Com o Marketing Digital, é impossível parar de aprender, afinal, ele está em constante evolução. Seja por meio de cursos, pesquisas na internet, artigos de blog, e-books, vídeos e muitas outras formas, os profissionais buscam se aprimorar e desenvolver seu trabalho com sucesso. Para te ajudar nessa empreitada, listamos nesse post livros de marketing digital para deixar o conhecimento em dia.

Boa leitura!

1. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital

Autor: Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Marketing 4.0

É quase impossível falar de marketing sem fazer referência às ideias de Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno. Depois de falar sobre marketing 1.0, 2.0 e 3.0, Kotler, em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan traz o livro Marketing 4.0.

Este é um dos livros de marketing digital que aborda as transformações do marketing tradicional ao digital, entendendo como a conectividade mudou as métricas, as práticas do marketing e as formas de viver dos consumidores. Os autores também ensinam como identificar as novas tendências e aplicações do marketing digital.

2. Free – Grátis, o futuro dos preços

Autor: Chris Anderson

Free – Grátis, o futuro dos preços

Neste livro, o autor Chris Anderson fala sobre a tendência de zerar custos que foi trazida pela era digital. Ele aborda a forma como a economia pode ser construída em torno do conceito do “gratuito” e como isso afeta a vida das pessoas.

A ideia do livro nasceu enquanto escrevia um capítulo que falava sobre economia em abundância em seu best-seller “A Cauda Longa”, uma de nossas indicações neste post.

3. Marketing de conteúdo – A moeda do século XXI

Autor: Rafael Rez

Marketing de Conteúdo - A Moeda do Século XXI

Este livro de marketing digital pode ser útil para diversos públicos: empresários, empreendedores, profissionais de comunicação, profissionais liberais ou apenas curiosos.

Em “Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI”, Rafel Rez mostra como a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas é o conteúdo e de que forma é possível desenvolver esse tipo de marketing. O livro é um guia para quem quer saber tudo o que o Marketing de Conteúdo é capaz de fazer.

4. A Cauda Longa

Autor: Chris Anderson

A cauda longa

O autor, Chris Anderson, também editor chefe da revista “Weird”, explora neste livro como a internet origina um novo universo em que a receita total de diversos produtos de nicho é igual à receita total de poucos produtos que fazem sucesso.

Anderson mostra como se chega a essa situação e quais as grandes oportunidades que se podem surgir com a segmentação do mercado.

5. Não me faça pensar!

Autor: Steve Krug

Não me faça pensar

O livro “Não me faça pensar!: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web” é tratado como um dos livros de marketing digital mais importantes para o design, pois mostra a importância de criar bons elementos de interação e formas de fazer com que o usuário não tenha que pensar muito.

Mas não tem apenas design envolvido aqui! Steve fala sobre bons textos, testes A/B e vários outros elementos necessários para conquistar um visitante.

6. Marketing de Permissão

Autor: Seth Godin

Marketing de Permissão

“Marketing de Permissão: tornando desconhecidos em amigos e amigos em clientes” apresenta o conceito inédito de Marketing de Permissão por Seth Godin, que é considerado “o mais fantástico empreendedor da Era da Informação”.

Ele mostra aos profissionais de marketing uma perspectiva de criar mensagens de modo que os próprios consumidores a desejem. Godin foca principalmente no relacionamento Business to Consumer (B2C) e nas principais estratégias para conquistar um cliente.

7. A Bíblia do Marketing Digital

Autor: Claudio Torres

A Bíblia do Marketing Digital

Este é um guia prático de utilização da internet para implementar ações de marketing nos negócios. Seu autor, Cláudio Torres, demonstra muito conhecimento na área e seus ensinamentos foram aprendidos durante anos.

Por meio dele é possível criar uma revolução no seu negócio através da internet. Principalmente por explorar diferentes estratégias, ações e ferramentas presentes no mundo virtual que podem ser praticados no dia a dia.

8. Web Analytics 2.0

Autor: Avinash Kaushik

Web Analytics 2.0

Neste livro Avinash Kaushik reafirma sua paixão e nos brinda com insights que levarão novos analistas de métricas a se tornarem verdadeiros ninjas das análises.

O “Web Analytics 2.0 – A arte das análises de web e a ciência do foco no cliente” leva o leitor a uma jornada para o entendimento de analistas de métricas. O autor ensina e dá dicas sobre transformar números em ações. Como análises quantitativas e qualitativas, testes A/B e multivariável, análises competitivas, etc

9. Negócios Digitais

Autor: Alan Pakes

Negócios digitais

Este outro livro de marketing digital é voltado para pessoas que desejam empreender no mundo digital. Foi escrito por 17 empreendedores de negócios digitais renomados e organizado por Alan Pakes.

Para eles, a maioria das pessoas que usam a internet para vender um produto ou serviço faz isso da maneira errada. Os autores ensinam o leitor a pensar como um empreendedor com dicas que podem ser colocadas em prática.

10. Tração

Autor: Gabriel Weinberg e Justin Mares

Traction

Neste livro a dupla Gabriel Weinberg e Justin Mares fornece ferramentas para que qualquer startup consiga elevar seu número de clientes. Para isso, eles explicam mais sobre o conceito de tração, que é um sinal que a startup está crescendo.

O livro Traction, em português, Tração, apresenta 19 canais que uma empresa pode utilizar para criar uma base de clientes ou fazê-la crescer.

11. Marketing na Era Digital

Autor: Martha Gabriel

Marketing na era digital

Com uma linguagem simples e objetiva, este best seller de marketing aborda a importância estratégica do marketing no novo contexto digital.

O livro é dividido em 4 partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing, mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital, plataformas tecnológicas digitais emergentes e estratégias digitais.

Além de o próprio livro ser diferente dos outros livros de marketing digital, é inovador, possui QR codes com acesso a cases, exemplos e vídeos online.

12. Posicionamento: a batalha por sua mente

Autor: Al Ries e Jack Trout

Posicionamento - A Batalha por sua Mente

A dupla de autores Al Ries e Jack Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado supercompetitivo, criando uma “posição” na mente do consumidor através da abordagem prática.

Como eles dizem, “a batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor”, e o posicionamento é um conceito que mudou a natureza da publicidade, que é apresentado nesse livro.

13. Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital

Autor: Walter Longo

Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital

O livro “Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital” é essencial para as pessoas que trabalham com marketing e comunicação e, principalmente, que tem interesse a se adaptar à era pós-digital.

Segundo o autor, estamos vivendo um momento em que a novidade virou commodity e o que fascinava ou amedrontava é um lugar-comum. Novos desafios surgem e esse livro se destina aos profissionais que querem entender as mudanças que afetam a sociedade e seus hábitos de consumo.

14. Brand Brilliance

Autor: Fiona Humberstone

Brand Brilliance

Neste livro, Fiona Humbertone, especialista em branding, traz dicas para definir seu cliente e se comunicar de maneira encantadora com seu público, refinar sua mensagem e melhorar o seu jogo de marketing.

Este livro é uma ótima indicação para quem quer se aprofundar nos conhecimentos sobre branding de forma prática e fácil.

15. Youtility: Why Smart Marketing is about Help Not Hype

Autor: Jay Baer

Youtility

Neste livro, Jay Baer prova que o marketing inteligente não se trata apenas de construir uma marca reconhecível. Ele diz que a diferença entre helping (ajudar) e selling (vender) é de apenas duas letras.

O autor diz que se você se pergunta como tornar seu produto mais interessante, está fazendo a pergunta errada. A questão certa a se fazer devia ser “Como podemos ajudar?”.

16. A Revolução das Mídias Sociais

Autor: André Telles

A revolução das mídias sociais

É impossível indicar livros de marketing digital sem falar sobre as redes sociais. No livro “A Revolução das Mídias Sociais” é possível ver cases, conceitos, dicas, ferramentas, táticas e estratégias de como aproveitar os recursos de cada rede social.

O autor mostra como as redes sociais são uma parte importante da realidade de vida de quase todas as pessoas e como isso as influencia.

17. Nocaute

Autor:Gary Vaynerchuk

Nocaute

Segundo o autor, o marketing tradicional sempre foi como uma luta de boxe unilateral onde as empresas desferem ganchos de direita nas mesmas plataformas para chegar ao nocaute (fechar a venda).

E mesmo injustamente, funcionava, pois os clientes não tinham uma alternativa que não fosse absorver os golpes. Entretanto, com as mídias sociais essa luta foi para um novo ringue, onde os clientes estão prontos para desafiar as empresas, expressando suas opiniões e interesses antes de comprar.

Nocaute ensina como os profissionais de marketing devem agir neste novo contexto.

18. Digital Marketing for Dummies

Autor: Ryan Deiss e Russ Hennesberry

Digital Marketing for Dummies

Neste livro, traduzido como “Marketing Digital para Leigos”, os autores dupla Ryan Deiss e Russ Hennesberry trazem ao leitor um conteúdo completo de fácil entendimento que inclui muitas informações práticas, referências e detalhes específicos.

Este é um dos livros de marketing digital que abrange diversos temas, como planejamento de marketing, a jornada do cliente, landing pages, blogs, SEO, redes sociais e muitos outros.

19. The Power of Visual Storytelling

Autor: Ekaterina Walter e Jessica Gioglio

The Power of Visual Storytelling

A dupla de autoras especialistas em marketing traz neste livro o poder do storytelling visual. Elas acreditam que a atenção é a nova mercadoria, afinal o ser humano processa narrativas visuais 60 mil vezes mais rápido que as textuais.

É um livro com muitas imagens e exemplos, de modo a explicar como trazer resultados por meio dos recursos visuais e como fazer isso.

20. As Armas da Persuasão

Autor: Robert B. Cialdini

As armas da persuasão

Este não é exatamente um livro de marketing digital, mas trata de um assunto que a área de marketing em geral trabalha: como persuadir as pessoas através de gatilhos mentais.

É exatamente isso que o psicólogo Robert B. Cialdini busca explicar neste livro. O autor aborda como nós somos envolvidos por técnicas de persuasão e não percebemos, ajudando os leitores a entender melhor o comportamento humano.

21. On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction

Autor: William Zinsser

On Writing Well

On Writing Well, como o próprio autor fala, é um livro para todo mundo que quer ou precisa aprender a escrever.

O autor oferece princípios fundamentais, e insights para que escritores e aspirantes a escritores aprimorem sua escrita de não-ficção. Se você quer escrever sobre pessoas, lugares, ciência, negócios, para redes sociais ou qualquer outra coisa, esse livro tem muito a ensinar.

22. O sinal e o ruído

Autor: Nate Silver

O sinal e o ruído

Neste livro, o economista e autor Nate Silver expõe como a interpretação de dados numéricos é essencial para a segurança e progresso da sociedade. Ele fala sobre o acesso fácil à informação e o desafio de descobrir o que é relevante em um maior volume de dados.

É considerado um dos livros de marketing digital mais importantes publicados no Brasil e possui um conteúdo explicativo que faz “o futurismo parecer bem menos complicado”.

23. Ideias que colam

Autor: Chip e Dan Heath

Ideias que colam

Todos temos ideias para transmitir, mas como as boas ideias surgem? Como fazer com que alguma ideia “cole”? Como influenciar e transformar a forma de agir e pensar das outras pessoas? Porque algumas ideias “pegam” e outras não?

É isso que esse livro esclarecedor e engraçado vem trazer: os 6 princípios essenciais de ideias vencedoras. Os autores abordam questões importantes sobre o que faz uma ideia repercutir e permanecer na cabeça das pessoas.

24. Hacking Growth

Autor: Sean Ellis e Morgan Brown

Hacking Growth

O livro “Hacking Growth – A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido” fala sobre o crescimento acelerado de empresas como Airbnb, Uber e até do LinkedIn.

Os autores explicam a fundo a metodologia Growth Hacking, termo cunhado pelo próprio Sean Ellis, e quais princípios você pode aplicar em seu negócio para obter os mesmos resultados de sucesso.

25. Obrigado pelo marketing

Autor: Vitor Peçanha

Obrigado pelo marketing

O livro “Obrigado pelo Marketing” é uma das grandes referências em Marketing de Conteúdo. Por meio de um guia completo, com leitura fácil e prática, Vitor Peçanha mostra todas as etapas necessárias para criar e executar uma estratégia de sucesso em marketing de conteúdo.

O autor também explica melhores formas de usar canais como blogs, redes sociais e e-mail, sempre com foco em bons resultados.

26. Audience: Marketing in the Age of Subscribers, Fans e Followers

Autor: Jeffrey K. Rohrs

Audience - Audience Marketing in the age of Subscribers Fans and Followers

Toda empresa está em busca de audiência. Essa audiência nada mais é que novos clientes que a empresa encontra e desenvolve relacionamento lucrativo.

Neste livro, Jeffrey K. Rohrs fala sobre a produção de temas relevantes e desafia todas as empresas a utilizarem as mídias pagas, próprias e conquistadas para não apenas vender, mas crescer.

27. Remote: Office Not Required

Autor: Jason Fried e David Heinemeier Hansson

Remote - Office not required

Os fundadores da Basecamp Jason Fried e David H. Hansson exploram neste livro a ideia do trabalho remoto. Os autores abordam como uma configuração de trabalho remota pode ser realizada, ensinando como é possível trabalhar no Home Office e como vender seus produtos ou serviços online.

Além disso, os autores explicam as vantagens e desvantagens, os desafios e benefícios e mostram porque as empresas vão querer o modelo de trabalho remoto para fazer as coisas acontecerem.

28. Sundae de Almôndegas

Autor: Seth Godin

Sundae de Almôndegas

Um livro de receitas? Podemos dizer que sim. A receita apresentada por Seth Godin neste livro é sobre como o marketing digital não pode ser aplicado em todo tipo de negócio ou empresa e quais são as 14 tendências que nenhum profissional de marketing pode ignorar.

Nesse livro de marketing digital o autor ensina por meio de uma metáfora divertida como é importante entender os porquês e as formas de utilizar o marketing digital.

29. Contagious: Why Things Catch On

Autor: Jonah Berger

Contagious - Why Things Catch on

Porque algo se torna viral? É basicamente a resposta para esta questão que Jonah Bergen, professor de marketing e autor de “Contagious” busca trazer neste livro.

Seus estudos revelam a ciência secreta por trás do boca-a-boca e da transmissão social. Ele apresenta seis princípios básicos que levam todo tipo de coisa se tornar contagiante. Através de uma pesquisa inovadora este livro oferece um conjunto de técnicas para ajudar na disseminação de informações.

30. 80/20 Internet Lead Generation

Autor: Scott Dennison

80/20 Internet Lead Generation

Neste livro o autor e especialista em Marketing Scott Dennison apresenta um processo simples para a criação de uma campanha de geração de leads online de sucesso.

Esse livro é muito recomendado para quem deseja desenvolver uma geração de leads bem-sucedida, já que o autor apresenta uma abordagem estratégica que se aplica especialmente a isso.

31. Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos

Autor: Paulo Faustino

Marketing Digital na Prática

Partindo do pressuposto de que vivemos na era da informação e da atenção, o autor Paulo Faustino considera que gerar vendas através dos canais digitais tem se tornado mais difícil a cada dia que passa.

Pensando nisso, em “Marketing Digital na Prática” o autor mostra exatamente como criar uma estratégia de marketing digital e traz dicas práticas para aproveitar as principais plataformas e ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado.

Se interessa pela área de marketing digital? Achamos que você pode gostar de conhecer as 7 ferramentas de marketing digital indispensáveis para alavancar o seu negócio

Estes são alguns dos livros de marketing digital mais importantes para quem trabalha na área, mas existem muitos outros. Você já leu algum dos livros dessa lista? Tem algum livro que esquecemos para nos indicar? Deixe seu comentário, compartilhe sua experiência!