Publicado originalmente em 13 de janeiro de 2020 | Atualizado em 26 de janeiro de 2022

Você sabia que conquistar clientes fiéis pode ser a chave do sucesso de uma empresa? Isso mesmo! Fidelizar clientes é cada vez mais importante em uma estratégia de negócios e é fundamental para organizações que querem se destacar no mercado e vender mais.

Já dizia Philip Kotler: “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. Isso significa que satisfazer e fidelizar clientes é a melhor maneira de atrair novos consumidores, pois demonstra consistência, segurança e bom relacionamento.

Além disso, sabemos que vender não é uma tarefa nada fácil, portanto conservar os clientes que sua empresa já conquistou parece uma boa ideia, não é mesmo? Por isso, para te ajudar nessa missão, reunimos nesse post o conceito de fidelização de clientes, por que ela vale a pena e como fazer! Confira:

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes se refere a habilidade de manter os clientes engajados com a sua empresa, de maneira que comprem recorrentemente e se tornem promotores do negócio.

Por exemplo: quando você vai a uma loja e adquire um produto de boa qualidade, é bem atendido ou ganha um cupom de desconto, você vai querer voltar mais vezes, não é? Pois é exatamente assim que a fidelização de clientes funciona!

Ou seja, por meio de práticas que valorizam e ajudam o cliente, a empresa consegue mantê-lo fiel ao seu produto. Isso faz com que ele volte mais vezes e indique o seu serviço para outras pessoas.

Mas por que fidelizar clientes é tão importante? Isso é o que vamos ver a seguir! Confira:

Por que fidelizar seus clientes?

Você sabia que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual? Ou seja, a fidelização de clientes permite que a empresa reduza seus custos e melhore sua saúde financeira.

Além disso, fidelizar os clientes ajuda a empresa crescer no mercado e ganhar vantagem competitiva. Isso porque, um cliente fiel engaja, indica e defende a marca para seus conhecidos.

Alguns outros benefícios da fidelização de clientes, são:

  • Ajuda na previsão de vendas: garantir a previsibilidade da receita é muito mais fácil quando a empresa já conhece seus clientes.
  • Melhora a competividade: seu concorrente gastará muito mais atraindo, nutrindo e convertendo possíveis clientes, enquanto você já tem clientes qualificados para uma compra, que confiam e gostam dos seus produtos.
  • Cria promotores da marca: promotores espalham o nome da empresa e a reputação dos produtos e serviços de forma rápida e em grande quantidade.

Agora que você sabe por que investir na fidelização de clientes, é hora de entender como fazer isso! Veja a seguir:

7 dicas infalíveis para fidelizar clientes

1.      Conheça o seu cliente

O primeiro passo para fidelizar seus clientes é saber quem ele é, pois só é possível personalizar o atendimento se sua empresa conhece o perfil do seu cliente. Sendo assim, você deve levantar algumas informações, como:

  • Nome;
  • Faixa etária;
  • Condição financeira;
  • Porte da empresa;
  • Veículo de comunicação mais utilizado;
  • Entre outros dados.

Dessa maneira, é possível saber como chegar até os clientes e qual a melhor abordagem a ser usada em cada caso.

💡 Dica: Crie uma persona, representação fictícia do seu cliente, para te auxiliar! Elas sintetizarão as características do seu público-alvo de forma detalhada.

2.      Capriche no atendimento

 “Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que se lembram do preço”. — Kate Zabriskie

Oferecer um atendimento de qualidade é o básico se você deseja encantar e fidelizar os seus consumidores. Sendo assim, é fundamental garantir que seus clientes recebam o melhor atendimento possível.

Para isso, busque atender seus consumidores utilizando uma abordagem mais personalizada e direcionada.  Além disso, é essencial entender as suas dores e necessidades, para que assim, você consiga ajudá-los da melhor maneira possível.

Você pode proporcionar um bom atendimento seguindo alguns passos, como:

  • Mapeie a jornada do seu público dentro da sua empresa;
  • Esteja nos canais de preferência dos seus clientes;
  • Utilize um sistema para centralizar os canais de atendimento;
  • Recolha e analise feedbacks.

3.      Capacite e motive a sua equipe

Para que seja possível atender os clientes de forma ágil e diferenciada, a equipe de vendas precisa estar bem capacitada, não é mesmo? Portanto, é fundamental investir em programas de treinamento e capacitação.

Além disso, é muito importante empoderar e motivar o seu time. Isso porque, uma equipe motivada possui uma produtividade mais potencializada e um desempenho muito maior, o que resulta em um melhor atendimento ao cliente e mais negócios fechados.

Para isso, você pode criar alguns eventos específicos, como funcionário do mês, por exemplo.  Dessa maneira, você recompensa o profissional pelo seu bom desempenho, o motivando a continuar entregando bons resultados.

4.      Invista em programas de fidelidade

Investir em programas de fidelidade pode ser uma ótima maneira de garantir a fidelização de clientes. Esses programas consistem na oferta de promoções, vantagens e combos que beneficiam os consumidores.

Algumas opções são:

  • Programa de pontos: prática simples que consiste em recompensar o cliente de maneira proporcional ao número de aquisições e valores de suas compras. Pode ser por meio de brindes ou descontos em compras futuras.
  • Descontos em datas comemorativas: oferecer promoções e ofertas em datas especiais, como: natal, páscoa, ano novo, mês do aniversário do cliente, etc.
  • Promoções- relâmpago: Promoções especiais que acontecem por um tempo determinado.

5.      Tenha uma comunicação humanizada

Se comunicar com o cliente de uma maneira humanizada e personalizada é fundamental se você deseja que ele se torne fiel à sua empresa. Isso porque, para fidelizar um cliente, você precisa ser lembrado como uma marca que se preocupa com os consumidores.

Uma maneira de tornar o atendimento da sua empresa mais humanizado é enviando uma mensagem de aniversário ao cliente ou oferecendo um cupom na data que ele fez sua primeira compra, por exemplo.

6.      Seja confiável

Você já ouviu dizer que uma reputação leva tempo para conquistar, mas minutos para destruir? Pois é extremamente verdade! Por isso é tão importante ser confiável e cumprir com tudo que foi prometido ao consumidor.  

Sendo assim, o primeiro passo é se certificar que todas as promessas podem ser cumpridas. Além disso, se algo não sair como o planejado, seja transparente e dialogue com o seu cliente.

7.    Automatize o processo comercial da empresa

Para saber como está a satisfação dos clientes e o desempenho do produto, é muito importante monitorar todo o processo, desde a captura até o momento do fechamento de compra. Isso ajuda a entender a jornada de compra do cliente e a planejar a próxima abordagem.

Para isso, é recomendável implantar um sistema CRM, já que ele ajuda a acompanhar todo o processo de venda e apresenta indicadores em tempo real. O Fleeg, por exemplo, permite cadastrar todas as informações dos seus contatos e apontar todas as suas interações com ele.

Além disso, ele possui diversas outras funcionalidades, como:

  • Integração com o WhatsApp web;
  • Automação das atividades de vendas;
  • Rastreamento de atividades em tempo real;
  • Rastreamento de leads, da captura até a conversão;
  • E muito mais!

Ficou interessado? Então, clique no banner abaixo e teste o Fleeg gratuitamente!

Teste Grátis