Se existe algo que cresceu muito no Brasil nos últimos anos, são os podcasts. Uma forma prática de se obter informação, independente do tema, em qualquer hora e em qualquer lugar, tomando conta da rotina de muita gente, seja no trânsito, em filas, caminhadas, serviços domésticos e até mesmo em tempos exclusivos para eles. O fato é: os podcasts não podem mais ser ignorados! Por isso, separamos uma lista com os melhores podcasts para você ouvir em 2020, divididos em 5 categorias!

Então se liga na lista que nós fizemos com os 20 melhores podcasts do Brasil em 2020, divididos em 5 categorias.

Melhores podcasts

Negócios

Se engana quem acha que podcasts só servem para diversão e entretenimento. Os podcasts empresariais, focados em gestão de empresas, só crescem com o passar dos anos, auxiliando e servindo como um guia na hora de alavancar o seu negócio! Então se liga nos melhores podcasts ligados ao desenvolvimento empresarial!

1- AceleraCast

O podcast da Euax Consulting mescla gestão empresarial e referências do mundo todo para te dar dicas de como melhorar os resultados na sua empresa.  O AceleraCast conta com a participação dos consultores da Euax e convidados especiais em cada episódio. Eles compartilham conhecimento de décadas de experiência em gestão de projetos, processos, estratégia, inovação, TI, performance, entre outros temas ligados à gestão. Com episódios semanais, é sem dúvida um dos melhores podcasts do Brasil na hora de te auxiliar a alavancar os resultados na sua empresa! Você não pode deixar de ouvir.

2- PrimoCast

Dirigido por Thiago Nigri, criador e idealizador do canal Primo Rico, o PrimoCast é um ótimo podcast para quem deseja ter várias perspectivas do mundo dos negócios. Traz convidados de diversas áreas para debater formas de engajar, investir e criar.

3- ResumoCast

A proposta do ResumoCast é um pouquinho diferente das demais, porém é inovadora e pode te trazer uma série de insights. Basicamente, eles resumem grandes livros de empreendedorismo e negócios para te ajudar a obter mais conhecimento sobre gestão.

4- De Cabeça

O De Cabeça é um podcast voltado para quem está iniciando no mundo dos negócios e deseja compreender melhor as diversas áreas que compõem uma empresa. O podcast tem o formato de mesa redonda e promove conversas entre empreendedores e vendedores que buscam melhorar os resultados.

Marketing ou Vendas

Os podcasts voltados para marketing ou vendas trazem discussões construtivas sobre o mercado de ambas as áreas. Se liga nos melhores podcasts da categoria!

1- Fleeg Talks

No podcast, os especialistas do Fleeg compartilham experiências sobre performance, atendimento ao cliente, acertos e erros no mundo das vendas. A cada episódio eles recebem convidados do mercado de vendas e marketing para conversar sobre tudo que ronda o mundo dessas áreas. É o podcast perfeito para quem deseja aprender a otimizar o processo de vendas, conhecer as novas técnicas do mercado e, claro, vender mais! Com um conteúdo excepcional e de qualidade profissional, o Fleeg Talks é um dos melhores podcasts de marketing e vendas do Brasil.

2- Código Aberto

O Código Aberto é um podcast em formato de entrevista, no qual toda semana um profissional influente no mercado conta sobre sua trajetória e adversidades ao longo da carreira. Profissionais importantes de de empresas como Uber, Twitter e Netflix já passaram por lá.

3- Jogo de Damas

Um podcast feito apenas por mulheres para debater não apenas os problemas da indústria de publicidade e comunicação, mas também contar sobre a vida pessoal e sobre a trajetória até os cargos que ocupam na atualidade. Com entrevistas rotativas – ou seja, a entrevistada de um episódio vira a entrevistadora no próximo -, é impossível não se prender nas histórias contadas.

4- Yellowcast

Um dos podcasts mais descontraídos na hora de falar sobre as situações e as inovações no mercado publicitário. Sempre com um bom humor, mesclando elementos da cultura geek e dando dicas construtivas para se dar bem no trabalho.

Gestão de pessoas

Os podcasts de gestão de pessoas crescem tanto quanto os de empreendimento. Afinal, não adianta ter o melhores projetos para a sua empresa mas não saber lidar com seus colaboradores, certo? Então se liga nos melhores podcasts para te ajudar a conduzir melhor a sua equipe.

1- Learning Tracks

O podcast do Twygo é um dos melhores podcasts quando se trata de educação e tecnologia dentro da sua empresa. Com conversas ricas e interessantes com profissionais da área, o podcast auxilia e desenvolve técnicas educacionais cada vez mais necessárias dentro do ambiente de trabalho. É a pedida ideal para quem busca entender como implantar cursos e treinamentos dentro da sua empresa.

2- Like a Boss

O podcast entrevista diversos líderes e fundadores de startups e empresas inovadoras, conhecendo as decisões e trajetórias até o sucesso, enfatizando o trabalho em equipe para alcançar o sucesso.

3- HR. Rocks

Este podcast reúne entrevista concedidas nas edições de 2018, 2019 e 2020 do evento online HR. Rocks, promovido pela Qulture Rocks e pela Revista Exame. Empresas como NuBank, 99POP, OLX e iFood foram algumas das entrevistadas para falar sobre gestão de carreira, recrutamento, inovações e motivação.

4- HBR Ideacast

Um podcast produzido pela Harvard Business Review. Dirigido pelos editores Curt Nickisch e Alison Beard, o programa traz entrevistas e ensaios com gestores, pesquisadores, professores e profissionais influentes. Os temas abordados são amplos, se aprofundando tanto em equidade de gênero no ambiente de trabalho quanto produtividade em reuniões.

Informação

Com a rotina muitas vezes apertada, falta espaço para consumir notícias e jornais. Os podcasts jornalísticos vieram aí para ocupar essa lacuna. Rápidos e diretos, não ocupam muito tempo e podem ser ouvidos em qualquer lugar. Se liga nos melhores podcasts de informação!

1- Café da Manhã

O Café da Manhã é o podcast diário da Folha de S.Paulo em parceria com o Spotify. Apresentado por Magê Flores e Maurício Meirelles, o programa traz, de forma simples e leve, o fundamental sobre os assuntos do momento no Brasil e no mundo.

2- O Assunto

Podcast desenvolvido pelo G1 com a apresentação da jornalista Renata Lo Prete, ‘O Assunto’ escolhe um tema com grande relevância no momento e apresenta diversas facetas sobre ele. Além de sempre trazer algum especialista do tema, o podcast diário tem uma grande produção jornalística por trás.

3- Mamilos

Mamilos, o jornalismo de peito aberto, é um podcast semanal que busca os temas mais polêmicos na internet e discute eles com respeito, empatia, bom humor e tolerância. Elas apresentam diversos argumentos para que o ouvinte escolha seu lado na polêmica!

4- Estadão Notícias

O podcast do Estadão é mais direto que os anteriores. Apresenta os fatos e discute de maneira sutil o que foi proposto, sem enrolar ou debater muito a fundo. Ótimo para quem busca um conteúdo mais factual.

5- Durma com Essa

O podcast de notícias do Nexo traz um conteúdo didático, com explicações precisas e interpretações equilibradas sobre os principais assuntos do mundo.

Entretenimento e Humor

Por último, mas longe de ser menos importante, os podcasts de entretenimento e humor são os que mais caem na graça do público geral. Seja para distrair o seu dia, te fazer rir ou simplesmente por curiosidade, aqui estão os melhores podcasts de entretenimento e humor para você.

1- Um Milkshake Chamado Wanda

Notícias, fofocas, opiniões e bom-humor sobre a cultura pop, tudo isso em um dos melhores podcasts mais ouvidos do país. Com eles, o entretenimento é garantido.

2- É Nóia Minha?

No podcast ‘É Nóia Minha?’, a roteirista e escritora Camila Fremder conversa com os convidados sobre todas as paranoias que rondam as nossas cabeças nos dias atuais. É um ótimo podcast para entender que você não está sozinho nesses pensamentos noiados!

3- Nerdcast

O podcast do Jovem Nerd é um dos maiores podcasts do Brasil há mais de 10 anos.  O programa fala sobre história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia…. tudo que um exímio nerd gosta!

4- Não Ouvo

O Não Ouvo é o podcast mais animado do país. Organizado pelo Cid do famoso site Não Salvo, foi eleito pelos internautas o melhor podcast do ano de 2020. Se procurar algo pra rir e se divertir, é o podcast certo.

Como surgiu?

O termo ‘podcast’ vem da junção de ‘iPod’, o famoso dispositivo de áudio da Apple, e ‘broadcast’, que em inglês significa ‘transmissão’. Isso aconteceu em 2004, após o ex-VJ da MTV Adam Curry e o desenvolvedor de softwares Dave Winner criarem um programa chamado ‘iPodder’, que permitia baixar transmissões da internet para o iPod.

Não demorou muito para que o termo e o formato caíssem nas graças da população. Logo em 2005, a Apple lançou o iTunes 4.9, uma atualização que trazia um suporte nativo exclusivo para os podcasts, e o então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, começou a publicar suas transmissões semanais nesse tipo de formato.

Como ouvir podcasts?

Diferente dos programas de rádio, que possuem horários definidos para serem ouvidos, os podcasts podem ser reproduzidos a qualquer momento, basta escolher a sua rede de streaming favorita e dar play.

O Spotify é a plataforma mais utilizada para ouvir podcasts. Com uma sessão exclusiva para isso dentro do aplicativo, podendo criar playlists personalizadas e tendo acesso gratuito aos conteúdos, fica difícil não se interessar pelos podcasts, né?

E aí, curtiu a nossa lista? Acha que ficou algum podcast de fora? Comenta aqui embaixo pra gente ver! Aliás, nós criamos um teste para medir seus conhecimentos sobre marketing digital, nesse material você pode entender um pouco mais e ficar ligado sobre as táticas de mercado!