Publicado originalmente em 03 de dezembro de 2018 | Atualizado em 15 de março de 2021

Manter bons números em vendas é um fator crucial para a sobrevivência de qualquer negócio, principalmente para empresas novas e para aquelas que estão passando por momento de crise. Por isso, saber como fazer a captação de clientes é muito importante.

Essa captação, no entanto, pode ser uma missão um tanto quanto difícil.

Atualmente, no mundo tecnológico, a concorrência se faz cada vez mais presente e o cliente nunca teve tanto poder de decisão. Por isso, ele está ficando cada vez mais criterioso e cabe ao seu negócio se adequar às novas demandas do mercado e apresentar a melhor solução para o consumidor.

Por isso, acompanhe nosso post! Nele, explicamos o que é captação de clientes e listamos as 12 melhores dicas de como captar clientes para o seu negócio (e uma dica bônus imperdível).

Confira:

O que é captação de clientes?

Captação de clientes é o conjunto de técnicas utilizadas para atrair compradores para a marca. Ou seja, é a procura constante por pessoas que possam se interessar no serviço ou produto você oferece. Assim, captar novos clientes é o que mantém uma empresa funcionando e promove o crescimento da organização.

Tanto empresas pequenas quanto as grandes corporações precisam ter uma estratégia de captação de clientes definida, senão correm o risco de:

  • Perder competitividade;
  • Estagnar a carteira de clientes;
  • Perder ou deixar de ter lucro

O objetivo principal da captação de clientes é achar público para comprar de você, mas essas ações também têm o efeito de divulgar a sua marca e torná-la conhecida do público. Isso é uma vantagem, porque sabemos que uma empresa conhecida e consolidada no mercado tem mais chances de fechar parcerias e, principalmente, de estar na mente das pessoas como um das ou a primeira opção de compra dentro do seu nicho de mercado.

Agora que você está convencido de que a captação de clientes é essencial para uma empresa, vamos, sem mais delongas, te mostrar como fazer essa captação na prática.

Confira:

12 dicas de como captar clientes

#1 Conhecer seu público a fundo

Para começar: será que você realmente conhece o seu público-alvo?

Para conhecer seu público a fundo é preciso entender seu comportamento, o que ele consome, e onde ele está.

Talvez você ache que conhece o seu tipo de cliente, no entanto, está utilizando a forma errada de mapeá-lo.

Você pode mapear seus possíveis clientes através de uma segmentação mais ampla, fazendo um recorte de acordo com as características em comum dos seus possíveis consumidores, e posteriormente construir uma persona (perfil de cliente ideal):

Segmentação ampla é mais indicada em etapas iniciais de planejamento de produto e estratégia de marketing, quando a empresa ainda não conhece muito bem qual seu tipo de cliente ideal, ou quando os seus clientes fazem parte de um nicho específico e compartilham características em comum.

Exemplo de segmentação ampla: mulheres solteiras de 18 a 35 anos, com alto nível de escolarização e uma renda mensal média.

Persona é um perfil fictício de um cliente ideal. Traz um detalhamento profundo sobre quem compraria o seu produto, descrevendo hábitos de consumo, comportamento, etc. É ideal para uma empresa que precisa estabelecer uma relação emocional com o cliente, para produção de conteúdo e abordagem mais personalizada nos meios de comunicação.

Exemplo de persona: Natália Gonçalves, 32 anos, pós-graduada em direito civil, gosta de ficar em casa e assistir Netflix, mora sozinha em Curitiba e possui um conversível.Template de persona

#2 Buscar inspiração em empresas do exterior

Como te contamos lá no começo, o mercado está cada vez mais competitivo, por isso, você sempre deve apresentar uma vantagem sobre seus concorrentes, seja o preço, o produto, ou até o relacionamento com o cliente.

A melhor forma de estar sempre antenado às novidades para competir com os concorrentes nacionais é acompanhando o que as empresas do mesmo segmento internacionais fazem, isso acontece porque geralmente o que é novidade no exterior chega por aqui um ou dois anos depois.

Então observe:

  1. Sites das empresas.
  2. Evolução do produto.
  3. Comportamento nas redes sociais.
  4. Tipo de conteúdo
  5. Veja quais estratégias de captura de clientes eles utilizam.

#3 Fazer do seu Site um lugar convidativo

Você sabia que o Brasil é o terceiro colocado no ranking mundial de tempo gasto com navegação na Internet?

Segundo dados divulgados pelo portal Tecmundo, o brasileiro passa em média 9 horas e 14 minutos na Internet por dia.

Isso significa que as chances do seu cliente procurar por você na Internet e utilizar o seu site para obter informações sobre o negócio são enormes.

Por isso, é muito importante ter um site convidativo, amigável e fácil de navegar, para que o cliente em potencial tenha vontade de conhecer mais sobre seus produtos.

Para começar, faça o checklist abaixo no seu site e verifique se ele atende as expectativas do usuário:

☐ É otimizado para dispositivos móveis.

☐ A homepage deve deixar claro como a sua empresa pode resolver o problema do cliente.

☐ Design visualmente agradável e amigável.

☐ Tem pelo menos um espaço para captura de dados, onde o usuário pode informar um endereço de e-mail para receber mais informações sobre a sua empresa.

#4 Estar presente nas redes sociais

Como te contamos anteriormente, o brasileiro passa muito tempo online, e boa parte desse tempo é gasto nas redes sociais.

Segundo dados do portal Opinion Box, 94% dos internautas possuem uma conta no Facebook, 57% estão no Instagram e outros 35% no Twitter.

Olhando para esses dados fica fácil entender a importância de estar presente nas redes sociais e utilizar esse meio para capturar clientes.

Talvez seja redundante falar sobre a importância das redes sociais atualmente, mas muitas empresas ainda pecam por não estar presentes em pelo menos uma rede ou por ter um perfil abandonado, com poucas publicações, dando a impressão que a empresa também está nessa situação.

As redes sociais podem ser um ótimo canal para:

  • Construir autoridade de marca.
  • Divulgar promoções e fazer sorteios.
  • Criar uma rede de consumo dos seus conteúdos.
  • Fazer anúncios segmentados.

#5 Segmentar mídias pagas

Nós falamos no tópico anterior sobre anúncios em redes sociais. Mas você sabe como usar esse recurso de forma correta?

Ferramentas como Twitter, LinkedIn e Facebook permitem segmentar o público que será atingido com a sua publicidade paga.

Isso significa que as chances do seu potencial cliente ser alcançado com a publicidade são muito altas e você terá segurança que o seu dinheiro está sendo investido em uma mídia assertiva.

Por exemplo: negócios locais, como um pet shop, podem patrocinar uma publicação para que apareça apenas no seu local de atuação.

#6 Investir em conteúdos

Você já ouviu falar sobre Marketing de Conteúdo?

Se sim, está na hora de colocar em prática ou até mesmo de rever a sua estratégia!

Marketing de conteúdo é uma estratégia para criar conteúdos e atrair seu público através dele.

Esse conteúdo pode ser veiculado através de posts em blogs corporativos ou em formatos de materiais ricos, como e-book e infográfico. O importante é você levar informação e mostrar ao seu possível cliente que você entende sobre o mercado que você atua.

O marketing de conteúdo traz muitas vantagens para a sua empresa, entre elas:

#7 E-mail Marketing

Muito se fala sobre o e-mail marketing ter morrido, mas te garantimos que isso está longe de acontecer!

Hoje em dia é praticamente impossível fazer qualquer coisa na Internet sem ter um e-mail, por isso é importante entender: seus clientes têm e-mail e provavelmente utilizam essa ferramenta diariamente.

Mesmo que eles não comprem de você pelo e-mail marketing, é importante enviar e-mails periodicamente para se mostrar presente e garantir a notoriedade da sua marca.

CTA-Guia-Pratico-do-e-mail-marketing-matador

Algumas boas práticas para e-mail marketing:

  • O conteúdo do e-mail deve estar no texto, não na imagem, pois caso ela não carregue, o seu possível cliente ainda terá acesso ao conteúdo sem prejuízo.
  • Assuntos de e-mail devem despertar atenção.
  • Sempre permita que a pessoa responda aos e-mails, lembre-se: você quer se relacionar com o cliente, a comunicação não pode acontecer em uma via só.

Se quiser saber mais dicas, confira nosso texto sobre como fazer e-mail marketing.

#8 Construir parcerias

Essa dica é muito especial principalmente para empresas que estão iniciando no mercado.

Nesse momento é muito importante construir parcerias: trocar divulgações com outras marcas, construir canais de vendas e bons relacionamentos com empresas que podem te indicar para seus clientes.

Para isso, utilize abordagens amigáveis e convide seus possíveis parceiros a conhecer o seu produto por e-mail ou redes sociais.

#9 Preze pela experiência do seu cliente

Uma pesquisa revelada pela New Voice Media dos Estados Unidos revelou que 59% das pessoas entre 25 e 34 anos compartilham más experiências com empresas na Internet.

Isso significa que se o seu cliente não tiver uma boa experiência com o seu negócio, provavelmente sua marca estará atrelada a comentários ruins online, e isso pode pesar negativamente na hora da tomada de decisão de compra do seu consumidor.

Por isso, sempre preze pela experiência positiva do seu cliente em potencial, mesmo que ele não opte pela sua empresa na decisão final de compra.

Sempre responda gentilmente a comentários em redes sociais, certifique-se de ter um bom atendimento telefônico e busque por possíveis pessoas insatisfeitas com a sua empresa em sites como o Reclame Aqui.

Clientes satisfeitos podem se tornar divulgadores naturais do seu produto, ajudando na captação de clientes potenciais de maneira orgânica.

#10 Incentive a indicação

Um indicativo de que o cliente teve uma boa experiência com a sua empresa, é quando ele a indica para amigos e conhecidos: o famoso “marketing boca a boca”. Mas, além disso, é possível incentivar essas indicações de forma mais direta.

Você pode criar programas de indicação, nos quais os clientes que indicam sua marca para amigos e conhecidos são recompensados, assim como quem chega até você através dessas indicações. É possível oferecer brindes, descontos, cupons e o que mais você achar interessante, levando em conta o perfil do cliente.

#11 Use o telefone

Fazer prospecção de clientes por meio do telefone é uma outra forma de captação. Essa forma de atrair clientes é considerada ativa, ou seja, a empresa vai até o cliente ao invés de esperar que o cliente vá até ela.

Você pode adquirir o contato dessas pessoas de diversas formas. Por exemplo: se você trabalha com vendas B2B, o telefone dos seus potenciais clientes pode ser encontrado no site da empresa, no Google Meu Negócio, no LinkedIn e até na fachada do prédio da empresa.

Em negócios B2C, você pode utilizar redes sociais, indicações e até agendas telefônicas a seu favor.

#12 Ter um CRM

Se você ainda não tem um CRM, é preciso contratar um o quanto antes!

CRM é a sigla para Customer Relationship Management (Gestão de relacionamento com o cliente).

É um sistema que funciona como uma base de dados de todos os contatos que chegam até a sua empresa, para que você registre oportunidades, conversas estabelecidas e muito mais.

Hoje em dia é imprescindível que qualquer empresa tenha um sistema dessa natureza, pois centralizar a gestão de todos os contatos é muito importante para que nenhuma informação se perca e para que todos os membros do seu time de vendas estejam alinhados.

O CRM pode auxiliar com a captação de clientes pois auxilia a equipe de venda a ter informações amplas sobre como está o relacionamento da empresa com seus contatos, a fim de sempre melhorar essa relação e trazer cada vez mais clientes para o seu negócio.

Aproveite e veja nosso post com vantagens de ter um CRM para saber mais sobre o assunto!

[Dica bônus] Como retomar o relacionamento com clientes antigos

Você sabia que, segundo o Marketing Metrics, as chances de uma empresa voltar a vender para um cliente é até 50% maiores do que de vender para um novo cliente?

Pensando nisso, será que você não tem, dentro da sua própria base de contatos, clientes antigos que gostariam de retomar o relacionamento com a sua empresa?

Por isso, aqui vão algumas estratégias que podem te ajudar a restabelecer contato com seus antigos clientes:

  • Mande um e-mail marketing oferecendo desconto.
  • Ligue para restabelecer um relacionamento.
  • Ofereça um período de consumo gratuito (quando possível) para fidelização novamente.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e veja como o Fleeg pode auxiliar a sua equipe de vendas a obter números cada vez melhores!

crm-rapido-e-inteligente-fleeg