Se você está pensando em investir em uma boa ferramenta de gestão para seu negócio, provavelmente já ouviu falar de CRM e ERP. Elas são ferramentas pensadas para a geração de receita, automação de tarefas e aumento da produtividade.
No entanto, o CRM e ERP possuem recursos e objetivos diferentes, o que ainda confunde muitos empreendedores. Na realidade, um dos softwares é responsável por cuidar da gestão do relacionamento com o cliente, enquanto o outro cuida da gestão empresarial.
Mas, não é só isso. Se você quer entender quais são as diferenças entre CRM e ERP e as vantagens que a sua empresa pode obter com cada um deles, você está no lugar certo! Continue a leitura até o fim.
O que é CRM?
CRM é sigla de Customer Relationship Management, que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Os sistemas de CRM são projetados para registrar e armazenar todas as informações relacionadas aos clientes e as interações deles com a empresa em um banco de dados.
Esses dados são padronizados e facilmente compartilháveis, podendo ser usados pela equipe de marketing, representantes de vendas e pelos gestores. Aqui estão alguns recursos essenciais de um bom software de CRM:
- registro de contatos e histórico do cliente;
- gestão de funil de vendas;
- automação da nutrição de leads;
- gestão de campanhas de marketing;
- automação de vendas;
- qualificação automatizada de leads.
Quais as vantagens de usar um CRM?
Veja algumas vantagens de implementar um sistema de CRM no seu negócio:
Melhora a comunicação com o cliente
Uma das principais vantagens de um sistema de CRM é, sem dúvidas, a melhora na comunicação do cliente. O sistema coleta as informações sobre o cliente de uma forma mais organizada e efetiva. Assim, os colaboradores tanto de vendas quanto de marketing, conseguem criar uma comunicação mais assertiva com base em dados reais.
Potencializa as vendas
Uma boa solução de CRM também ajuda a potencializar as vendas do seu negócio. Afinal, com as informações sobre o cliente, os vendedores sabem o melhor momento para abordá-los e, principalmente, como abordá-los. Isso porque eles já estarão cientes sobre quais são suas dores e necessidades e, principalmente, suas objeções.
Oferece mais poder gerencial ao líder
O CRM também é uma excelente ferramenta de gestão que fornece ao líder informações preciosas para verificar a produtividade da equipe e gargalos em alguma parte do processo de vendas. A partir daí, traçar planos de ação para gerar resultados mais satisfatórios.
E o que é ERP?
ERP é a sigla de Enterprise Resources Planning, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Os sistemas de ERP são projetados para agilizar as operações do negócio ao integrar as informações de todos os departamentos da empresa (finanças, recursos humanos, vendas, estoque, fiscal, etc) em um só lugar.
Isso significa que um sistema ERP, por exemplo, permite importar o XML de uma nota fiscal enviada pelo fornecedor no sistema, atualizando automaticamente a lista de produtos no estoque ao mesmo tempo em que dá baixa dessa despesa no sistema.
Outro exemplo é o sistema de agendamento online que conta com a função de enviar lembretes de compromisso automaticamente para os clientes que fizeram seu agendamento. E, o que um bom ERP tem? Veja só:
- sistema cadastro de clientes;
- sistema de cadastro de fornecedores;
- fluxo de caixa;
- controle de estoque;
- controle de vendas;
- gestão de contratos.
Quais as vantagens de usar um ERP?
Descubra quais são as vantagens de implementar um sistema ERP no seu negócio:
Confiabilidade das informações
Uma das principais vantagens do sistema ERP está na confiabilidade das informações, pois são devidamente padronizadas, integradas e atualizadas em tempo real. Isso permite reduzir erros que podem impactar negativamente nos processos e no atendimento ao cliente.
Tomadas de decisão mais ágeis e assertivas
Por ser a única fonte para a obtenção de dados e informações, esse sistema garante uma otimização no trabalho dos tomadores de decisão, sobretudo se for um sistema ERP online. Sem contar que diminui o tempo de resposta em negociações ou respostas para o cliente.
Eliminação de processos manuais e repetitivos
Com a automatização e integração dos dados, há uma redução no tempo e no esforço exigido pela equipe para desenvolverem suas atividades diárias. Também diminui ou elimina processos manuais e repetitivos para que a equipe possa se concentrar em outras tarefas mais importantes.
Mas, afinal, qual é a diferença entre CRM e ERP?
Como vimos, o sistema de CRM é focado totalmente no relacionamento com o cliente e otimiza os processos de marketing e vendas dentro das empresas. Enquanto que o sistema de ERP é voltado para a gestão do seu negócio como um todo.
Ele é usado, principalmente, pelo departamento financeiro e de estoque. É possível encontrar no mercado alguns sistemas de ERP que incluem componentes do CRM, como o histórico dos clientes. Mas dificilmente você encontrará um sistema CRM com funcionalidades do ERP.
Ambas ferramentas, CRM e ERP, são fundamentais para qualquer empresa que deseja expandir seu negócio. Quando unidas elas podem trazer muito mais vantagens e benefícios para o negócio.
E aí, entendeu a diferença entre CRM e ERP e como essas ferramentas se complementam?
Qual é o momento certo para implementar o CRM e o ERP?
Pode ser difícil descobrir qual é o momento certo para implementar os sistemas de CRM e ERP, não é? A verdade é que todas as empresas que desejam crescer precisarão das duas ferramentas, CRM e ERP, em alguma ocasião.
Mas, vamos exemplificar para você entender melhor.
À medida que seu negócio cresce, mais clientes terá. Se você não compreende cada jornada de compra, dificilmente conseguirá impactá-los. E é aí que entra em CRM.
Já se você tem dificuldades para controlar as entradas e saídas de dinheiro ou estoque, então certamente precisa de um sistema ERP.
Assim, para saber qual é o momento certo para implementar o CRM e o ERP basta analisar quais problemas sua empresa está enfrentando e quais dessas soluções pode resolvê-los. Mas, nada impede que você se antecipe a essas necessidades.
Preparado para aumentar a produtividade?
Como podemos ver, toda empresa precisará de um sistema CRM e de um sistema ERP algum dia. E, agora que você sabe qual é a diferença entre CRM e ERP fica mais fácil descobrir o momento certo para adotar cada uma dessas ferramentas.
Mas, por que esperar quando se pode ter os dois hoje mesmo?
Conheça o CRM Fleeg e melhore seus processos de marketing e vendas. Também aproveite para experimentar gratuitamente por 35 dias o sistema ERP Simples Agenda, uma solução completa para otimizar os processos do seu negócio.