Você sabia que o Brasil é líder mundial de tempo de uso diário de smartphones? Segundo uma pesquisa feito pela Statista, uma empresa de dados, os brasileiros costumam passar quase 5 horas na frente do celular. Além disso, um estudo conduzido pela Mindminers, uma plataforma de Human Analytics, aponta que:

  • 91% dos entrevistados compram por meio de canais digitais;
  • 44% dos entrevistados fizeram de 2 a 5 compras online nos últimos 12 meses;
  • 22% dos entrevistados fizeram de 6 a 10 compras online nos últimos meses.

Esses dados comprovam que independente da sua área de atuação, o seu público está na internet. Mesmo que você diga “Mas minha empresa não trabalha com e-commerce”, fica claro que o seu cliente fará pesquisas sobre o seu produto ou serviço na internet.

Com o Marketing Digital, as chances de alcançar o seu público nunca foram tão altas, mas encontrar a estratégia certa para o seu negócio pode não ser tão fácil assim.

Diagnosticar os problemas de comunicação da sua empresa, fazer um planejamento e colocar em prática, tudo isso é um processo complexo que exige muito estudo. Além disso, a mente do consumidor está em constante mudança e as estratégias de marketing também. É justamente aí que entra a necessidade de contratar uma Consultoria de Marketing Digital.

Teste de maturidade em marketing digital

Você ainda não sabe o que é uma Consultoria de Marketing Digital, quer entender melhor como ela funciona e quais são os benefícios desse tipo de serviço? Continue lendo esse texto para saber mais!

O que é Consultoria de Marketing Digital?

A Consultoria de Marketing Digital é um aconselhamento de quais são as melhores ações para atingir as metas e objetivos de uma empresa através de ações de Marketing Digital. Para isso, é feito um diagnóstico completo da empresa apontando suas forças e fraquezas e quais são as oportunidades e ameaças do mercado.

O objetivo desse serviço é auxiliar a sua empresa a melhorar o desempenho nas estratégias de marketing, mostrando as melhores ferramentas e indicando quais adaptações precisam ser feitas para atender aos novos comportamentos dos consumidores.

Por que contratar um serviço de consultoria de marketing digital

Essa consultoria é feita por um Consultor de Marketing Digital. Continue lendo para entender o papel desse profissional.

O que faz um Consultor de Marketing Digital?

O Consultor de Marketing Digital é o profissional que irá realizar toda a análise e diagnóstico da empresa para traçar um planejamento estratégico, com foco nos objetivos da marca e de acordo com o orçamento estipulado. Algumas das suas funções envolvem:

  • Compreender o funcionamento e objetivos da empresa;
  • Fazer uma análise da concorrência;
  • Definir ou aperfeiçoar a persona da marca e as estratégias de branding (identidade visual, tom de voz etc.);
  • Mapear a necessidade de criação ou aperfeiçoamento de um site para a empresa ou loja virtual;
  • Definir as estratégias de conteúdo e e-mail marketing;
  • Planejar a presença nas redes sociais;
  • Determinar quais campanhas devem ser realizadas e definir quais plataformas serão utilizadas;
  • Acompanhar a execução da estratégia, os resultados e analisar as métricas;
  • Propor modificações quando necessário.

gestão de leads e clientes

E qualquer outra atividade necessária para alcançar os objetivos da empresa, mas é claro que isso tem alguns limites. Agora iremos falar um pouco mais sobre o que não esperar de um consultor de marketing digital.

O que não faz um consultor de Marketing Digital?

Executar as atividades

Muitas empresas contratam um serviço de consultoria de Marketing Digital com a expectativa de que o consultor irá executar todas as atividades (postagem nas redes sociais, criação de site, produção de conteúdo etc.), o que não é o caso. O papel do consultor é indicar caminhos e não os trilhar.

O ideal é que sua empresa tenha funcionários responsáveis pelo trabalho de Marketing Digital que executem o planejamento proposto pelo consultor.

Estar disponível 24 horas por dia

A consultoria é normalmente negociada em um pacote de horas, então é importante alinhar quais são os momentos para suporte de dúvidas, o tempo e frequências das reuniões, momentos de aprendizagem e canais de contato.

Com esse alinhamento, você conseguirá aproveitar melhor as horas investidas.

Você já sabe quase tudo que precisa saber sobre a Consultoria de Marketing Digital, mas ainda falta entender como funciona de fato esse serviço. Continue lendo para saber mais!

Como funciona uma Consultoria de Marketing Digital?

Processo da Consultoria de Marketing Digital

1 – Análise

A primeira fase da consultoria digital é a Análise, aqui é feito um panorama geral do mercado e da sua empresa. É nessa fase que é possível identificar as forças e fraquezas da sua marca e oportunidades e ameaças do mercado.

SWOT no marketing

2 – Planejamento

Com o perfil e as metas da empresa bem definidos, é hora de fazer o planejamento estratégico do marketing de conteúdo:

  • Definição das personas;
  • Definição da jornada de compra;
  • Definição dos tipos de conteúdo.

É também nessa etapa que são determinadas as métricas que irão medir o sucesso da campanha.

3 – Implementação

Agora é hora de colocar todo o planejamento em prática e otimizar as ações conforme o necessário. Essas ações podem envolver:

  • Criar ou fazer o “redesign” do site;
  • Implementar Softwares e CRM’s;
  • Desenvolver conteúdos otimizados em SEO;
  • Desenvolver de Landing Pages;
  • Criar campanhas promocionais;
  • Monitorar as redes sociais;
  • Enviar e-mail marketing;
  • Criar links patrocinados;
  • Educar a equipe de vendas (Inside Sales).

4 – Monitoramento

Como dissemos anteriormente, o marketing digital está em constante mudança. Por isso é preciso monitorar a eficiência das ações implementadas e realizar ajustes conforme o necessário.

A Consultoria de Marketing Digital é um serviço que pode trazer muitos resultados para a sua empresa, mas decidimos compartilhar um bônus com você: um KIT de materiais para alavancar os resultados da sua agência de marketing, que inclui desde os segredos do e-mail marketing até o passo-a-passo de como construir campanhas que realmente convertem. É só clicar no banner abaixo!

Kit Materiais para potencializar os resultados da sua Agência