiência de compra deve ser positiva e sua empresa deve buscar o sucesso do cliente.

Como identificar meu tipo de lucro?

Agora você entende e sabe diferenciar o lucro bom do lucro ruim, mas como saber o que seus clientes estão pensando após comprar de você? É aqui que entram as ações de Inbound Sales, em conjunto com o atendimento de qualidade.

Uma das melhores formas de saber como seus clientes estão se sentindo após uma compra é através de um pós-venda bem executado. Lembre-se, se você deseja um lucro bom, não foque apenas na venda, mas sim na satisfação e experiência do seu cliente, com o produto adquirido, a oferta proposta, o atendimento oferecido e a personalidade da sua marca.

Utilize seus canais de comunicação, como o chat online, e-mail ou telefone e pergunte aos seus clientes o que eles acharam da última experiência e contato que tiveram com sua loja, deixe que eles tenham voz no seu negócio. Além disso, especialmente no e-commerce, lembre-se de disponibilizar e solicitar avaliações dos seus clientes na página de produto.

Estes dados irão ajudá-lo a identificar se a experiência do seu cliente foi satisfatória e, caso obtenha respostas negativas, sua empresa pode alavancar a oportunidade para tentar reconquistar aquele cliente através de um atendimento personalizado.

Como trabalhar Lucro Bom e Lucro Ruim no Inbound Sales

Compreendendo que o lucro bom está diretamente relacionado à satisfação do consumidor e sua experiência de compra, é possível começar a entender como o Inbound Sales pode ser utilizado para impactar positivamente esta percepção.

O Inbound Sales visa exatamente entender melhor o público alvo, focando em suas dores, desafios, problemas e buscando oferecer soluções em forma de conteúdo, chamando a atenção de novos visitantes e clientes de forma orgânica.

Avalie suas ações de marketing digital e pense como seu negócio pode produzir conteúdo relevante, atual e útil para seu público alvo. Este conteúdo também serve para educar o mercado, de acordo com seu nicho, fazendo com que seu público tenha uma percepção mais realista dos benefícios adquiridos ao utilizar seus produtos ou serviços.

Seja através de artigos no blog de sua página, vídeos, ou material publicado nas redes sociais, acompanhe de perto a reação e resposta de seus leads. Utilize suas campanhas para aproximar-se do seu público e aumentar o engajamento, desenvolvendo uma personalidade e linguagem para sua marca.

Tudo isso ajuda seus clientes a compreender melhor o produto, assim como suas próprias necessidades. Dessa forma, as expectativas criadas estarão mais alinhadas com a experiência de compra oferecida por sua empresa.

Utilize ferramentas para oferecer uma experiência personalizada

O Inbound Sales certamente ajuda aumentar a visibilidade e confiança em sua marca, além de ter um impacto direto nas suas chances de conquistar e fidelizar novos clientes através de um conteúdo bem trabalho, mas esta não é a única estratégia que pode ajudá-lo a oferecer uma experiência personalizada.

Para isso, existem também ferramentas feitas especialmente com o foco em ajudá-lo a compreender melhor seu público alvo, organizar sua base de clientes e identificar oportunidades de vendas que lhe trarão um lucro bom, como é o caso do Fleeg.

Além disso, a satisfação do cliente está diretamente associada ao atendimento oferecido aos seus clientes, durante todo o percurso de seu funil de vendas, incluindo o pós-venda. Por isso, que tal oferecer uma experiência de atendimento omnichannel para seus leads?

O JivoChat é uma plataforma de chat que possibilita seu negócio a agir proativamente no atendimento, através de convites pelo chatbot, além de poder responder perguntas e resolver problemas em tempo real, de dentro da sua página.