Não é novidade para ninguém que o e-mail marketing é um dos meios mais poderosos para desenvolver um relacionamento direto e a longo prazo com prospects, leads e clientes. Além de possuir baixo custo, pode ser trabalhado em todas as etapas do funil de vendas e ainda permite segmentação e personalização de acordo com as suas necessidades.

Mas é humanamente impossível realizar disparos para uma grande quantidade de clientes manualmente. Foi justamente este problema que a automação de e-mail marketing veio para solucionar. Além disso, as ferramentas de e-mail marketing contam com recursos que auxiliam na expansão da base de contatos, análise dos consumidores e muito mais.

Como escolher a ferramenta de e-mail marketing certa?

nazare tedesco

Apesar de as possibilidades para escolha de uma ferramenta serem infinitas, contudo, existem critérios que podem auxiliar nesta decisão:

Quais as necessidades da sua empresa?

Antes de tudo, é importante analisar o que você gostaria de fazer com a ferramenta e se certificar de que, além de se encaixar nesses critérios, ela contribua positivamente e facilite o fluxo de trabalho da sua equipe. Escolher uma plataforma pela sua popularidade pode ser um grande erro caso você não se certifique que ela supre todas as necessidades da sua equipe.

Como é o suporte técnico da plataforma de e-mail marketing?

É importante que uma plataforma de e-mail marketing esteja funcionando corretamente por se tratar de uma interface que auxilia na interação com seus clientes. Por isso é importante escolher um fornecedor que ofereça uma equipe de suporte atenciosa e prestativa, para que possíveis problemas sejam solucionados rapidamente.

Outro fator a ser levado em consideração é se o suporte oferecido é nacional. Isto pode ser decisivo para facilitar a comunicação entre a sua empresa e a equipe de suporte, auxiliando e acelerando a resolução de problemas.

A ferramenta suporta integrações?

É muito importante que as ferramentas de e-mail marketing possuam uma boa integração com outras plataformas, pois ajuda a enriquecer o CRM e aumentar sua força de vendas. O ideal é que a plataforma possua o CRM próprio integrado.

Existe a possibilidade de personalização?

Já imaginou receber e-mails iguais de duas empresas diferentes? Pois é, apesar de templates prontos serem uma mão na roda para economizar tempo, é fundamental que sua plataforma tenha opções de personalização para evitar incidentes.

Além da personalização dos templates, é interessante checar se a plataforma em si pode ser personalizada, este é um fator que pode fazer toda diferença no fluxo de trabalho da sua equipe.

Guia prático do e-mail marketing matador

12 melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado

tabela comparativa melhores ferramentas de e-mail marketing

1. Fleeg

Fleeg melhor ferramenta de e-mail marketing

(Imagem retirada do site fleeg.com)

O Fleeg é pioneiro em trazer a solução de CRM próprio integrado para o Brasil. Com uma plataforma intuitiva e 100% personalizável, a ferramenta simplifica e humaniza os processos de marketing com foco no engajamento de leads. Além disso, ele ainda oferece a opção de criar landing pages, integração com ferramentas de vendas, mensuração do ROI do marketing, qualificação automatizada de leads e muito mais!

Faça já o seu teste gratuito.

2. SendPulse

sendpulse

(Imagem retirada do site sendpulse.com/br)

SendPulse é uma plataforma de automação de vendas e marketing que oferece uma ferramenta de envio de e-mail em massa, chatbots, landing pages, CRM, notificações push e SMS. Você pode automatizar muitas coisas e analisar estatísticas de suas campanhas e funis de vendas. O produto e suporte estão disponíveis em português. Esta é uma das opções mais fáceis de usar, mas poderosas, principalmente populares entre pequenas e médias empresas. Experimente o plano gratuito e veja por si mesmo.

3. AWeber

AWeber

(Imagem retirada do site aweber.com)

A AWeber é recomendada para pequenas e médias empresas. Apesar de não possuir suporte nacional, a ferramenta conta com funil de automação, gerenciamento das listas com tags e triggers e um recurso de rastreamento que possibilita a análise de cada contato. Outro ponto a ser levado em consideração é a impossibilidade de realizar a mensuração do ROI pela própria plataforma.

4. Dinamize

Dinamize

(Imagem retirada do site dinamize.com.br)

O Dinamize Mail é a versão mais atualizada da plataforma e possui recursos como editor de e-mails responsivo em estilo drag and drop, fluxos de automação de e-mail, SMS marketing e notificações de push, teste A/B para e-mail, criador de landing pages e segmentações avançadas.

Contudo, vale ressaltar que a plataforma não possui CRM próprio integrado.

5. Drip

Drip

(Imagem retirada do site drip.com)

O Drip é uma excelente solução para e-commerce por contar com um serviço de gerenciamento de relacionamento com o cliente de comércio eletrônico (ECRM). Isso significa que você poderá conectar todos os dados dos seus clientes de forma mais eficiente.

Além disso, o Drip possui uma vasta biblioteca de aplicativos para integração.

Apesar de todos os benefícios, o Drip não possui suporte nacional e pode dificultar alguns processos no dia-a-dia.

6. MailerLite

MailerLite

(Imagem retirada do site mailerlite.com)

Com gerenciamento extremamente intuitivo, o MailerLite é ideal para pequenas e médias empresas. É possível adicionar filtros, organizar contatos com base em segmentos e tags de grupo e manter as informações de contato com o cliente detalhadas. Além disso, a plataforma oferece muitas opções de segmentação, deixando a comunicação extremamente efetiva.

Vale ressaltar que o MailerLite deixa a desejar quando se trata de CRM, pois além de não possuir uma plataforma integrada, não realiza a mensuração do ROI.

7. Mailchimp

Mailchimp

(Imagem retirada do site mailchimp.com)

O MailChimp é ideal para quem está começando, principalmente por ter uma excelente versão gratuita, que garante a listagem de até 2.000 inscritos e o envio de 12.000 e-mails por mês. A versão também garante o recebimento de tutoriais que irão auxiliar na otimização dos processos. A ferramenta também possui serviço de suporte em que especialistas podem auxiliar você a criar uma campanha de e-mail marketing, contudo vale ressaltar que este serviço não é nacional.

8. RD Station

RD Station

(Imagem retirada do site rdstation.com)

O RD Station possibita através do plano light realizar disparos e sequências de e-mails, além de fazer uma gestão dos contatos, que incluem importação e segmentações de listas. Para quem precisa de estratégias mais completas, a ferramenta fornece, a partir do plano pro, segmentações de contatos avançadas, automação de marketing completa, testes A/B de Landing Pages e e-mail.

9. Constant Contract

Constant Contract

(Imagem retirada do site constantcontract.com)

O Constant Contact possui utilização fácil e intuitiva, e o seu grande destaque são os recursos de criação de listas e segmentação de contatos. Apesar da plataforma possuir apenas versão em inglês, a plataforma permite o acompanhamento dos resultados de campanha em tempo real e fornece sugestões para melhorar as taxas de abertura e cliques de e-mail.

10. GetResponse

GetResponse

(Imagem retirada do site br.getresponse.com)

A GetResponse possibilita o envio de uma série de e-mails com automação e autoresponder. Além disso, ele é o primeiro serviço que disponibiliza de soluções de marketing para webinars, onde é possível realizar o agendamento, ativar registros e começar a coletar novos contatos. Contudo, a ferramenta não possibilita a criação de landing pages.

11. ConvertKit

ConvertKit

(Imagem retirada do site convertkit.com)

O ConvertKit é um software feito por e para os criadores. Apesar de ser mais simples, ele é prático e simples de usar, sendo possível escolher templates e criar landing pages apenas arrastando e soltando elementos. Essa ferramenta também disponibiliza teste A/B e relatórios simplificados.

12. Keap

Keap

(Imagem retirada do site keap.com)

O Keap fornece uma excelente visão feral de cada etapa do processo de vendas e facilita o engajamento dos usuários através de recursos personalizados da plataforma. Os relatórios informam o desempenho do seu negócio e a plataforma também conta com um guia estratégico.

Agora que você já conhece as melhores ferramentas de e-mail marketing, confira nosso webinar sobre como o CEO do Artia obteve 500% de crescimento com a automatização de processos.

CRM: Tudo que não te contam sobre a estratégia que pode alavancar as vendas da sua empresa