Apesar do seu papel crucial no desenvolvimento e crescimento da empresa, muitas vezes o marketing é tratado como “alguém que mexe no photoshop e faz algumas postagens”. Existem até mesmo empresas que confundem com o departamento de vendas.

A palavra marketing provém do inglês “market”, que significa mercado e pode ser definido como um conjunto de estratégias e técnicas que tem como objetivo final conquistar e fidelizar clientes. Os profissionais desta área são responsáveis por todas as fases de “preparo” do cliente em potencial que antecedem o setor de vendas.

Teste de maturidade em marketing digital

Neste post você irá aprender quais são as principais funções de um departamento de marketing, os cargos e responsabilidades que o compõe e como fazer para estruturar um na sua empresa. Vamos lá?

Funções do departamento de Marketing

Como já mencionamos anteriormente, os profissionais de marketing são responsáveis por preparar o cliente em potencial para a realização de uma venda, em outras palavras, a atração e fidelização de clientes. Para isso, existem outras atividades que tornam essa tarefa mais fácil e viável. Confira:

Pesquisa de mercado e posicionamento da marca

Você sabe quais são os principais concorrentes da sua empresa certo? E você com certeza tem percepções de quais são os diferenciais da sua marca em relação as outras. Mas o problema é que tudo isso foi feito sob o olhar de quem tem muito apego ao produto e serviço.

E o que isso significa? Que talvez sua marca não esteja tão bem-posicionada no mercado quanto você imagina.

O desparamento de marketing será responsável por trazer essa visão imparcial do seu produto ou serviço. Com pesquisas de mercado baseadas em dados e tendências, será possível identificar quais as forças e fraquezas da sua marca, além de oportunidades e ameaças do mercado. O nome disso é análise SWOT.

SWOT

Com uma boa análise de mercado, é possível identificar quais são os atributos mais importantes para a decisão de compra do mercado que sua marca está inserida e desenvolver um Perceptual Mapping. Essa ferramenta demonstrará exatamente onde sua marca se encontra posicionada no mercado, dessa forma:

Mapa perceptual

Definição do público-alvo e personas

Talvez você tenha alguma ideia de quem é o seu público, mas o departamento de Marketing irá realizar um estudo com base em dados reais sobre as características demográficas e o comportamento dos seus clientes. A definição, com base em estudos, deixará as abordagens e a estratégia mais assertivas.

Outra ferramenta utilizada é o desenvolvimento de buyer personas, que são uma representação fictícia do seu cliente ideal.

Diferença entre público alvo e persona

Baixe um template de persona gratuitamente!

Compreensão da jornada de compra do consumidor

Se você vende café gourmet, a jornada de compra do seu consumidor será totalmente diferente da jornada do consumidor de uma marca que vende café comum. Mesmo sendo teoricamente o mesmo produto (café), as motivações de compra são completamente diferentes.

Analisar qual é a jornada de compra do seu cliente, guiará todas as decisões estratégicas em cada etapa do processo de vendas. Uma ferramenta muito utilizada nesse mapeamento é o funil de vendas, que auxilia no monitoramento da situação de cada relação comercial.

Funil de vendas

Definição de estratégia e criação de campanhas de marketing

Uma das funções mais conhecidas do departamento de marketing é a criação e desenvolvimento de campanhas. Esse é um trabalho de promoção da empresa ou do produto/serviço para o público-alvo.

As campanhas podem ser veiculadas em diversos canais como Instagram, Facebook, Google Ads, no caso de campanhas online, ou outdoors, jornais, revistas, no caso de campanhas offline. Desta forma, é papel do marketing definir quais os melhores canais para atingir o público da sua marca.

Também existem inúmeras estratégias de marketing como o Inbound Marketing e o Outbound Marketing, e é responsabilidade do Marketing definir qual estratégia é mais eficiente para a sua empresa.

Canvas de Planejamento de Campanha de Marketing

Mensuração e análise dos resultados

Outra função essencial no departamento de marketing é a mensuração e a análise dos resultados para que os projetos possam ser otimizados. Sendo assim, a mensuração é uma das funções imprescindíveis do departamento de marketing.

Por meio de ferramentas como o Google AdWords, é possível ter acesso fácil aos dados que indicam a eficiência dos anúncios e campanhas digitais. Mas vale ressaltar que é essencial que esse mapeamento inclua pesquisas de satisfação, já que o feedback dos clientes é um dos maiores geradores de insights para otimizações.

Além disso, o departamento de marketing também pode ser responsável por:

  • Planejamento da comunicação da empresa;
  • Gerenciamento de comunicação;
  • Traçar objetivos e metas de comunicação;
  • Definição de canais e formas de atrair novos clientes;
  • Gerenciar produção multimídia;
  • Gerenciar canais como redes sociais e websites;
  • Gerenciar os fornecedores como gráficas e agências de publicidade.

Cargos e responsabilidades dentro do departamento de marketing

Lembra no início do post quando falamos que muitas pessoas acham que o Marketing é uma pessoa que sabe mexer no photoshop e fazer algumas postagens? Agora que você entendeu melhor quais são as responsabilidades do departamento, deu para perceber que esse não é um serviço para uma pessoa só.

O departamento de marketing precisa ter responsabilidades e cargos bem distribuídos. Confira um exemplo de um organograma genérico de um departamento de marketing:

Organograma de departamento de marketing

Diretor de marketing

No topo de um departamento de marketing, temos o diretor. Sua responsabilidade principal é comandar e guiar a equipe de marketing (promovendo treinamento e desenvolvimento do time), dimensionar recursos, atuar na definição de ferramentas estratégicas, entre outras funções.

Coordenador de marketing

Como o próprio nome já diz, um coordenador de marketing coordena a equipe. Além de acompanhar o progresso dos profissionais do setor, é responsável pela definição de estratégias e cronograma de execução, definição de indicadores e metas, aprimoramento dos processos do time para otimizar entregas, análise de indicadores e sugestão de ações de manutenção.

Gestor de tráfego pago

O gestor de tráfego pago é aquele responsável por monitorar métricas de desempenho. O profissional também colabora no briefing e nas melhorias de landing pages, cria e configura campanhas e define melhorias de anúncio.

Gestor de conteúdo

O gestor de conteúdo tem como responsabilidade publicar conteúdos ricos. Também faz cases para o site, ação de link builnding, revisa integrações e fluxos de automação e garante que os conteúdos estejam de acordo com as estratégias e o briefing.

Redator

O redator é responsável por todos os conteúdos escritos que são produzidos dentro do departamento de marketing. Alguns deles podem ser: textos para blog/ site, roteiros para vídeo, textos de e-mail marketing, textos para redes sociais e briefing de materiais ricos.

Designer

Já o designer é responsável por todos os conteúdos visuais que são realizados dentro de uma estratégia de marketing. Artes para ilustrar textos, layouts de sites, artes para landing pages, artes para e-mail marketing e artes para posts em redes sociais.

Social media

A função de um social media é gerenciar as redes sociais de uma determinada empresa/marca. Esse profissional tem como principais responsabilidades interagir com usuários, monitorar métricas, definir conteúdos, contatar influenciadores, entre outras.

Importância do marketing como mostrar resultados através de números

Como estruturar um departamento de marketing da melhor maneira?

Como podemos ver, o departamento de marketing possui uma estrutura completa e que pode ser complexa para ser montada. Isso porque cada empresa possui necessidades diferentes e, apesar de termos apresentado um organograma genérico, essa estrutura pode mudar de empresa para empresa.

Um exemplo disso é que as funções de redator, designer e social media, muitas vezes são terceirizadas por uma agência de publicidade ou marketing e o departamento de marketing fica responsável pela parte estratégica.

Outras empresas também fazem o contrário, contratando uma agência de marketing para definir as estratégias e dar uma consultoria, deixando o departamento de marketing responsável pela execução das campanhas.

Podemos concluir que para conseguir alcançar bons resultados é essencial analisar as necessidades da sua empresa e planejar qual será a estrutura do setor de marketing. Para te ajudar nesse processo, vamos dar algumas dicas de como você pode fazer isso sem muito estresse. Acompanhe:

1) Definir cargos e responsabilidades

Nessa etapa, é preciso definir os cargos e responsabilidades que irão compor o departamento de marketing e quantas pessoas serão necessárias para cada função, considerando o tamanho da empresa e orçamento disponível.

Distribua bem as funções para cada cargo, pois esse processo facilita na hora de traçar as exigências, qualidades e diferenciais do profissional.

2) Contratar profissionais qualificados

Realizar a contratação de profissionais qualificados é uma etapa muito importante. Depois de definir as necessidades e objetivos do departamento de marketing, é hora de traçar um perfil ideal de profissional que se encaixe na cultura da sua empresa.

Para isso, é preciso fazer uma análise de quais competências e diferenciais o colaborador que irá preencher a vaga precisa ter.

Vamos dizer que sua equipe precisa de um designer para criar as artes de blog e redes sociais, sendo assim, qual requisito ele precisa preencher? Ter conhecimento em Photoshop e Illustrator, por exemplo, ou experiência prévia com edição de imagens.

Por isso, traçar as necessidades é fundamental, pois isso irá te guiar para definir exatamente o tipo de profissional que você precisa.

Também é necessário analisar se o candidato em questão possui as soft skills de um bom profissional, como proatividade, determinação, automotivação, vontade de aprender e ética profissional.

3) Criar um programa de estágio

Criar um programa de estágio pode ter um grande retorno para sua agência. Além de desenvolver profissionais para o mercado de trabalho e aprimorar suas habilidades e qualidades, também é uma forma de divulgar a empresa e ajudar no seu crescimento.

Além disso, com um programa de estágio, é possível captar profissionais e desenvolvê-los de acordo com as necessidades da sua empresa.

Como medir a qualidade do departamento de Marketing?

Depois de um departamento de marketing bem estruturado, é necessário medir sua qualidade.

Existem diversos indicadores que podem ser utilizados para avaliar se as ações de marketing estão trazendo resultados positivos e concretos para a empresa e cumprindo com as necessidades e objetivos!

Essas métricas são denominadas KPIs (Key Performance Indicators). Veja os principais a seguir:

ROI

ROI, Retorno sobre investimento, é um indicador financeiro que permite uma empresa saber quanto fatura e quanto gasta em cada um de seus investimentos, desde despesas com conta de luz até salários dos funcionários.

Número de leads

Lead é como são chamados os contatos capturados de uma empresa. Com esse indicador, você pode analisar sua taxa de conversão e ver quantos leads sua empresa conseguiu converter em um determinado período.

Métricas nas redes sociais

As métricas que podem indicar se sua empresa está tendo sucesso nas redes sociais são principalmente o número de seguidores e o nível de engajamento. O engajamento é um indicador valioso, pois de nada adianta sua empresa ter diversos seguidores, mas não ter interação e retorno desses usuários.

Taxa de conversão

Taxa de conversão é um indicador que mostra a porcentagem de visitantes do seu site que realizaram alguma interação, como baixar e-book, preencher formulário, encerrar uma compra.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica que mostra a porcentagem de visitantes que não interagiu ou gerou tráfego para seu site, ou seja, abriu a página e logo em seguida fechou, sem realizar nenhuma ação.

Para conhecer mais métricas e saber como medi-las, confira o nosso texto com as 14 principais métricas de marketing.

Por fim, se você gostou das dicas e do conteúdo que criamos para ajudar na estruturação da equipe de marketing, não deixe de acessar o nosso KIT de materiais que usamos nas estratégias de marketing aqui do Fleeg.

Nele você irá ter acesso a template para construção de personas, guia de construção de landing pages, segredos de e-mail marketing e muito mais!

Kit Materiais para potencializar os resultados da sua Agência