O marketing é uma área de extrema importância dentro de uma empresa e suas ações devem ser pensadas de maneira estratégica para ampliar o alcance e impacto da sua organização no mercado. Sendo assim, resolvemos falar sobre como colocar em prática um projeto de marketing e como gerenciar vários Jobs ao mesmo tempo. Siga lendo para saber tudo sobre esse assunto.

Pensando os jobs como projetos

Cada job no departamento de marketing é um projeto e deve ser pensado como um. Quanto maior a sua complexidade, mais atenção ele vai exigir de você e da sua equipe. Sendo assim, preste atenção nesses principais fatores:

Público-alvo

Quando se trata de ações de marketing, é preciso ter em mente um público-alvo muito bem definido. Uma ação criada sem prestar atenção no público que se pretende atingir, vai acabar não atingindo ninguém da maneira esperada.

Também é necessário que você pense na sua persona. Mesmo sabendo da importância disso, algumas empresas deixam as personas de lado. Mas, na verdade, elas fazem total diferença na hora de elaborar qualquer projeto de marketing, pois ajudam a criar empatia entre você e as pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

Template de persona

Detalhamento e especificações

Todo job tem suas especificações a serem seguidas, e o trabalho que será necessário para coloca-las em prática deve ser planejado.

É ideal documentar todos os detalhes sobre o trabalho que será necessário para entregar cada projeto. Ali constarão os objetivos, as restrições, as expectativas dos contratantes, os recursos financeiros que serão utilizados, etc. Isso deve estar disponível para toda a equipe envolvida.

Deixar de considerar ou organizar as especificações de um job vai prejudica-lo como um todo, pois todo o andamento do projeto dependerá desse planejamento.

Cronograma

Outra área que deve receber atenção especial ao gerenciar um projeto de marketing é o gerenciamento do cronograma, afinal, atrasos jamais serão bem-vindos.

Os detalhes sobre o cronograma fazem parte das especificações e incluem datas de início e fim para cada atividade dentro do job e também para ele como um todo.

É ideal sequenciar as atividades de forma estratégica, afinal, sempre haverá alguma relação de dependência entre elas. Muitas vezes, para que uma atividade seja iniciada, outra precisa ser concluída. Fazer essa gestão ajuda a otimizar todo o andamento do projeto.

Custos

A gestão dos custos do projeto também é uma área importantíssima e, às vezes, é ela quem define todas as outras áreas. Isso porque, quando há um orçamento limitado, ele limitará também o tamanho do trabalho, a duração das atividades, etc.

Para que não ocorram erros aqui, procure utilizar os seguintes passos:

  1. Planejar o gerenciamento dos custos;
  2. Estimar os custos;
  3. Determinar o orçamento;
  4. Controlar os custos.

Webinar gestão de agências sem dor de cabeça

Organizar os jobs

Gerenciar projetos por meio de planilhas costuma ser sinônimo de muita confusão e falta de comunicação. Para obter mais controle e facilidade na hora de gerenciar seus jobs no marketing, o ideal é que você utilize um software de gerenciamento de projetos.

Artia

O Artia é uma das ferramentas de gestão de projetos mais completas do mercado.

Uma funcionalidade do Artia que é extremamente eficiente para gerenciar seus Jobs no marketing é o Kanban.

Caso você não conheça, Kanban é uma metodologia de gestão de projetos que consiste em um quadro com diversas colunas e cartões. Cada cartão representa uma atividade do projeto e estará posicionado em uma coluna que indica seu status. Assim:

Projeto de marketing no Artia

Isso é muito útil para organizar seus Jobs de maneira visual e engajar toda a equipe, mantendo todos na mesma página e cientes do andamento dos projetos.

O Artia também possui um sistema de apontamento de horas dos colaboradores, para que você saiba exatamente quanto tempo foi despendido em cada atividade e por cada membro da equipe, ajudando a gerenciar o cronograma.

Falando em cronograma, o Artia também possui gráficos de Gantt, para gerenciar o tempo e o sequenciamento das atividades.

Também há funcionalidades para controle de entregas, comunicação entre a equipe, controle financeiro e diversas outras funcionalidades.

Assista a uma demonstração do Artia ou, se preferir, teste gratuitamente!