Já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? Pois então, promover o produto ou serviço de uma empresa é base para que a pessoa conheça a sua marca, veja valor no que ela oferece e vire seu cliente. Por isso é tão importante saber criar campanhas de marketing que conquistem e atraiam os consumidores para o seu negócio.

Neste post, vamos te contar quais aspectos não podem faltar de jeito nenhum na sua campanha e um passo a passo para realizar uma campanha de marketing. Gostou da ideia? Então siga a leitura!

O que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing é o conjunto de estratégias e ações que visam promover uma empresa, uma marca, serviço ou produto, com um objetivo específico. Essa estratégia está voltada para os consumidores e os objetivos podem ser diversos: fortalecer a marca, divulgar um novo produto, divulgar novos passos da empresa, entre outros.

As campanhas de marketing podem ser veiculadas em diversos meios, como redes sociais, outdoors, pesquisas do Google, televisão etc. Isso vai depender do objetivo da campanha e do perfil da empresa, sempre visando a melhor comunicação com os possíveis clientes.

No próximo tópico, vamos explicar melhor como uma campanha de marketing é importante para uma empresa. Continue lendo!

Importância de uma campanha de marketing

Adquirir mais potenciais clientes

É muito comum que existam campanhas de marketing focadas em adquirir mais possíveis clientes, são as chamadas campanhas de aquisição. Como as campanhas de marketing são um esforço temporário com objetivos específicos, é muito vantajoso concentrar energias e recursos em um certo período e os resultados renderem por um bom período.

Relacionamento com o público

Uma das características mais marcantes do marketing atual é que as empresas têm identidade e personalidade, a ponto de se relacionarem com os clientes, cada vez mais parecido com uma pessoa. A Netflix é um dos exemplos mais claros disso. Com bom humor e ironia, a plataforma interage com o público em diversas mídias sociais.

exemplo relacionamento com o público

Imagem: Criatives

Você pode fazer uma campanha de marketing para a sua empresa ficar mais perto do público também, criando uma relação de qualidade. As redes sociais são perfeitas para isso!

Fortalecer a marca

Existe uma frase em inglês que diz assim “Out of sight, out of mind”, que em português significa algo como “fora de vista, fora da cabeça”. A ideia é que aquilo que você não vê com frequência, é esquecido.

Uma campanha de marketing pode servir justamente para evitar essa situação! Você pode fazer uma campanha para fortalecer a identidade da empresa frente ao público, através de uma presença mais forte nas mídias, nos canais, enfim, à vista do público.

Assim, você vai aos poucos construindo uma imagem de credibilidade e referência no mercado, dentro do seu segmento, a ponto de quando as pessoas pensarem naquele produto específico, lembrarem automaticamente do nome da sua marca.

Até porque ninguém compra achocolatado em pó, só Nescau ou Toddy, né? Kkkkkk

O que toda campanha de marketing deve ter?

O que uma campanha de marketing precisa ter

Orçamento

O orçamento é o dinheiro que vai ser investido no planejamento e execução da campanha de marketing. Quem define o orçamento geralmente são os diretores da empresa, junto com o setor de marketing e existem vários aspectos que podem ser levados em consideração para definir o valor.

Por exemplo, é necessário analisar quais serão os canais utilizados para fazer a campanha, qual a proporção da iniciativa, por quanto tempo a campanha irá durar, qual o objetivo etc.

Objetivo

Como a gente já disse, toda campanha de marketing existe por um motivo, e ele tem que estar muito claro na cabeça de quem está planejando a iniciativa. Até porque, se não houver um objetivo, um resultado que você deseje alcançar, como vai saber se ele foi atingido? Ou então, qual seria a justificativa para gastar tempo e dinheiro da sua empresa, sem nem ter uma justificativa?

Ter os objetivos bem claros e registrados é importante para convencer os diretores da sua empresa e para saber planejar com mais eficácia cada etapa da estratégia de marketing.

Duração

Uma campanha de marketing é um esforço temporário, cada campanha deve durar um tempo determinado. Isso porque os resultados precisam ser medidos. Não tem como saber se o objetivo foi alcançado se o trabalho ainda nem terminou, não é mesmo?

Além disso, quanto mais uma campanha se estende, mais cara fica e a tendência é de os consumidores enjoarem do marketing da sua empresa. Quem aí lembra dos pôneis malditos?

Público-alvo

Nem precisamos dizer que o público é a parte mais importante de tudo, né? É por causa dele que as campanhas existem, a sua empresa depende dele para que a campanha dê certo. Então, nada mais óbvio que pensar numa estratégia que esteja de acordo com o público que você deseja atingir.

Nesse sentido, ter uma persona ajuda a direcionar pra quem será a campanha de marketing. Ter bem definidos quem é o público, em quais mídias está presente, qual o perfil da sua marca, qual o tom da comunicação são itens a considerar para conseguir se eficiente na sua campanha.

Mensagem

Além do objetivo, você precisa ter o que divulgar. Você precisa lançar novos serviços? Divulgar a abertura de um novo point? Divulgar promoções de um período específico? Descubra para o que você quer chamar a atenção e foque nessa mensagem.

Anotou? Agora vamos ao passo a passo de como fazer uma campanha de marketing de sucesso!

Como fazer uma campanha de marketing?

1) Planejamento

Vamos começar do começo! Tudo tem de partir de um planejamento detalhado da estratégia e de como a campanha vai acontecer no decorrer do tempo. Agora é hora de pegar todos os itens que colocamos no tópico anterior e destrinchá-los, para deixar a campanha mais a organizada possível.

Aqui é o momento de pensar também se a campanha vai ser voltada totalmente para o ambiente digital ou se vai ser mesclado com uma campanha de marketing mais tradicional.

O tipo de divulgação também é muito importante de ser pensado. Por exemplo, em quais canais será divulgada a campanha. Não se esqueça da importância de a sua marca ter presença nas redes sociais!

Além disso, é muito importante projetar uma meta de ROI (Retorno Sobre Investimento), porque ajuda a entender melhor os objetivos da campanha e facilita a análise dos resultados no final.

2) Ação

Essa é a etapa de colocar tudo o que foi planejado em prática! Aqui você obviamente precisa seguir tudo o que foi proposto na etapa do planejamento e acompanhar de perto o andamento da campanha. Ainda não é hora de verificar todos os resultados, mas já é possível prever com mais certeza qual vai ser o retorno, e ir adaptando as coisas conforme elas aparecem.

Nesse momento, o mais importante é que a campanha vá dando certo e que a empresa consiga criar um bom relacionamento com os consumidores, assim você tem mais chance de reter os clientes.

Para isso, é essencial que a equipe esteja preparada para “receber” os consumidores de diversas formas, seja nos comentários de uma publicação ou clientes que venham aproveitar uma promoção da sua empresa, por exemplo.

É claro, a gente sabe que atender bem os clientes não é nem conselho, é regra, mas isso é ainda mais importante e mais visível durante as campanhas de marketing. Então, se atente a isso para que a empresa não fique com uma imagem negativa, porque seria o extremo oposto da ideia de uma campanha de marketing, né?

3) Resultados

Quando a campanha tiver terminado, é o momento de fazer as análises dos resultados que a iniciativa gerou para o negócio. Então você vai verificar se o objetivo da campanha foi alcançado, qual foi o ROI, em quais outros aspectos a empresa saiu ganhando, além dos objetivos principais, etc.

Aqui é bastante indicado o uso de métricas e indicadores para conseguir mensurar esses resultados, para que você consiga visualizar de forma concreta o que a empresa conquistou nesse período.

A partir dessas análises, é possível ver o que deu certo e o que não deu, quais foram os percalços, quais estratégias podem ser incorporadas e ter novos insights.

Gostou de saber quais são os aspectos indispensáveis para criar uma boa campanha de marketing?

Se você quiser utilizar as dicas que demos aqui e se organizar na sua campanha, temos um material que vai facilitar a sua vida! No nosso site temos um Canvas de Planejamento de Campanha de Marketing, perfeito para você registrar suas ações. Não deixe de baixar, é gratuito!

Canvas de Planejamento de Campanha de Marketing